Imagens sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Enviando cartas
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Linguagens e comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: papel sulfite A4, textos impressos, projetor, computador ou notebook, lápis de cor e giz de cera.
Material complementar:
Imagens para impressão - sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tj7fcdahPhDufcDvUPAxjdR5TB34yS5RZWcPgxUxT7pzZmRdPkqFgYR4g4qu/his5-06und05-imagens-sistematizacao.pdf
Trecho da Carta de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dN8SnfT32JH6pb68Ks8nzdxsmEhCecbM8Jn8EpaRHDMBbBYNAapxQjbwm2pS/his5-06und05-carta-de-caminha.pdf
Trecho da Carta de Anita Garibaldi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aqFJmvpj538xkQhkHqReccMz2V5FNStUaXMyf45sZ8RnQpsNhyunyvpDMDHJ/his5-06und05-trecho-carta-de-anita-garibaldi.pdf
Selo Olho de Boi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSdR48WKkuHNzyKEKdy8f8Y25PQwKAbu4JTuwVWjSqEJ64Zn6BEdAJCfdNDR/his5-06und05-selo-olho-de-boi.pdf
Para você saber mais: Cartas são documentos históricos muito ricos em detalhes que talvez passem despercebido por autores e escritores de materiais didáticos. O Instituto Moreira Salles tem um projeto muito bacana de preservação da história cotidiana do país, investindo num acervo muito legal de imagens, músicas, iconografia entre outros. O IMS criou um site onde hospeda várias cartas de grandes nomes da história, da música, da literatura. O site se chama Correio IMS, vale a pena explorar outros conteúdos. Para esse trabalho, sugere-se a leitura completa da carta de Anita Garibaldi.
- IMS - https://ims.com.br/sobre-o-ims/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.
- Escalando o infinito (Carta de Anita Garibadi) - https://www.correioims.com.br/carta/escalando-o-infinito/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.
- Site da Turma de Comunicação e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul - http://carta.50webs.com/. Acesso em 19 de janeiro de 2019. (explorar todos os links)
- História da filatelia - http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=206. Acesso em 17 de janeiro de 2019.
- Tipos de selos postais. Disponível em: http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=4931. Acesso em 24 de janeiro de 2019.
- Para ler a Carta completa acesse o link que faz parte do Acervo Digital da Biblioteca Nacional. http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em 18 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos e deixe que eles reflitam brevemente sobre ele. É importante deixar claro que a comunicação escrita evoluiu muito desde as primeiras cartas e recados mandados pelo homem. Depois desse breve momento levante dois questionamentos que serão norteadores do andamento da aula.
- Qual a importância da carta para a história da humanidade?
- Como cartas e encomendas eram entregues ao destinatário no início do século XX?
Outros questionamentos podem surgir tanto por parte dos alunos ou do professor, mas essas duas questões são fundamentais para que os alunos compreendam a história da comunicação escrita e façam a relação de como ela era transportada e entregue.
Para você saber mais: para entender melhor os fundamentos dessa aula é importante a leitura da história dos selos, e da evolução dos correios.
- Site da Turma de Comunicação e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul - http://carta.50webs.com/. Acesso em 19 de janeiro de 2019. (explorar todos os links)
- História da filatelia - http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=206. Acesso em 17 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Esse slide é para que o aluno reflita sobre a importância das cartas para o processo de comunicação a longa distância. Levante alguns questionamentos importantes, a seguir:
- Como era feita a comunicação a longa distância antigamente?
- Qual a função das cartas para a história?
- Os meios de transporte são importantes para que haja eficácia no processo de comunicação?
- Você sabe para que serve o selo postal?
Durante esse questionamento pode haver alguma menção negativa quanto ao uso da carta ou o fax ressaltando o uso de mensageiros instantâneos de celular entre outras tecnologias. Porém, trate de como esses meios de comunicação modernos surgiram a partir da evolução tanto da carta tanto do sistema de correio.
- Pombo-correio. Os anéis coloridos na pata do pombo são para a fixação do recado que será entregue. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/02/Homing_Pigeon_on_path.JPG. acesso em 24 de janeiro de 2019.
- Aparelho de fax. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Fax-amarys.jpg. Acesso em 24 de janeiro de 2019.
Se não houver a possibilidade de projeção do slide, as imagens podem ser impressas e afixadas no quadro. Ainda há a possibilidade de trazer selos e outras correspondências de casa para demonstrar exemplos de correspondências.
Imagens para impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tj7fcdahPhDufcDvUPAxjdR5TB34yS5RZWcPgxUxT7pzZmRdPkqFgYR4g4qu/his5-06und05-imagens-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: a comunicação escrita é muito importante para o desenvolvimento da humanidade. É sempre bom lembrar a importância da invenção da escrita e da sistematização do alfabeto para facilitar essa comunicação entre povos que falam línguas diferentes. O selo também é algo que surgiu como uma forma de confirmar o pagamento do mensageiro. A história do selo é muito interessante, para mais informações acesse a página de filatelia dos Correios.
FIlatelia - http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=206. Acesso em 17 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Além da projeção desse slide será necessário a impressão de um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha.
- Imagem da Carta de Caminha. DIsponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Carta-caminha.png. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
- Carta de Caminha para impressão, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dN8SnfT32JH6pb68Ks8nzdxsmEhCecbM8Jn8EpaRHDMBbBYNAapxQjbwm2pS/his5-06und05-carta-de-caminha.pdf
Esclareça aos alunos que D. Manuel, o Venturoso, era o rei de Portugal na ocasião da chegada do portugueses ao Brasil, e que foi chamado de venturoso por causa do incentivo às viagens marítimas para as Índias.
Levante alguns questionamentos com os alunos:
- Qual o motivo de Pero Vaz de Caminha escrever essa carta para o rei de Portugal?
- Outro integrante da esquadra de Cabral poderia tê-la escrito?
- Como essa carta chegou em Portugal?
- Quanto tempo durou a entrega dessa carta?
No trecho entregue aos alunos, Caminha descreve a nova terra, como se dispõe a vegetação, as praias, e sua gente. Além disso ele deixa suas percepções sobre o que está vendo. Questione os alunos sobre como eles percebem o ponto de vista de Caminha sobre o que está sendo descrito.
No caso de não conseguir projetar o slide, não há necessidade de impressão da imagem, uma vez que já terá o trecho da carta impresso para o aluno.
Para você saber mais: a Carta de Caminha é considerada a Certidão de Nascimento do Brasil, pois um relato escrito dos primeiros portugueses que tiveram contato com os nativos e com a natureza exuberante. A carta é um documento completo que relata a impressão dos portugueses da nova terra. Para ler a Carta completa acesse o link que faz parte do Acervo Digital da Biblioteca Nacional. http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em 18 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: além da projeção desse slide será necessário a impressão de um trecho da carta de Anita Garibaldi ao casal Costa.
- Imagem de Anita Garibaldi . Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cb/Anita_Garibaldi_-_1839.jpg, Acesso em 24 de janeiro de 2019.
- Carta de Anita Garibaldi para impressão, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aqFJmvpj538xkQhkHqReccMz2V5FNStUaXMyf45sZ8RnQpsNhyunyvpDMDHJ/his5-06und05-trecho-carta-de-anita-garibaldi.pdf
Anita Garibaldi foi uma mulher visionária para sua época, abandonou sua vida pacata em Laguna (SC) para viver de forma aventureira e revolucionária ao lado de Giuseppe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (movimento separatista que aconteceu no sul do Brasil durante o Período Regencial). O relato de Anita mostra as dificuldades de uma viagem feita ao lado da tropa dos farrapos. Ela retrata bem as dificuldades, principalmente a sua em estar carregando e amamentando Menotti, seu filho.
Agora questiona os alunos:
- Como se pode ver o papel da mulher pela ótica de Anita Garibaldi?
- O seu comportamento era o esperado para o período em que vivia?
- Pode-se afirmar que ela não pensou no filho ao aceitar fazer essa viagem?
No caso de não conseguir projetar o slide, não há necessidade de impressão da imagem, uma vez que já terá o trecho da carta impresso para o aluno.
Para você saber mais: Cartas são documentos históricos muito ricos em detalhes que talvez passam despercebido por autores e escritores de materiais didáticos. O Instituto Moreira Salles tem um projeto muito bacana de preservação da história cotidiana do país, investindo num acervo muito legal de imagens, músicas, iconografia entre outros. O IMS criou um site onde hospeda várias cartas de grandes nomes da história, da música, da literatura. O site se chama Correio IMS, vale a pena explorar outros conteúdos. Para esse trabalho sugiro a leitura completa da carta de Anita Garibaldi.
IMS - https://ims.com.br/sobre-o-ims/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.
Escalando o infinito (Carta de Anita Garibadi) - https://www.correioims.com.br/carta/escalando-o-infinito/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos e faça as seguintes reflexões:
- Qual é a função do selo postal?
- Por que o nome Olho de Boi?
- Qual a função dos números 30, 60 e 90?
Após esses questionamentos faça a leitura do tópico e diga aos alunos que o primeiro país a lançar os selos postais foi a Inglaterra em 1840. E que os selos representam que o valor pelo transporte da carta já foi pago pelo remetente. Antes dos selos esse pagamento era feito pelo destinatário aos mensageiros que entregavam as correspondências.
- Primeiros selos produzidos no Brasil. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/Brazil1843scott123.jpg. Acesso em 20 de janeiro de 2019.
No caso de não conseguir projetar o slide, imprima o conteúdo do mesmo que está disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSdR48WKkuHNzyKEKdy8f8Y25PQwKAbu4JTuwVWjSqEJ64Zn6BEdAJCfdNDR/his5-06und05-selo-olho-de-boi.pdf. Esse material pode ser impresso para cada aluno colar no caderno.
Para você saber mais: a evolução dos correios em todo o mundo se deve à criação do selo. Conhecer a história da evolução do selo nos faz compreender como os correios são importantes para o desenvolvimento da própria história. Para se inteirar melhor sobre o assunto acesse:
- História da filatelia. Disponível em: http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=206. Acesso em 18 de janeiro de 2019.
- Tipos de selos postais. Disponível em: http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=4931. Acesso em 24 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide e exija uma resposta dos alunos. Entregue folha de papel sulfite para cada um e então peça que cada um reescreva o trecho da Carta de Caminha, com uma visão atualizada. É importante ressaltar que nessa descrição do Brasil, além de aspectos físicos da vegetação e da paisagem, ele escreva como vive a população hoje. Para reescrita da Carta siga o roteiro:
- Local e data
- Destinatário: Presidente de Portugal
- Saudação
- Texto
As cartas dos alunos serão expostas em um painel fora da sala de aula com o título: O que mudou depois de Caminha!
Como adequar à sua realidade: Como vivemos em um país de dimensões continentais o conteúdo da carta pode ser adaptado a cada região. O professor pode sugerir retratar paisagens e costumes regionais, complementando as palavras de Caminha, que na época retratou somente o litoral da Bahia.
Para você saber mais: essa proposta não é nova, na internet é possível encontrar várias versões com temas políticos, ou temas que denunciam as desigualdades sociais, ou ainda falam da falta de conservação do meio ambiente. Se for necessário, pesquise uma dessas versões e leia com os alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: ao projetar esse slide é importante que o professor ressalte a importância do selo postal. Essa imagem revela um exemplo de selo comercializado pelos Correios. O valor do selo depende do valor da obra do artista que o desenhou.
Nessa atividade distribua metade de uma folha sulfite A4 para que cada aluno desenhe um modelo de selo postal. A ideia é que eles escolham pessoas ou algo da cultura local que eles considerem interessante ou que mereça estar em um selo.
Após todos terminarem será criado outro painel com os selos desenhados.
No caso de não haver possibilidade de projeção do slide, ou a critério do professor, pode ser levado para sala de aula alguns modelos de selos postais que estão sendo comercializados. Para tanto basta procurar uma agência dos Correios e pedir informações sobre catálogos de venda.
Para você saber mais: No site dos Correios no menu Filatelia é possível encontrar mais sobre a história dos selos e como ele é hoje um tipo de coleção que movimenta um mercado grandioso. Acesse o site: http://blog.correios.com.br/filatelia/. Acesso em 18 de janeiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que os registros escritos são fonte de preservação da história de um povo.
Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, pelo Whatsapp ou pelo e-mail, com as orientações necessárias. Caso ache interessante, escreva uma carta para os alunos (o assunto você escolhe, mas pode ser sobre o que vão estudar nesta aula, sobre como você está e o que está fazendo nesse período de isolamento, seus planos para quando acabar isolamento, dentre outros assuntos), gere um arquivo para essa carta e anexe este arquivo no grupo de Whatsapp. Inicie a aula perguntando o que acharam da carta e da forma como usou para se comunicar com eles.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos. Caso ache interessante, envie aos alunos o link dos Correios, indicado no Plano, para que conheçam a história do selo. Siga as orientações definidas.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Peça que os alunos enviem, para o seu e-mail, a escrita da carta proposta nesta etapa. Você poderá fazer um mural virtual com essas cartas ou guardá-las, e fazer a impressão assim que retornarem presencialmente para a escola.
A proposta de criação de um selo poderá ser executada usando os recursos que os alunos possuem, mas você também pode indicar que usem recursos digitais, como Paint, Jamboard, ou outro editor de imagens.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que cada membro da família faça um selo (com as mesmas orientações passadas para o aluno) para compor a exposição de selos da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registro da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
Palavras-Chave: Cartas; Selos; Correio
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA