Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas se desejar, é possível encadear as aula de maneira que os planos complementam-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNtZbcQGqkXC3nMEbsKJSZnpqJjY5KzqUUKXGZJ4wpb3XbYUkbanbq72bdv2/geo5-3und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
Vídeo “ANIVERSÁRIO DE SALVADOR - 469 ANOS” (Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI) que mostra de forma breve aspectos sobre o crescimento, a história e a cultura da Cidade de Salvador para embasar a aula com o tema “mudanças na cidade”. Se possível, exiba o vídeo para os estudantes antes do desenvolvimento da aula.
http://domtotal.com/periscopio/60/2008/08/brasil-como-enfrentar-o-crescimento-urbano/
http://varelanoticias.com.br/antes-e-depois-fotos-mostram-mudancas-de-salvador-ao-longo-dos-anos-veja/
https://www.youtube.com/watch?v=gXp4tPoL-vI
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema “A PAISAGEM DA CIDADE E SUAS TRANSFORMAÇÕES” convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro. É interessante disponibilizar durante a aula imagens diferentes (cidade onde a escola está localizada, onde os estudantes vivem e do entorno), como forma de estimular a observação e análise com base na realidade dos mesmos.
Embora a proposta inicial preveja a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, utilize imagens impressas (da cidade onde a escola está localizada e de cidades do entorno). Caso ainda seja difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais como revistas, jornais, encartes, livros usados, etc. Outra possibilidade é que solicite, previamente, que os estudantes levem imagens de espaços da cidade na qual a escola está localizada, bem como de cidades do entorno.
Como adequar à sua realidade:
Utilize exemplos de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).
Partindo do local (cidades localizadas em sua macrorregião) é possível ir avançando para chegar em realidades mais distantes da que os discentes vivenciam.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente o slide aos alunos e pergunte:
O que estão vendo?
As imagens são iguais ou diferentes?
O que elas apresentam de diferença?
Por que elas apresentam diferenças?
Este momento é utilizado para que os alunos se aproximem da temática da aula e observe as diferenças entre as imagens. Veja que a primeira imagem retrata a época da sua fundação de Salvador - BA e a segunda traz um quadro mais atual. É importante, que os alunos percebam que as imagens são representações da cidade de datas diferentes.
Como adequar à sua realidade: Caso deseje, pode utilizar exemplos de cidades mais próximas da realidade dos estudantes (cidades localizadas em sua macrorregião).
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Peça que os grupos organizados em grupos façam o registro das suas respostas, inclusive a partir das discussões da contextualização, para a discussão posterior.
Neste momento, é importante que os alunos levantem todas as ideias sobre as transformações da paisagem e coloquem da maneira deles, o tempo cronológico, a ação do ser humano e a ação da natureza como agentes de transformação da cidade.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Retome as imagens iniciais e pergunte para os alunos se as transformações na paisagem da cidade também mudaram o modo de vida das pessoas. Faça perguntas simples: As pessoas viviam como na primeira imagem? Como elas se deslocavam de um local para o outro? Moravam perto uma das outras? E como era a alimentação? E o lazer?
Em seguida, convide os grupos para fazerem a atividade. A proposta da atividade é que os alunos selecionem, pelo menos uma imagem, e que identifique as possíveis transformações na paisagem e no modo de vida das pessoas.
É importante para a realização dessa atividade solicitar, anteriormente, que os alunos levem jornais e revistas para sala de aula. Além disso, é durante o desenvolvimento da aula que se avaliará se é possível ou não, os alunos selecionarem mais de uma imagem.
Há sugestão de uma ficha (Ficha 1), para o registro dos alunos, caso ache pertinente utilizá-la.
Material complementar:
Sugestão de atividade para impressão: (Ficha 1)
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNtZbcQGqkXC3nMEbsKJSZnpqJjY5KzqUUKXGZJ4wpb3XbYUkbanbq72bdv2/geo5-3und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Os grupos apresentam para a sala toda a atividade feita anteriormente sobre as possíveis transformações na paisagem e no modo de vida das pessoas.
É importante, neste momento, que o professor anote, ou no canto do quadro da sala ou de outra maneira, mas desde que todos observem, as transformações relatadas por cada grupo, por exemplo: construiu casa - desmatou árvores - instalou postes de energia elétrica etc.
Diante desse registro o professor sugere o que deve aparecer nos desenhos nos quadros em branco do slide. Veja que esses quadros remetem-se a uma sequência de ações realizadas desde a primeira imagem para se chegar a imagem final.
Procure, em cada transformação citada pelos grupos, fazê-los refletir sempre sobre como tal mudança afetou a vida das pessoas.
Observe que a quantidade de quadros pode variar por aluno, não há obrigatoriedade no uso da quantidade demonstrada.