Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui.
As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, fita adesiva, papel metro, cola, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar:
VÍDEO para ser exibido durante a CONTEXTUALIZAÇÃO:
Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 28 jan. 2019.
Reportagem extra a ser apresentada para os estudantes antes da aula:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos:
Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.
Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.
Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.
Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.
Peça que os estudantes leiam antes da aula a reportagem a fim de compreenderem melhor o processo de poluição dos rios ocorrido com o rompimento da barragem em Brumadinho/MG:
Entenda o que é minério de ferro, rejeito e barragem. G1. Disponível no site: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/30/entenda-o-que-e-minerio-de-ferro-rejeito-e-barragem.ghtml>. Acesso em: 28 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.
Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha ocorrido rompimento de barragem e poluição de rios por rejeito de minérios em seu local de vivência ou próximo, utilize a situação como ponto de partida para a análise.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
Crescem as leis para proteger o meio ambiente, mas há falhas graves de implementação, diz relatório. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/>. Acesso em: 04 abr 2019.
Tragédia em Brumadinho: o caminho da lama. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml>. Acesso em: 04 abr 2019.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Impactos ambientais do acidente em Mariana (MG). Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 04 abr 2019.
O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).
Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os alunos oralmente coloquem os principais elementos do vídeo apresentado na aula (e, se possível, da reportagem extra que deve ser apresentada antes desta aula):
- Onde se passam as notícias?
- Do que tratam as notícias?
Questione aos estudantes se já souberam de outro acontecimento semelhante que tenha ocorrido próximos à eles.
Dentre as várias questões ambientais articuladas nas reportagens sobre os desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foque na questão da poluição das águas dos rios por meio do rejeito de minérios.
Vídeo disponível em:
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/27/tragedia-em-brumadinho-o-caminho-da-lama.ghtml
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos, com no máximo 5 integrantes.
Relembre aos estudantes questões-chave trabalhadas na CONTEXTUALIZAÇÃO.
Se preciso, direcione a pergunta da Problematização: Quais as consequências da poluição dos rios pelo rompimento de barragens de rejeitos de minérios?
Lance o questionamento para a turma e faça o registro das respostas no quadro.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Prenda algumas folhas de papel metro em uma das paredes na sala de aula de modo a formar um grande mural.
Oriente cada grupo a colar no mural coletivo as imagens e manchetes selecionadas na fase anterior.
Oriente os estudantes a relacionarem as imagens e notícias selecionadas às consequências da poluição ocorrida dos rios ocorrida por rejeito de minérios: morte de animais, comprometimento do abastecimento de água e de energia, perda de plantações, dentre outros.
Lembre aos estudantes que devem utilizar as informações disponibilizadas durante as outras fases para a realização desta nova ATIVIDADE.
Após a construção feita por toda a turma, faça um resgate do que foi aprendido durante a aula.