Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
- Poluição sonora e danos à saúde – disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização, que apresenta uma imagem referente ao tema da aula, e os questionamentos previstos nesta etapa, no plano original. Em seguida, apresente ou encaminhe a seguinte imagem aos alunos:
Pergunte se eles acham que é possível que a poluição sonora, no local onde moram, tenha diminuído neste momento de isolamento social, em função do combate ao coronavírus; ou se não, haja vista, por exemplo, que têm ocorrido mais denúncias de barulho.
Problematização
Encaminhe o slide com a questão da problematização do plano original.
Peça para fazerem o registro da resposta à pergunta utilizando uma tabela, como no exemplo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Ação propositiva
Peça aos alunos para fazerem um registro dos sons que têm escutado durante a quarentena, em suas casas, todos os dias.
Para diminuir as variáveis e poder facilitar a comparação, peça aos alunos que:
1. Escolham um cômodo da casa que tenha uma janela acessível para a realização do experimento;
2. Estabeleçam um tempo para o registro (exemplo: 30 minutos de exposição à fonte de poluição sonora) e um horário do dia (manhã, tarde ou noite – hora e minuto);
4. Registrem a situação com e sem poluição sonora.
Sistematização
Nesta etapa, siga a proposta original do plano. Entretanto, peça que os alunos tirem uma foto do desenho elaborado e a compartilhem por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da turma.
Sugira que os alunos utilizem o Google Desenhos para fazer o registro destacando as fontes de poluição sonora. Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
- Poluição sonora: os perigos para a saúde e como o Brasil planeja controlar ruídos - disponível aqui;
- Denúncias por poluição sonora aumentam na quarentena - disponível aqui.