Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividade do plano impressa e fita adesiva.
Material complementar:
Atividade da ação propositiva, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw8myF2NT7whE9Cet879BFdg9sP4PgueVMpuWNdEZzY6EU3ESuxN6YXKSTPd/geo5-11und08-acao-propositiva-atividade.pdf
Fonte da imagens dos profetas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_do_Bom_Jesus_de_Matosinhos acesso 15 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/123 acesso em 15 de fevereiro de 2019.
http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/CBE284.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios:
Os temas tipos de poluição e agentes poluidores já deve ter sido trabalhado com os alunos. Assim como o conceito de patrimônio cultural.
O conceito de patrimônio cultural usado neste plano é o definido pelo IPHAN: “A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 216, define o patrimônio cultural como formas de expressão, modos de criar, fazer e viver. Também são assim reconhecidas as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e, ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês conhecem algum patrimônio cultural? Qual?” e “Vocês sabem de alguma forma de degradação do patrimônio cultural?’.
Como adequar à sua realidade: Pesquise exemplos de patrimônios culturais locais e regionais e use-os como exemplos para os alunos.
Sugestão de local de busca: site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Explique aos alunos que o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. Ou seja tudo que é criado e produzido por esse povo, e que é deixado para as próximas gerações, como os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, as comidas, os saberes, fazeres e falares.
Discorre sobre a ideia de que a poluição é um dos principais fatores de degradação da superfície de prédios e monumentos históricos. Os impactos dos poluentes liberados na atmosfera são enormes e na sua maioria irreversíveis. A corrosão causada pelos poluentes pode levar a perdas econômicas e, ainda mais importante, a destruição de patrimônios culturais que são componentes fundamentais da identidade individual e coletiva.
Para você saber mais:
http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/CBE284.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019
https://www.unece.org/info/media/news/environment/2015/air-pollution-puts-cultural-heritage-at-risk/air-pollution-puts-cultural-heritage-at-risk.html (Link em inglês) acesso em 15 de fevereiro de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Espere por algumas respostas.
Como adequar à sua realidade: Pesquise exemplos de patrimônios culturais locais e regionais e use-os como exemplos para os alunos.
Sugestão de local de busca: site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça para os alunos compararem, oralmente, as duas imagens. Explique que estas imagens são de dois profetas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos que é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas, localizado no município brasileiro de Congonhas - MG. É um patrimônio cultural da humanidade, tombado pela UNESCO.
Divida os alunos em grupos. Entregue a atividade da ação propositiva para cada grupo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw8myF2NT7whE9Cet879BFdg9sP4PgueVMpuWNdEZzY6EU3ESuxN6YXKSTPd/geo5-11und08-acao-propositiva-atividade.pdf. Peça que os alunos realizem a atividade.
Como adequar à sua realidade: As imagens dos patrimônios culturais analisadas pelos alunos podem ser alteradas para imagens de patrimônios locais ou regionais, diminuindo assim a escala de análise. Imagens de diferentes patrimônios culturais podem ser encontradas no site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça para os alunos falarem quais os tipos de poluição que eles escreveram na atividade. A medida que eles forem falando escreva uma lista no quadro. Após a composição da lista, peça para os alunos compartilharem as hipóteses de como evitar a degradação do patrimônio cultural que eles escreveram.