Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
- A poluição do ar, disponível aqui.
Contextualização
Disponibilize aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o slide da contextualização do plano original. Prossiga como sugerido, ou seja, encaminhe ou dialogue com os alunos a respeito dos questionamentos propostos nesta etapa.
Problematização
Encaminhe aos alunos a nova problematização:
Leve os alunos a pensarem se agora, com as medidas de combate ao coronavírus, que mantêm mais pessoas em suas casas, é possível observar mais ou menos poluição do ar.
Ação propositiva
Encaminhe o slide desta etapa aos alunos, conforme a proposta do plano original.
Peça que utilizem o Google Desenhos para fazer o registro destacando medidas que podem ser tomadas para diminuir a poluição do ar na cidade.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Encaminhe o slide previsto no plano original para esta etapa.
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com uma ação minimizadora para a poluição do ar. Eles precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao tutorial disponível aqui;
3. Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
- Poluição do ar: Eco repórter de energia - disponível aqui.