Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetos, papel, impressora, tesoura, fita adesiva, envelopes (os materiais podem ser alterados ou dispensados de acordo com o professor).
Material complementar:
Ação Propositiva - Tarjetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDcVZuru8zP8yerjvw33SBqMVWU35ffpuKp8umYv8PGXJmPNkg2e3V96Vss2/geo5-05und04-acao-propositiva-tarjetas.pdf
Para você saber mais:
Pecuária extensiva e intensiva
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/pecuaria-extensiva-intensiva.html
Agropecuária intensiva e agropecuária extensiva
https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/01/agropecuaria-intensiva-e-agropecuaria.html
Contextos prévios: É importante que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de atividades econômicas, pecuária ou agropecuária, matéria-prima, mão-de-obra.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie sua aula apresentando o tema aos alunos, lendo-o em voz alta ou pedindo para que a turma o faça em conjunto. Pergunte se eles sabem o que é pecuária para que você possa identificar o conhecimento prévio deles. Faça as devidas intervenções, caso seja necessário. Questione também se eles sabem do que se trata pecuária extensiva e pecuária intensiva. É bastante provável que a turma não conheça esses termos, uma vez que eles são dados pela primeira vez neste período escolar.
Para você saber mais:
Pecuária
https://escolakids.uol.com.br/geografia/pecuaria.htm
Agropecuária extensiva e intensiva
https://escolakids.uol.com.br/geografia/agropecuaria-extensiva-e-intensiva.htm
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para que os alunos observem as imagens e digam o que eles veem nelas. Faça perguntas como: As imagens mostram atividades econômicas na indústria, no comércio ou na pecuária? O trabalho está sendo feito por pessoas ou máquinas? Em que imagens?
A partir das respostas dos alunos, peça para que identifiquem informações nas duas duas imagens, fazendo observações entre os diferentes modos de produção na pecuária. Por exemplo, um aluno pode identificar que os animais na Imagem 01 estão soltos e na Imagem 02 estão presos ou que na Imagem 01 não há uso de máquinas e que na Imagem 02 há.
Dialogue que com eles sobre os modos de produção da pecuária, extensivo e intensivo. Lembre-se que a pecuária extensiva utiliza poucos investimentos, assim como precisa de uma grande quantidade de trabalhadores, por não utilizar recursos tecnológicos, assim como a pecuária intensiva, por utilizar bastante recursos tecnológicos, não precisa empregar muitas pessoas para executar os processo de produção. Ao final, pergunte: Qual dessas fotos você associaria a pecuária extensiva? E qual você associaria à pecuária intensiva? Fique atento às respostas dos alunos para fazer as intervenções necessárias.
Para você saber mais:
Pecuária no Brasil
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/pecuaria-no-brasil.html
Entendo a agropecuária extensiva e intensiva
https://www.estudokids.com.br/entendendo-a-agropecuaria-extensiva-e-intensiva/
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Faça a pergunta acima aos alunos e alunas e faça as intermediações necessárias de acordo com suas respostas. A ideia é que eles consigam discutir sobre o porquê de alguns produtores rurais optarem pela pecuária intensiva para o aumento da produção de alimentos e matérias-primas, a partir do que já foi discutido até esta etapa do plano.
Você pode também utilizar esse questionamento para fazer observação sobre a pecuária extensiva, uma vez que muitas empresas têm largado esse método, pensando na lucratividade e na produção intensa e rápida.
Para você saber mais:
Pecuária
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/pecuaria.htm
Pecuária
https://www.todamateria.com.br/pecuaria/