Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Divida a sala em grupos e projete ou entregue para cada grupo a manchete com o lide (parte inicial de uma reportagem).
Em seguida, solicita que cada grupo identifique no texto as seguintes informações:
- Qual o título?
- Qual a data da notícia?
- Do que se trata a notícia?
Peça que os grupos apresentem suas respostas para os demais. É importante que se deixe clara a importância dada pela manchete sobre o fato de, no Brasil, existir uma imensa quantidade de usuários de smartphones. Não menos importante, é deixar clara a diferença entre um aparelho celular básico (que, basicamente, realiza e recebe chamadas telefônicas) e um smartphone (que além das funções de telefone, possui diversos aplicativos, como, por exemplo, calculadora, agendas virtuais, TV, rádio, e-mail, etc.).
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro a situação e o questionamento propostos no slide. Peça que cada grupo tente solucionar a situação apresentada.
Em seguida, solicite que cada grupo apresente a solução encontrada. Como expectativa de resposta, têm-se situações que buscarão realizar uma fotografia da lição com uma máquina digital, salvar o arquivo em um computador e enviar a imagem, como anexo, por e-mail. Também é possível que o aluno opte por levar o próprio caderno para o colega copiar a lição. De qualquer forma, é importante deixar claro a transformação nas formas de comunicação, na vida das pessoas, causada pelo advento do smartphone.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete ou desenhe a tabela no quadro.
Em seguida, separe uma ação comunicativa para cada grupo (ou seja, um grupo fica responsável pela ação “Ligar para alguém”, outro grupo pela ação “ Enviar uma mensagem” e, assim, sucessivamente).
Cada grupo deverá investigar e registrar como seria realizada sua ação na ausência e com redes de internet, buscando fazer com que eles se apropriem das transformações ocasionadas, na vida das pessoas, com as mudanças surgidas nos meios de comunicação. A seguir, segue uma possibilidade de resposta da tabela apresentada:
- Ligar para Alguém - Sem internet, a ligação era realizada por telefones celulares básicos, smartphones ou fixos. Com internet, ainda existe a possibilidade de se realizar a chamada telefônica por meio de aplicativos presentes em smartphones (Skype, Whatsapp, Messenger, etc.). O professor ressalta que o advento da Internet permitiu o aumento das possibilidades na ligação de voz com outras pessoas, inclusive, com barateamento do processo, que era muito caro, quando só existiam telefones fixos (ver seção “Para Você Saber Mais”).
- Enviar uma mensagem - Sem internet, as mensagens eram enviadas, principalmente, pelo correio, ou, mais recentemente, por mensagens de texto de aparelhos celulares básicos, que eram cobrados na conta telefônica. Com a internet, as mensagens instantâneas podem ser enviadas através de e-mail, ou aplicativos destinados para tal fim, como os citados anteriormente.
- Assistir a um vídeo na TV - Sem a internet, assistir vídeos se limitavam à reprodução do mesmo em aparelhos de VHS ou DVD. Atualmente, existem TVs com acesso à internet, que permitem a reprodução de vídeos em plataformas on-line (youtube, por exemplo).
- Ler as notícias - Sem a internet, as notícias são lidas em jornais físicos, comprados em bancas. Com a internet, as notícias podem ser lidas (e atualizadas a todo momento) em sites específicos, possibilitando um rápido conhecimento dos fatos por ocorridos em todo o mundo.
Pede-se que cada grupo relate suas respostas.
É importante deixar claro que as possibilidades levantadas pelos grupos para as situações sem a rede de internet remontam ao passado dos meios de comunicação, ou seja, a forma como as pessoas se comunicavam em uma época anterior. Assim, o docente reforça a relação entre as transformações ocorridas nos meios de comunicação e as mudanças na vida das pessoas.
É interessante, também, que haja abertura para que os estudantes coloquem outras situações que, as vezes, eles vivenciem ou alguém próximo, com o uso da internet ou não.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Entregue, para cada grupo, uma dupla de imagens, retratando um meio de comunicação antigamente e atualmente (disponivel em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDkhsPT7JAGPEgm8bZmVuqYXXKYTjMuyNBTsZcrFPyKSFahDRy23dqxwswWk/geo05-06und5-sistematizacao-atividade.pdf). Peça que cada grupo registre as transformações sofridas por esse meio, ao longo do tempo, argumentando como tais transformações mudaram a vida das pessoas.
Em seguida, peça que cada grupo apresente suas respostas, visando à socialização das informações. É importante que o professor, na fala de cada grupo, projete (ou cole no quadro) as respectivas imagens, para que toda a sala consiga visualizar o meio de comunicação abordado.
É importante ressaltar para a sala acerca da facilitação no acesso aos meios de comunicação, ao longo do tempo, pois, como pode-se articular com o primeiro slide, um smartphone, dentro do bolso, é capaz de agrupar diversos meios de comunicação.
Como adequar à sua realidade: No caso de salas de aula numerosas, repita os meios de comunicação entre o grupos. É muito interessante ver a resposta de alunos diferentes em relação às transformações de um mesmo meio de comunicação.