Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, cartolina ou cartaz, pincel para escrever (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).
Material complementar:
GEO5_05UND01 - Ação Propositiva:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bvYggbhTDQGu7C9gpJwjffzAygd6sWHS8drvmKG5345DksW6ckMMQXUXB5uE/geo5-05und01-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Agricultura no Brasil atual. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agricultura-no-brasil-atual.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
Atividades econômicas do Brasil. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Atividades/atividades.php>. Acesso em: 01 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desta aula, é ideal que o aluno tenha conhecimento prévio acerca de agricultura, agrotóxicos, fertilizantes e atividades econômicas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Inicie a aula apresentando o tema e faça questionamentos como:
- Vocês já ouviram falar em agricultura?
- Vocês sabem o que é modernização?
Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, o que deve colaborar com a discussão em sala. Utilize informações dos links no tópico “Para você saber mais” para lhe auxiliar na introdução da discussão sobre o tema da aula.
Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. Agricultura. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agricultura.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
Modernização agrícola é essencial para aumento da produtividade diz especialista. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/noticias/modernizacao-agricola-e-essencial-para-aumento-da-produtividade--diz-especialista_347884.html>. Acesso em: 01 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Nesta etapa, apresente o vídeo aos alunos e, em seguida, dialogue com eles sobre a agricultura e sua modernização. Comente sobre o uso de maquinários e como isso tem mudado a realidade dessa atividade econômica, assim como também sobre o uso de agrotóxicos, fertilizantes e sua relação com a saúde humana.
Leve sempre em consideração a faixa etária da turma, uma vez que alguns termos como “agrotóxicos” e “fertilizantes” podem lhes parecer estranhos. Então, esteja sempre preparado para tirar dúvidas lendo os links disponíveis no tópico “Para você saber mais”.
Link para vídeo Modernização da agricultura:
https://www.youtube.com/watch?v=34MvvIcSWA4
Para você saber mais:
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A modernização da agricultura. Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-modernizacao-agricultura.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
Geografia - Agricultura - A modernização da agricultura brasileira. 2017 (9min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LFfNfYCVbI0>. Acesso em: 01 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 09 minutos
Orientações: Realize o questionamento do slide aos alunos e alunas e faça uma mediação das respostas deles, fazendo com que reconheçam as mudanças ocorridas ao longo dos séculos e a partir de que necessidade isso passou a ocorrer. Você pode ainda questioná-los sobre os impactos que isso pode gerar para a vida humana e para o meio ambiente, mas não se alongue neste ponto, uma vez que o objetivo da aula é discutir as transformações que ocorreram na agricultura a partir de sua modernização.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F Alves. Evolução da agricultura e suas técnicas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.
Trajetória da agricultura brasileira. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira>. Acesso em: 01 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta última etapa a turma deverá socializar as observações feitas acerca das transformações que a agricultura passou ao longo dos anos a partir de sua modernização. Peça que todos da equipe se envolvam na apresentação das listas que anotaram nos cartazes. Os alunos deverão indicar as transformações na agricultura de acordo com uma linha do tempo: como era e como está agora. Por exemplo: antes a colheita era feita apenas manualmente, hoje em dia é possível utilizar máquinas para realizar este trabalho. Lembre-se sempre de levar em consideração a faixa etária dos alunos, logo, as respostas serão mais simples que o exemplo dado.
Ao final, você pode fazer mediações sobre as relações que os alunos fizeram, podendo ainda fazer apontamentos sobre aspectos positivos e negativos, dando início a uma discussão que será realizada no plano de aula GEO5_5UND02.
Para você saber mais:
RESENDE, Alexander Silva. O que é agricultura moderna? Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/colunistas/coluna/o-que-e-agricultura-moderna-_385995.html>. Acesso em: 01 abr 2019.
O que é agricultura familiar. 2015 (3min13seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7c9fsoS0rDo>. Acesso em: 01 abr 2019.