Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, notebook.
Para você saber mais:
Mobilidade urbana - mobilidade urbana no Brasil
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana.htm
Conheça 10 soluções para melhorar a mobilidade urbana
https://catracalivre.com.br/cidadania/conheca-10-solucoes-para-melhorar-a-mobilidade-urbana/
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio acerca de trânsito, assim como também meios de transporte, consequências do trânsito para a vida urbana, e, possivelmente, conhecimento prévio sobre mobilidade urbana.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e alunas e questione-os se conhecem a expressão mobilidade urbana. Caso não conheçam, estimule-os a identificarem o significado de “mobilidade”, uma vez que é provável que já reconheçam o significado do termo “urbana”. Você pode, por exemplo, explicar que o termo “mobilidade” é uma característica daquilo que pode mover-se, que tem movimento, que pode se locomover. Em seguida, estimule-os a fazerem a correlação com o termo urbana para que a turma compreenda o tema da aula.
Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie a aula apresentando a imagem do slide e questionando a turma sobre o que eles veem. Estimule os alunos a comentarem sobre a desordem no trânsito apresentada na imagem e como isto afeta a vida das pessoas. Dialogue com eles sobre a relação da imagem com o tema da aula, identificando a questão do desafio da mobilidade urbana no contexto de uma cidade com trânsito desorganizado.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, questione aos alunos e alunas se o trânsito da cidade ou localidade onde residem possui problemas de locomoção. Você pode fazer perguntas do tipo: Onde você mora, existe é fácil de se locomover no trânsito? Na sua cidade, as pessoas enfrentam problemas de locomoção? Suponha aos alunos que a cidade onde eles residem possua diversos problemas de mobilidade e que afetam a vida das pessoas no cotidiano. Questione sobre como a falta de mobilidade urbana pode comprometer a qualidade de vida das pessoas que vivem nas grandes cidades.
Para você saber mais:
O que é mobilidade urbana - significado e qual impacto na vida urbana
https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o-que-e-mobilidade-urbana/
Mobilidade urbana é desafio para cidades e trabalhadores - matéria sobre como a mobilidade urbana influencia na vida das pessoas que vivem em grandes cidades
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-07/mobilidade-urbana-e-desafio-para-cidades-e-trabalhadores
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Estimule os alunos a pensarem de que forma o poder público pode agir na busca de soluções para a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana. Portanto, inicialmente, você pode compartilhar a notícia no link abaixo com os alunos, para estimulá-los antes da atividade que será proposta. A notícia se trata de um prêmio vencido pela cidade de Fortaleza, capital do Ceará, sobre mobilidade urbana sustentável. Isso irá despertar na turma a criatividade e o conhecimento acerca de algumas medias que podem ser tomadas por órgãos públicos para melhorar a mobilidade urbana.
Em seguida, com a turma organizada em, no máximo, seis grupos, pergunte aos alunos: Que ações o governo pode desenvolver para melhorar o trânsito? Que tipos de obras públicas podem ser executadas na busca por essa melhoria? O que o poder público pode fazer para melhorar a mobilidade urbana? É importante que os alunos sejam estimulados a pensarem nas dimensões da mobilidade urbana, perpassando pelos pedestres, motoristas, passageiros, transportes particulares e coletivos. As propostas devem ser registradas pelos alunos em seus cadernos em forma de lista.
Link para notícia:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/fortaleza-vence-premio-de-mobilidade-urbana-sustentavel-1.1962252
Para você saber mais:
Prefeitura de Fortaleza é a vencedora de prêmio global de mobilidade urbana - matéria sobre ações desenvolvidas pela prefeitura de Fortaleza-CE para melhoria do trânsito e mobilidade urbana
https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-e-a-vencedora-de-premio-global-de-mobilidade-urbana
Fortaleza no caminho certo: 10 ações que promoveram a mobilidade urbana - matéria sobre a mobilidade urbana na capital do Ceará
http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/mobilidadeurbana/fortaleza-no-caminho-certo-10-acoes-que-promoveram-a-mobilidade-urbana/
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Oriente os grupos para escolherem, cada um deles, um representante para apresentar as propostas de melhorias. Vale ressaltar que estas propostas devem ser ações que serão executadas pelo governo/poder público. As ações podem variar desde sinalização do trânsito, instalação de semáforos a campanhas de incentivo para utilização de transporte coletivo. Nesta etapa, os representantes de cada equipe deverão apresentar para a turma as propostas elaboradas em forma de lista pelos grupos.
Para você saber mais:
Mobilize - site sobre mobilidade urbana sustentável
http://www.mobilize.org.br/
Governo projeta evolução na mobilidade urbana - ações que o governo do Ceará pretendem desenvolver para melhorar o desempenho do trânsito e a mobilidade urbana
https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/12/governo-projeta-evolucao-na-mobilidade-urbana.html