Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, notebook, cartolina, lápis de cor, pincéis, fita adesiva.
Para você saber mais:
Satélites artificiais
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/satelites-artificiais.htm
Satélite artificial
https://www.youtube.com/watch?time_continue=50&v=igvZrP6bg_4
Contextos prévios: Satélites, satélite natural, satélite artificial, imagens de satélites.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema para a turma em voz alta ou pedindo que façam a leitura em conjunto. Em seguida, pergunte se eles sabem o que são satélites, se já ouviram falar nesse termo e se conhecem ou já viram alguma imagem feita por satélite.
Essas perguntas são importantes para você verificar o conhecimento prévio da turma e fazer as intervenções necessárias.
Para você saber mais:
Mini satélites poderão trazer informações espaciais no futuro
https://www.youtube.com/watch?v=wCfb4HbuOyE
Satélites do nosso dia a dia
https://canaltech.com.br/ciencia/Satelites-do-nosso-dia-a-dia/
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Para conduzir a problematização, leia a seguinte questão para a turma: Como vocês puderam observar, a notícia apresentada no slide anterior retratou em Áreas de queimadas – Carajás, (PA).
Possivelmente, as queimadas ocorreram entre os meses de junho a setembro, que em função da pouca incidência de chuvas e clima seco associado as temperaturas altas da região aumentam o risco de incêndios. O acesso às áreas atingidas, por serem área de florestas, muitas vezes é bastante difícil, o que exige dos órgãos públicos responsáveis utilizarem monitoramentos aéreos.
No caso apresentado, vimos que as imagens de satélites estão colaborando com o governo no monitoramento. Ou seja, os satélites registram as imagens, uma equipe faz a avaliação e identifica focos de incêndios e direciona o trabalho dos órgãos responsáveis para o combate ao fogo. Pensando nessa questão, como vocês percebem a importância dos satélites nos dias atuais?
Para você saber mais:
A importância dos satélites na observação da Terra
https://pt.euronews.com/2016/08/11/a-importancia-dos-satelites-na-observacao-da-terra
Primeiro satélite brasileiro de coleta de dados completa 25 anos
http://www.aeb.gov.br/primeiro-satelite-brasileiro-de-coleta-de-dados-completa-25-anos/
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Inicie esta etapa orientando aos alunos e alunas que leiam o trecho da notícia do slide. Peça-os que identifiquem elementos pertinentes a uma notícia de jornal, como título, fonte, autor, data e local. Faça perguntas como: Do que trata esta notícia? Onde ocorreu o fato da notícia? O que aconteceu em Brumadinho-MG?
Converse com os alunos sobre o fato de terem, juntos, observado que as imagens de satélites ajudaram o governo na busca por vítimas do ocorrido em Brumadinho-MG e que o uso desta tecnologia também pode colaborar em outras situações.
Com a turma organizada em equipes, entregue uma cópia da notícia por grupo de trabalho, aleatoriamente, e peça para que cada equipe leia a notícia que recebeu: “Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera” ou “ Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia”.
As equipes deverão identificar:
- do que trata esta notícia?;
- onde e quando ocorreu o fato da notícia?;
- e como as imagens de satélites, o uso desta tecnologia, colaborou com as situações.
Você pode ainda utilizar o plano GEO5_08UND02 para complementar a compreensão acerca da representação espacial pelos alunos.
Links para as notícias completas:
Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera
https://olhardigital.com.br/noticia/gravacoes-de-satelite-evidenciam-poluicao-da-atmosfera-por-emissao-de-no2/83214
Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia
https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/delegado-usa-aplicativo-para-prender-desmatadores-na-amazonia-23493442
Para você saber mais:
Para que servem os satélites artificiais?
https://beira.pt/coolkids/pais-e-profs/para-que-servem-os-satelites-artificiais/
Interpretação de imagens de satélites
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/interpretacao-imagens-satelites.htm
Pesquisadores buscam por trabalho escravo com a ajuda de satélite
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/02/pesquisadores-buscam-por-sinais-de-trabalho-escravo-usando-satelite.html
Imagens de satélite indicam que Coreia do Norte segue com programa de mísseis em bases secretas
https://oglobo.globo.com/mundo/imagens-de-satelite-indicam-que-coreia-do-norte-segue-com-programa-de-misseis-em-bases-secretas-23228899
Ação Propositiva
Orientações: Inicie esta etapa orientando aos alunos e alunas que leiam o trecho da notícia do slide. Peça-os que identifiquem elementos pertinentes a uma notícia de jornal, como título, fonte, autor, data e local. Faça perguntas como: Do que trata esta notícia? Onde ocorreu o fato da notícia? O que aconteceu em Brumadinho-MG?
Converse com os alunos sobre o fato de terem, juntos, observado que as imagens de satélites ajudaram o governo na busca por vítimas do ocorrido em Brumadinho-MG e que o uso desta tecnologia também pode colaborar em outras situações.
Com a turma organizada em equipes, entregue uma cópia da notícia por grupo de trabalho, aleatoriamente, e peça para que cada equipe leia a notícia que recebeu: “Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera” ou “ Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia”.
As equipes deverão identificar:
- do que trata esta notícia?;
- onde e quando ocorreu o fato da notícia?;
- e como as imagens de satélites, o uso desta tecnologia, colaborou com as situações.
Você pode ainda utilizar o plano GEO5_08UND02 para complementar a compreensão acerca da representação espacial pelos alunos.
Links para as notícias completas:
Gravações de satélite evidenciam poluição da atmosfera
https://olhardigital.com.br/noticia/gravacoes-de-satelite-evidenciam-poluicao-da-atmosfera-por-emissao-de-no2/83214
Delegado usa aplicativo para prender desmatadores na Amazônia
https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/delegado-usa-aplicativo-para-prender-desmatadores-na-amazonia-23493442
Para você saber mais:
Para que servem os satélites artificiais?
https://beira.pt/coolkids/pais-e-profs/para-que-servem-os-satelites-artificiais/
Interpretação de imagens de satélites
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/interpretacao-imagens-satelites.htm
Pesquisadores buscam por trabalho escravo com a ajuda de satélite
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/02/pesquisadores-buscam-por-sinais-de-trabalho-escravo-usando-satelite.html
Imagens de satélite indicam que Coreia do Norte segue com programa de mísseis em bases secretas
https://oglobo.globo.com/mundo/imagens-de-satelite-indicam-que-coreia-do-norte-segue-com-programa-de-misseis-em-bases-secretas-23228899