Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta ou pedindo para que a turma leia em conjunto. Faça perguntas como: Vocês sabem o que é cultura? O que é cultura? Vocês sabem algo sobre a região nordestina? Conhecem alguém da região Nordeste? E sobre a cultura do Nordeste, vocês sabem alguma coisa?
Para você saber mais:
Cultura nordestina #1
https://www.youtube.com/watch?v=ioPwjyN9tT0
Cultura nordestina #2
https://www.youtube.com/watch?v=UyT_HogvCck
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie esta etapa pedindo para que a turma leia o trecho do texto de Patativa do Assaré e, após isso, identifique junto da turma as informações sobre a fonte do texto. Faça perguntas como: Vocês conhecem Patativa do Assaré? Já ouviram falar sobre Patativa do Assaré? Lendo o texto, vocês notaram alguma palavra que nunca escutaram? Vocês acham que esse texto se refere a quem? Sobre que local ou lugar Patativa do Assaré se refere no texto? Quem seria a personagem do texto e em que local deve morar?
Em seguida, utilize o texto disponível no link Material complementar. Você deverá imprimir uma cópia para cada aluno ou se preferir uma cópia para duplas ou trios. Você pode ainda diminuir o tamanho da fonte do texto e duplicar ele na mesma página para economizar papel.
Peça para que os alunos leiam o texto e façam observações sobre as características culturais da região Nordeste. Pergunte a eles se eles já conheciam algum desses aspectos.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RES9HczBRvnyW7QXPTdP66BYZfrCWVKezvWw75AUngJgvdVSfDPTpxsaJHsZ/geo5-02und08-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Diversidade cultural
https://www.todamateria.com.br/diversidade-cultural/
Alunos alagoanos aprofundam o estudo do cordel na sala de aula
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35216
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Inicie a Problematização lendo o seguinte caso para a turma: “Wescley, que mora na cidade do Rio de Janeiro, ganhou um novo vizinho, o Luiz Gonzaga. Luiz nasceu em Recife e foi morar no Rio, pois os pais foram transferidos pela empresa em que trabalham para lá. Com o passar do tempo e ao visitar a casa de Luiz, o garoto Wescley percebeu que a família de Luiz tinha costumes culturais diferentes dos que as pessoas do Rio de Janeiro têm. Por exemplo, no café da manhã, a família de Luiz sempre prepara alimentos como tapioca, canjica e pamonha. Outra coisa observada por Wescley foi que a família de Luiz gosta muito de ouvir e dançar forró”.
Após a leitura, indague os alunos e alunas: Pensando na história de Wescley e Luiz, que aspectos da cultura nordestina estão presentes no seu lugar de vivência?
Para você saber mais:
Escola homenageia literatura nordestina em festa de São João
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/escola-homenageia-literatura-nordestina-em-festa-de-sao-joao.ghtml
Aspectos culturais da região Nordeste
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm