Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Para você saber mais:
Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado), a área onde existe concentração de habitantes, serviços e atividades.
Uma cidade tem um estilo de vida particular, marcada, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte, pela desenvolvimento de atividades econômicas).
Contextos prévios: Habilidades conexas EF04GE03, EF04GE05, EF06GE03, EF06GE04 e EF06GE05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.
Orientações:
Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro.
Peça que os estudantes identifiquem as características das cidades a partir do usos de imagens diferentes (cidade onde a escola está localizada, onde os estudantes vivem e do entorno), como forma de estimular a observação e análise com base na realidade dos mesmos.
Embora a proposta inicial preveja a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, utilize imagens impressas (da cidade onde a escola está localizada e de cidades do entorno). Caso ainda seja difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais como revistas, jornais, encartes, livros usados, etc. Outra possibilidade é que solicite, previamente, que os estudantes levem imagens de espaços da cidade na qual a escola está localizada, bem como de cidades do entorno.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que pode buscar exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Contextos prévios:
Vale ressaltar que o conceito de CIDADE é articulado no 4º ano de escolarização, através das habilidades EF04GE04 e EF04GE07, por isso, nesta aula, o objetivo não é construir o conceito e sim retomá-lo e ampliá-lo.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro.
Instigue a turma para a análise do tema Nossa cidade, nosso espaço de vivência a partir da apresentação de imagens de diferentes cidades, inclusive a cidade na qual a escola está situada, indicando que observem as suas características. Vá explorando os detalhes e fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos. Assim, será possível partir dos conhecimentos prévios deles ir fazendo novas construções.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que busque exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Contextualização
Orientações:
Instigue a turma para a análise do tema Nossa cidade, nosso espaço de vivência a partir da apresentação de imagens de diferentes cidades, inclusive a cidade na qual a escola está situada, indicando que observem as suas características. Vá explorando os detalhes e fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos. Assim, será possível partir dos conhecimentos prévios deles ir fazendo novas construções.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que busque exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Contextualização
Orientações:
Instigue a turma para a análise do tema Nossa cidade, nosso espaço de vivência a partir da apresentação de imagens de diferentes cidades, inclusive a cidade na qual a escola está situada, indicando que observem as suas características. Vá explorando os detalhes e fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos. Assim, será possível partir dos conhecimentos prévios deles ir fazendo novas construções.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que busque exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Contextualização
Orientações:
Instigue a turma para a análise do tema Nossa cidade, nosso espaço de vivência a partir da apresentação de imagens de diferentes cidades, inclusive a cidade na qual a escola está situada, indicando que observem as suas características. Vá explorando os detalhes e fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos. Assim, será possível partir dos conhecimentos prévios deles ir fazendo novas construções.
Como adequar à sua realidade: Neste Plano optou-se por trabalhar com cidades que devem ser de conhecimento geral dos estudantes, já que sempre as mesmas aparecem em noticiários e reportagens, por exemplo. No entanto, indicamos que busque exemplos de Cidades conhecidas e/ou próximas de seus estudantes. Neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tome por base as imagens de cidades apresentadas à turma e solicite aos alunos que destaquem alguns elementos urbanos. É importante registrar no quadro as informações e curiosidades que forem surgindo ao longo da aula
Compartilhe exemplos próximos à realidade dos estudantes, afinal neste ano de escolarização o trabalho com o LOCAL é de suma relevância.
Explore os detalhes e faça o registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação (A cidade vista tem muitos prédios e/ou outras construções? Como são feitas as construções? Possuem muitos serviços? Vocês veem praças, parques ou espaços verdes para lazer? dentre outras questões). A partir das características citadas pelos estudantes sobre os aspectos observados, deve-se ressignificar o conceito de CIDADE e os seus principais elementos.
Utilize, se possível, reportagens de jornais ou algum outro material com características da cidade em que a escola está situada ou de cidades vizinhas, pois este é um bom momento para apresentar e comentar sobre as mesmas, (re)significando especificidades sobre o espaço de vivência.
Para você saber mais:
Acesse o site http://www.cidades.com.br/ e encontre sugestões acerca do termo cidade e seu significado.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Registre, a partir da discussão realizada, as principais características da cidade na qual a escola está localizada, de cidades onde os alunos vivem, bem como de cidades do entorno, tendo por base as imagens apresentadas..
Peça que eles busquem acessar as suas vivências lembrando, por exemplo, do caminho que fazem diariamente de casa para a escola (e vice-versa), bem como na cidade em que vivem e em seu entorno.
Faça o registro no quadro com base nas inferências apresentadas pela turma.
Utilize, se necessário, reportagens de jornais ou algum outro material com características da cidade em que a escola está situada ou de cidades vizinhas, pois este é um bom momento para apresentar e comentar sobre as mesmas, (re)significando especificidades sobre o espaço de vivência.
Peça que os discentes registrem essas informações no caderno deles.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Informe a turma que será feito uma atividade sobre o tema trabalhado, a partir das discussões realizadas em sala de aula.
Peça que eles desenhem uma cidade mesclando elementos comuns vistos nas imagens mostradas à eles e da cidade em que vivem.
Peça, ao término da atividade, que alguns estudantes compartilhem objetivamente as suas reflexões.
Registre palavras-chave das informações compartilhadas pelos estudantes, a fim de ressignificar uma ideia geral após as apresentações feitas.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm