GEO5_11UND05 - Sistematização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: As queimadas no Brasil
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1), identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividade da ação propositiva, Informações da ação propositiva e Atividade da sistematização
Material complementar:
Gráficos da atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDRk2szWshTxZUWJ3DJndAv5XRUdVcXSQAPsVUXXMpUKPH3mmGnwG6kVV2CE/geo5-11und05-acao-propositiva-graficos-da-atividade.pdf
Atividade da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7etgVrHerKCCNaUKKUHKYG4FnhvGqgSCC9BP4WkFW4CpQ3FjQrcWkScqqMhy/geo5-11und05-acao-propositiva-atividade.pdf
Informações extras da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf
Mapa da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fRVqMtdHRdmAWpKkZzh2yh37Y5wKf4jJU5BhA6Pkv7Av9vfB5ckcMe4dmMwQ/geo5-11und05-acao-propositiva-mapa.pdf
Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g6EVyktw2fcK2aGezeraUj3yBzgPsxbTV7WHEn7XU8ApkjuBfeVRwMGyrnd5/geo5-11und05-sistematizacao-imagem.pdf
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/ecologia/queimadas/ acesso em 17/01/2019
https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/consequencias-queimadas-brasil/ acesso em 21/01/2019
http://nordesterural.com.br/queimadas-podem-provocar-reducao-na-fertilidade-do-solo/ acesso em 21/01/2019
Contextos prévios: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais: regiões do Brasil
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês já viram uma queimada? Onde?” e “Vocês sabem para que servem as queimadas?”.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a manchete com os alunos, se possível apresente a matéria completa disponível em https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/02/19/incendio-atinge-vegetacao-de-cidade-da-ba-ha-mais-de-uma-semana-prefeitura-alerta-populacao.ghtml. Em seguida, converse com os alunos sobre as atitudes que podem gerar queimadas urbanas e rurais.
Como adequar à sua realidade: Se houver algum caso/notícia de queimada na sua região use-a como exemplo, ou se possível leve para os alunos lerem, assim a situação é mais real na visão do aluno.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a pergunta do slide. Espere algumas respostas dos alunos. Anote no quadro algumas das respostas.
Como adequar à sua realidade: Se na região do município ocorrerem queimadas periódicas, como em regiões de plantação de cana de açúcar, pergunte: “ Vocês acham que isto ocorre em todo o Brasil?”. Assim você estará incentivando a conversa na sala de aula.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Dedique 20 minutos para as atividades deste slide e 8 para o seguinte.
Divida os alunos em grupos (sugestão de 4 a 5 alunos por grupo). No mínimo 5 grupos, um grupo para cada região do Brasil. Se forem formados mais de 5 grupos as regiões do Brasil devem ser repetidas.
Distribua as informações referentes à uma região para cada grupo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDRk2szWshTxZUWJ3DJndAv5XRUdVcXSQAPsVUXXMpUKPH3mmGnwG6kVV2CE/geo5-11und05-acao-propositiva-graficos-da-atividade.pdf
Agora entregue uma atividade do plano para cada grupo, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7etgVrHerKCCNaUKKUHKYG4FnhvGqgSCC9BP4WkFW4CpQ3FjQrcWkScqqMhy/geo5-11und05-acao-propositiva-atividade.pdf (se for possível entregue uma cópia para cada aluno). Se não for possível imprimir a atividade copie-a no quadro e peça para os alunos responderem no caderno.
A atividade da ação propositiva possui perguntas abrangentes sobre a análise dos gráficos, se achar pertinente acrescente outras perguntas, que abranjam a realidade local. O arquivo informações extras da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf apresenta outras informações sobre os focos de queimadas no Brasil.
Todas as tabelas e gráficos têm como fonte o link: http://www.inpe.br/queimadas/bdqueimadas/# acesso em: 17/01/2019, as informações no site são alteradas diariamente, então você pode providenciar informações atualizadas pelo site do inpe.
Como adequar à sua realidade:
No link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf estão disponíves mais informações sobre os focos de queimadas nas regiões do Brasil, mostre aos alunos as informações específicas da sua região.
Ação Propositiva
Orientações: Imprima ou desenhe em uma cartolina o mapa da sistematização disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fRVqMtdHRdmAWpKkZzh2yh37Y5wKf4jJU5BhA6Pkv7Av9vfB5ckcMe4dmMwQ/geo5-11und05-acao-propositiva-mapa.pdf. Peça que cada grupo socialize as suas análises das informações sobre a sua região. Com base nas informações analisadas peça que um aluno de cada grupo escreva no mapa (na linha preta correspondente à região do seu grupo), o número aproximado de focos de queimadas no ano de 2018 (penúltima questão da atividade da ação propositiva). Se você for usar as informações extras o número a ser usado no preenchimento do gráfico é o número máximo de focos. Você pode pedir aos alunos, o registro de outras informações no mapa, pois o objetivo é que os alunos façam a comparação das informações analisadas por região.
Fonte da imagem: banco de imagens da Nova Escola. Acesso em 17 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o informativo aos alunos. Peça para eles compararem com as consequências que eles citaram aos responderem a Problematização. Leiam as formas de evitar queimadas, pergunte se eles sabem de outras formas de evitar as queimadas.
Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade houver algum tipo de informativo sobre queimadas apresente-o neste momento da aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da turma, o seguinte vídeo:
- Entenda como as queimadas acontecem no Brasil - disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização e a matéria indicada no plano original. Peça para registrarem do que trata a notícia, a data, a fonte e o local onde aconteceu, e se é uma situação que ocorre regularmente ou não.
Problematização
Encaminhe o slide com a questão da problematização do plano original.
Em seguida, encaminhe o vídeo:
- Informe Coronavírus – Queimadas – disponível aqui.
Acrescente a reflexão: como as queimadas podem ser prejudiciais em tempos de pandemia?
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos os seguintes materiais, previstos no plano original:
- Gráficos disponíveis aqui;
- Ficha da atividade, disponível aqui;
- Mapa disponível aqui.
Peça aos alunos que realizem a atividade de preenchimento da ficha com uso dos gráficos. Depois, solicite que transcrevam o número aproximado de focos de queimadas.
Sistematização
Encaminhe aos alunos o slide do plano original. Peça que o leiam, escolham uma das formas de evitar queimadas e criem uma nuvem de palavras sobre o assunto.
Para a criação da nuvem de palavras, os alunos precisam:
- Escolher as palavras que serão utilizadas;
- Assistir ao tutorial disponível aqui;
- Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
- Bombeiros advertem sobre queimadas e doenças respiratórias durante pandemia - disponível aqui;
- SEDAM realiza campanha de conscientização sobre queimadas durante a pandemia da Covid-19 - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Luiza M. Gomes
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar as consequências das queimadas nos espaços rurais e urbanos
Habilidade (s) da Base: (EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA