Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Leia o título da notícia e peça que identifiquem informações como local, data, autor e sobre o que trata a notícia. Em seguida, peça a turma que faça uma leitura conjunta da notícia exposta no slide. Faça questionamento referentes ao texto sobre: Que tipo de ação foi realizada? Quem realizou a ação? É importante que a comunidade se mobilize para limpar o local onde moram? O que você pensa sobre este tipo de ação?
Realize um diálogo com os alunos e alunas para que compreendam a relação entre população e comunidade e como as pessoas podem e devem se envolver nos processo de cuidado, preservação ou utilização dos espaços, por exemplo.
Para você saber mais:
Lavagem do calçadão da Broadway em Canoa Quebrada
https://aracati.ce.gov.br/informa.php?id=144
Mobilização comunitária faz reparos na Praça do Centenário: espaço passa por vários problemas
https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/09/17/mobilizacao-comunitaria-faz-reparos-na-praca-do-centenario-espaco-passa-por-varios-problemas.ghtml
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Instigue a turma a pensar sobre quais motivos levam a população a realizarem ações como a apresentada na notícia. Você pode questionar também sobre o que acontece quando existem muitas ações como a ação realizada pela população em Canoa Quebrada. Induza-os a pensarem sobre como ações a favor da comunidade, em vários aspectos, como limpeza de uma rua ou de uma praia, influenciam na vida das pessoas. Sempre ressaltando a importância da ação conjunta dos moradores de um determinado local.
Em seguida, realize a pergunta do slide: Observando a sua comunidade, que ações podem ser mobilizadas pela população?
Para você saber mais:
A importância da mobilização comunitária no enfrentamento da questão do lixo no Morro dos Prazeres
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=27518@1
O que acontece quando a comunidade busca os resultados que foram decididos e desejados por todos
http://periferiadigital.com.br/o-que-acontece-quando-a-comunidade-busca-os-resultados-que-foram-decididos-e-desejados-por-todos/
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça para que os alunos leiam o título da notícia. Após isso, ajude-os a identificarem outros elementos do texto como autor, local, fonte e data. Em seguida, faça perguntas como: Do que se trata esta notícia? Você acha que a ação comunitária da notícia foi positiva ou negativa para a cidade? Porque?
Após isso, oriente aos alunos a observarem e pensarem sobre a importância das ações comunitárias para o bairro, a comunidade ou a cidade em que vivem. Peça-os que pensem ações conjuntas da população que podem ajudar na melhoria de vida das pessoas. Divida a turma em três grupos e oriente que cada grupo deve elaborar, no mínimo, três ações comunitárias em uma área diferente, deste modo:
Grupo 01 - ações comunitárias na área da saúde;
Grupo 02 - ações comunitárias na área da educação;
Grupo 03 - ações comunitárias na área do meio ambiente.
As equipes devem fazer seus registros e transcrevê-los para uma folha de papel ofício.
Para você saber mais:
Projeto de mobilização comunitária é premiado pela ONU-Habitat
http://www.aberje.com.br/projeto-de-mobilizacao-comunitaria-e-premiado-pela-onu-habitat/
A importância da mobilização social
http://www.fsindical.org.br/artigos/a-importancia-da-mobilizacao-social
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça aos alunos que socializem os seus registros justificando por qual razão acreditam que tais mobilizações precisam ser executadas e quais benefícios e/ou a importância delas para a população e para a comunidade. Você pode também pedir a eles que indiquem como a população pode se mobilizar para a organização e realização das ações sugeridas. Cada equipe terá 5 minutos para se apresentar.
Para você saber mais:
Mobilização social
http://www.nweti.org/index.php/2012-02-13-23-21-29/mobilizacao-social
Mobilização social: a sociedade como protagonista
https://www.cmfc.org.br/brasileiro/article/view/1573