Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão levantar hipóteses sobre as características da Lua e, posteriormente, buscar informações sobre essas características, confirmando ou não suas hipóteses.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou “U”, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Mostre o trecho dessa reportagem, projetando o slide ou imprimindo cópias para que os alunos sigam a leitura.
A reportagem completa pode ser lida em https://exame.abril.com.br/ciencia/segundo-cientistas-em-10-anos-voce-pode-morar-na-lua (Acesso em 08/08/2018). Leia o trecho com os alunos em voz alta e inicie uma discussão sobre o que foi lido.
Você pode usar questões como:
- O que vocês sabem sobre a Lua?
- O que vocês precisam/gostariam de saber?
- Seria possível viver na Lua? O que seria necessário?
Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que Sabemos? O que Queremos saber? O que Aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em 10/08/2018).
Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos levantar hipóteses sobre as características da Lua e confirmá-las ou não por meio de pesquisa em livros ou na internet (de acordo com os recursos que você vá utilizar).
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem brevemente suas opiniões sobre o tema. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios. Forneça a cada grupo as imagens impressas da Lua e a folha para anotação das hipóteses. Explique a atividade usando o slide projetado, se possível. Ressalte que o primeiro passo é pensar sobre as características sugeridas, levantando hipóteses com base nos conhecimentos que eles já têm e analisando as imagens recebidas. Peça para que utilizem medidas conhecidas principalmente para as medidas de distância, de forma que seja mais acessível a todos (Ex: a distância da Terra à Lua é equivalente a altura que teria um prédio de 2000 andares). Relembre-os que o levantamento de hipóteses não é uma adivinhação, um chute, mas sim um palpite informado, que pode ser justificado com base nos dados de que o pesquisador dispõe em um dado momento. Se você nunca tiver discutido com os alunos o que é um levantamento de hipóteses, convém dedicar um tempo para essa discussão. Dê um tempo para esse levantamento de hipóteses (tempo sugerido: 8 minutos).
Ao final desse tempo, ou à medida em que os alunos forem terminando o levantamento de hipóteses (caso eles terminem antes do tempo dado), forneça a cada dupla a folha para anotação das descobertas. Disponibilize livros e textos sobre o tema e computadores conectados à internet (se possível) para que os alunos possam pesquisar. É importante que o material fornecido para pesquisa (caso sejam textos impressos), não tragam explicações sobre as fases da Lua, pois elas serão abordadas nas aulas seguintes e a entrega de respostas nessa aula pode prejudicar o processo de investigação das próximas aulas. Veja sugestões de sites para pesquisa e ou impressão de textos no final desse slide.
Quando todas as duplas estiverem trabalhando na pesquisa, chame a atenção para as perguntas para discussão ao final da folha fornecida e também no slide: Em que a Lua difere da Terra? É possível viver na Lua? Peça para que discutam essas questões quando tiverem os dados da pesquisa, embasando seus argumentos nesses dados, e para que registrem sua discussão. Deixe claro o tempo disponível para essa segunda etapa (tempo sugerido: 20 minutos) e avise sobre o tempo disponível periodicamente, ajudando-os no gerenciamento do tempo.
Materiais necessários: Imagens da Lua impressas, folhas para hipóteses e descobertas impressas (uma de cada por grupo), Computadores conectados à internet e/ou livros e textos impressos sobre o tema para pesquisa
Sugestão de sites para pesquisa e impressão de textos:
https://super.abril.com.br/tecnologia/se-morassemos-na-lua/
https://www.suapesquisa.com/astronomia/lua.htm
http://chc.org.br/no-mundo-da-lua/
http://chc.org.br/trombada-interplanetaria/
http://cienciahoje.org.br/coluna/o-luar-que-nos-fascina/
https://exame.abril.com.br/ciencia/estudo-aponta-que-a-lua-tem-mais-agua-do-que-o-imaginado/
https://www.youtube.com/watch?v=eZrLN6mJEOU (vídeo)
Materiais de apoio:
Imagens da Lua para impressão
Folha para hipóteses
Folha para descobertas
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que discutiram sobre as perguntas propostas no final da pesquisa. Peça para que justifiquem seus argumentos com os dados que obtiveram na pesquisa, contrastando-os com suas hipóteses iniciais. Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Se houver tempo e recursos, mostre ao alunos o vídeo sobre a Lua da série ABC da Astronomia (disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-lua. Acesso em 09/08/2018).