Atividade para impressão - Contexto - Distúrbios alimentares: conhecendo o que são
Plano de Aula
Plano de aula: Distúrbios alimentares: conhecendo o que são
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado um tema importante, a fim de despertar a reflexão sobre a crescente obesidade infantil: causas e consequências. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE03. Pretende-se que este seja um momento em que os alunos, por meio de conhecimentos já adquiridos, com base em reflexões e estudos anteriores, reflita sobre um assunto que atinge, em grande parte, os adolescentes, e está para além da alimentação. Questões como necessidade de atender padrões preestabelecidos socialmente podem ser um fator importante a ser considerado, sendo assim, é importante que o professor, ao aplicar o plano, tenha um olhar atento e sensível para estas questões. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma com os conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE04, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE008 e CIE5_07VE010.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessária folha impressa do texto complementar (sugere-se uma folha para cada aluno poder fazer suas anotações).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o Título e pergunte:
- Vocês já ouviram falar sobre distúrbio alimentar?
- O que vocês sabem sobre o assunto?
Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de Sistematização dos conceitos elaborados.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, fixe o texto e a imagem em um local visível para a turma. Para acessar o arquivo, consulte os materiais complementares desta aula. Peça que os alunos observem a imagem e, em seguida, leia o Contexto e pergunte à turma:
- Por que Carla não se vê magra?
- Será que os pais de Carla realmente precisam ficar preocupados com ela? Por quê?
- É comum ser bem magro, mas não se enxergar assim? Por quê?
- Carla não consegue se enxergar tão magra, como será a sua alimentação?
Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões. Vale lembrar que esse é um assunto delicado e o professor deve estar atento para os comentários, bem como possíveis reações dos alunos.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva a pergunta no quadro. Pergunte à turma:
- O que vocês entendem por distúrbio alimentar?
- Já ouviram falar sobre isso?
Estas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, este não
é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça que os alunos anotem em seus cadernos as respostas para que sejam retomadas em momento posterior.
Mão na massa
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a leitura dele. Diga para a turma que o Mão na massa desta aula será dividido em dois momentos: estudo da temática e discussão de estudo de caso. Para tal trabalho, divida a turma em cinco grupos. O primeiro momento será o de estudo. Ressalte com os alunos que este é um momento fundamental, pois a teoria nos ajuda a compreender as informações científicas e a refletir sobre ela. Para isso, o grupo deve decidir como será feita a leitura, se será silenciosa ou compartilhada. Entregue um texto complementar para cada aluno, disponível nos materiais complementares desta aula.
Oriente que durante a leitura do texto complementar, eles devem prestar atenção nos seguintes aspectos:
- O que é distúrbio alimentar?
- Quais as possíveis causas que levam uma pessoa a desenvolver um distúrbio alimentar?
- Quais as consequências? O que devemos fazer, caso percebamos que alguém próximo está desenvolvendo algum distúrbio alimentar?
Sugere-se que o professor anote estes aspectos no quadro. Reserve 5 minutos para a leitura do texto. Ao término, pergunte para a turma:
- O que mais chamou a atenção de vocês neste texto?
- Vocês imaginavam o que era um distúrbio alimentar?
- Vocês conhecem alguém que está ou já esteve nesta situação?
Peça que anotem na folha do Material complementar o que julgarem importante na discussão. Vale lembrar que este é um assunto que pode ter outros desdobramentos, como julgamentos ou até reconhecimento do aluno nesta condição. O professor deve ter um olhar sensível para estas questões.
Mão na massa
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, anuncie que agora é hora de colocar em prática os conhecimentos aprendidos. Distribua um estudo de caso para cada grupo (você pode encontrá-los nos materiais complementares deste plano). Converse com a turma, que a contribuição de todos é importante para chegarem a um consenso sobre o caso, reforce que o intuito não é julgar a personagem do estudo de caso e, sim, identificar qual distúrbio está vivendo, quais as consequências e o que pode ser feito para ajudá-lo. Retome que o Material complementar da etapa anterior pode ser utilizado como fonte de consulta.
Enquanto os alunos discutem, é importante que o professor circule pelos grupos, problematizando e orientando possíveis dúvidas. Para este momento
reserve 8 minutos. No final, solicite que um grupo de cada vez apresente o seu estudo de caso.
Durante a apresentação, o professor, ao perceber equívocos, pode perguntar:
- Conte como vocês identificaram o distúrbio alimentar deste caso?
- Quais as características deste caso?
Incentive que os outros grupos opinem e defendam seus pontos de vista.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, retome a Questão já anotada no quadro.
Peça que os alunos retomem as anotações feitas no início da aula e pergunte:
- Relendo suas anotações, o que vocês aprenderam sobre distúrbio alimentar? Ou já sabiam o que era?
Discuta com a turma algumas respostas. No final, construa com os alunos uma única resposta e peça copiem em seus cadernos para futuras consultas.
Materiais Complementares
Atividade para impressão - Mão na Massa (Texto complementar) - Distúrbios alimentares: conhecendo o que são
Atividade para impressão - Mão na Massa (estudos de caso) - Distúrbios alimentares: conhecendo o que são
Resolução de atividade - Mão na massa (estudos de caso) - Distúrbios alimentares: conhecendo o que são
Sugestão de adaptação para ensino remoto
CIE5_07VE09
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Grupo para compartilhamento de mensagens (Tutorial disponível aqui).
- Google Docs (Tutorial disponível aqui).
- Formulários Google (Tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência no Zoom , de preferência (Tutorial disponível aqui).
- Site de criação de fórum (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Questione os alunos se eles já ouviram falar sobre distúrbios alimentares. Explore uma discussão bem abrangente sobre o assunto, permitindo que se sintam à vontade para conversar sobre as dúvidas, conhecimentos prévios sobre o assunto, relatos de conhecidos que sofreram com distúrbios alimentares, etc. É interessante realizar essa proposta em uma videoconferência. O Zoom traz uma ferramenta de “levantar a mão” (disponível aqui), que pode colaborar para o professor media a discussão com mais tranquilidade. Caso a proposta síncrona seja inviável, pode-se optar por realizá-la em um fórum.
Mão na massa
Divida os alunos em grupos de quatro alunos e peça que pesquisem sobre distúrbios alimentares em livros, jornais, revistas e sites confiáveis. Em seguida, em um documento compartilhado do Google Drive, eles devem produzir um texto autoral informando sobre as principais informações obtidas através da pesquisa. Após todos terminarem os textos, solicite que encaminhem-nos para todos os alunos da turma e para você.
Sistematização
Solicite que os alunos preencham um Formulário do Google, no qual devem dissertar sobre os seguintes tópicos:
- O que aprendi durante a pesquisa?
- O que aprendi com a pesquisa dos meus colegas?
- Como essas novas aprendizagens podem ajudar alguém que está passando por um distúrbio alimentar?
Convite às famílias
Os familiares podem estabelecer um diálogo sobre casos de distúrbios alimentares que conhecem ou que viram em notícias ou reportagens. Baseados nisso, podem elaborar um plano de ação sobre uma forma eficaz de colaborar com pessoas que sofrem com tais distúrbios na comunidade onde moram ou nas proximidades.
5º ano
Objetivos de aprendizagem
Discutir e analisar causas e consequências de alguns distúrbios alimentares.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise
de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cintia Diógenes
Especialista: Margareth Polido