Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais:
- Compartilhamento de vídeo, por meio de links do YouTube (Link 1; Link 2), grupo de Whatsapp ou e-mail;
- Google Docs (disponível aqui);
- Optativas:
- Videoconferência (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Grave um vídeo e compartilhe o link com os alunos, apresentando a brincadeira “Afunda ou não afunda”. Tenha uma bacia com água e alguns objetos em mãos. }
Pergunte para os alunos se eles acham que aquele objeto afunda ou não afunda, dando um tempo para responderem antes de testar. Se for possível, realize esse momento por meio de uma videoconferência. O último objeto a ser testado deve ser uma bolinha de massinha de modelar. Após a brincadeira, levante a questão disparadora da aula:
- Como fazer um barquinho de massinha de modelar flutuar?
Mão na massa
Divida a turma em trios e peça que discutam como podem elaborar um protótipo de barco de massinha de modelar que flutue. Os alunos de cada trio devem conversar, sugerindo estratégias para a montagem do protótipo, e um dos alunos deve ser responsável por registrar, no Google Docs, as ideias e propostas para a produção do protótipo.
Depois dessa etapa, os alunos testarão, em casa, as ideias propostas. Por fim, se reunirão novamente para compartilhar as experiências e qual ideia de protótipo obteve o melhor resultado. Um aluno do grupo deve gravar um vídeo mostrando o protótipo do trio e compartilhar com os colegas e com você.
Sistematização
Após todos os alunos assistirem aos vídeos de demonstração dos protótipos, retome a questão disparadora da aula:
- Como fazer um barquinho de massinha de modelar flutuar?
A turma deve escrever um texto coletivo, de um parágrafo, em um documento do Google Drive, que responda à pergunta.
Convite às famílias
Sugira que escolham alguns objetos da casa e encham uma bacia com água, para brincarem de “Afunda ou não afunda”.