Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_19GEO_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Flippity, Google Meet, Google Apresentações, YouTube, geoplano virtual (ver link de sugestão na proposta de adaptação)
Para este plano, foque na etapa Discussão das Soluções.
Aquecimento
Proponha que os alunos façam a classificação dos polígonos, como se pede no slide. Pedir que os alunos façam uma nova classificação usando as mesmas figuras, justificando o porquê das escolhas. Isso pode ser feito usando o Google Apresentações ou em registro por escrito.
Atividade principal
O professor pode enviar a folha para criação do jogo da memória, para que a criança brinque individualmente ou jogue com alguém da família. Caso não seja possível enviar o molde ou o professor escolha não fazê-lo, é possível pedir para que os alunos confeccionem o jogo da memória, passando as instruções de como devem ser feitas as peças, orientando-os a produzirem os polígonos descrevendo-os. Lembrar a turma de deixar as regras do jogo bem definidas.
Discussão das soluções
O professor pode criar um jogo da memória virtual para que os alunos joguem e se divirtam, individualmente ou com a família, usando o Flippity (ver tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=Rb7oipv7gD4&t=194s ).
Ainda sobre as produções dos alunos, questionar e comparar as regras criadas na etapa anterior (Atividade Principal) pelos alunos. Esse movimento pode ser feito via Google Meet, de maneira síncrona, ou em atividade impressa, com alguns exemplos escolhidos pelo professor.
Sistematização
O professor pode fazer a sistematização de maneira síncrona, usando o Google Meet e conversar com os alunos a partir de boas questões, fazendo com que a própria turma apresente as definições dessa etapa. Caso não seja possível, o professor pode organizar um vídeo no YouTube com as informações que quer compartilhar.
Se a turma não tem acesso à internet, o professor pode fazer esse movimento em folha impressa, sem deixar de lado as questões problematizadoras tão importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. Isso garante a próxima etapa do plano também (Encerramento).
Encerramento
Ver etapa anterior (Sistematização).
Raio X
O professor pode propor que os alunos resolvam as atividades desta etapa (incluindo as complementares), usando o geoplano virtual (link para acesso: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/)
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode enviar um modelo impresso do geoplano, com a folha pontilhada como o geoplano.
Convite às famílias
Convidar as famílias a experimentarem o geoplano com os alunos, seja virtualmente ou com a folha impressa de modelo (o professor pode enviar uma folha a mais para cada aluno).