Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Quem cria o problema, é você!
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há.
Objetivos específicos
- Definir o contexto e os dados numéricos do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados numéricos à pergunta de uma forma lógica, que permita sua resolução através de uma ou mais operações numéricas.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Conceito-chave
Elaboração de um problema numérico dada uma pergunta.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Definir o contexto e os dados numéricos do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados numéricos à pergunta de uma forma lógica, que permita sua resolução através de uma ou mais operações numéricas.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Propósito:
Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema numérico” é aquele que depende de números para sua resolução. Realize o aquecimento, logo a seguir.
Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:
“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.
Aquecimento
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia os balões em voz alta para seus alunos, dando ritmo e expressividade às quadrinhas. As questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre os elementos de um problema e sua estrutura, percebendo que o texto a ser produzido deve conter dados numéricos relacionados à pergunta dada, possibilitando sua resolução.
Para saber mais sobre o desenvolvimento da competência leitora e escritora através da resolução de problemas, acesse:
http://mathema.com.br/reflexoes/aprender-a-ler-problemas-em-matematica/
Atividade Principal
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Coloque os alunos em duplas ou trios, para que possam discutir suas ideias e elaborar conjuntamente o texto do problema.
Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Para saber mais sobre o trabalho com grupos produtivos, acesse:
https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos ou
https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar
Materiais Auxiliares
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam verificar sua adequação à pergunta e se é possível resolvê-los ou não.
Orientação: Escolha alguns alunos para que apresentem o problema produzido por sua dupla, registrando o texto na lousa, além de identificar os nomes abaixo dos registros. Pergunte aos demais alunos se o texto está adequado à pergunta dada e se é possível resolver o problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.
discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.
discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.
discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los e perceber se podem ser solucionados ou não.
discutir as estratégias utilizadas para elaborar o problema e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar no tipo de festa e nos dados numéricos: número de adultos e de crianças, número de pessoas por mesa.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema ou não.
Tempo sugerido:10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, estruturando seu pensamento.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para elaborar o problema?
- Como você se sentiu sendo autor do problema?
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais Auxiliares
Resolução da atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_09
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e Jamboard.
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza a reflexão sobre os elementos e estrutura de um problema. Logo, como o objetivo do plano é a elaboração de um problema numérico a partir de uma pergunta dada, é totalmente pertinente realizar o aquecimento, que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa coletiva e reflexiva sobre as questões apresentadas.
Uma possibilidade para favorecer a reflexão sobre a elaboração de situações problemas, pode ser a apresentação e análise de um problema juntamente com os alunos, identificando: as informações dadas; a pergunta realizada; a relação entre os dados apresentados e o questionamento; a resposta esperada.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, um áudio com entonação de voz, apresentando a escrita dos balões, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que deem suas opiniões pelo mesmo meio recebido. Podendo também, disponibilizar uma situação problema e provocar a análise por meio dos questionamentos sugeridos na aula síncrona.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade do aquecimento com outras atividades desse e de outros planos, e forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal oportuniza a elaboração de um problema a partir de uma pergunta dada. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, após a explanação da atividade do aquecimento, você pode apresentar o slide 4, e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização apresentada e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a produção e em seguida inicie os questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”, por exemplo:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- Tem outra maneira de elaborar esse problema?
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Professor, você poderá ser o escriba, dos problemas elaborados e apresentados pelos alunos, tendo o cuidado de escrevê-los, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, os problemas elaborados devem ser socializados e discutidos, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu pensamento.
Após o compartilhamento e discussão dos problemas elaborados pelos alunos, você pode apresentar os slides 6, 7, 8 e 9, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos, e dos apresentados na Discussão das soluções (nos slides 6, 7, 8 e 9), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, através da socialização das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido e realizar a leitura do slide 10 que corresponde a sistematização do plano, abrindo espaço para complemento de informações que julgar necessárias.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de uma pergunta dada.
Dessa forma, professor, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações nos post its do Jamboard compartilhado por você.
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no Jamboard. Ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há.
Objetivos específicos
- Definir o contexto e os dados numéricos do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados numéricos à pergunta de uma forma lógica, que permita sua resolução através de uma ou mais operações numéricas.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Conceito-chave
Elaboração de um problema numérico dada uma pergunta.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.