Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão utilizar diferentes significados da divisão na resolução de um problema.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a discussão coletiva e a resolução no quadro.
Propósito: Retomar os conhecimentos do significado da divisão de repartir em partes iguais e medida.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar em quantos arranjos a florista conseguirá fazer?
- De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?
Materiais Complementares:
Atividade aquecimento
Resolução aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão com ideia de medir, aplicando-a em um problema.
Discuta com a turma:
- Quanto tempo ele leva para nadar 50 metros?
- Como podemos saber quanto tempo o nadador vai precisar para nadar os 225 metros?
- Existe somente uma maneira de resolver?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções (slides 4 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slide 5: introduz as discussões de solução.
Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.
Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 4 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slide 5: introduz as discussões de solução.
Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.
Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 4 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slide 5: introduz as discussões de solução.
Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.
Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 4 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slide 5: introduz as discussões de solução.
Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.
Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 4 a 8)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:
Slide 5: introduz as discussões de solução.
Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.
Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber em quantos dias uma vaca vai produzir os 520 litros de leite?
- Só há uma maneira de resolver o problema?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução raio x
Resolução atividade complementar