Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_17GEO_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Maps, Google Apresentações, Google Meet, Jamboard, Google Formulários.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
O professor pode transpor às reflexões propostas nesta etapa para a própria casa do aluno:
- Identifique pelo menos cinco objetos presentes em em sua casa em que encontramos retas paralelas.
- Faça o mesmo com as retas perpendiculares.
- Identifique paredes em sua casa que são paralelas. Em seguida faça o mesmo pensando em quais delas são perpendiculares.
A partir das informações colhidas, o aluno pode montar uma apresentação de slides via Google Apresentações ou fazer um registro escrito, de acordo com as possibilidades de cada realidade.
Atividade principal
Propor a atividade principal aos alunos usando o Jamboard ou folha impressa. Sugira que os alunos façam os trajetos indicados nas orientações ao professor. Os registros, sejam digitais ou físicos devem ser enviados ao professor para que a próxima etapa possa ocorrer com melhor aproveitamento.
O professor pode incluir o mesmo raciocínio usando o mapa da escola e propondo um deslocamento até determinado estabelecimento ou ponto de referência que seja conhecido dos alunos, usando o Google Maps para isso.
Discussão das soluções
Socializar as descobertas e caminhos da atividade anterior. Isso pode ser feito remotamente em momento síncrono usando o Google Meet ou ainda com a organização de uma apresentação pelo professor via Google Apresentações e disponibilizado para toda a turma. Caso não tenham acesso à internet, o professor pode usar os slides aqui presentes de maneira impressa para levantar as questões presentes nas orientações ao professor.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir que os alunos criem uma orientação de deslocamento da própria casa até a escola e registrem no caderno. Peça que registrem também o que aprenderam ao longo desta aula.
Raio X
Propor que os alunos resolvam a atividade digitalmente via Google Formulários ou de forma impressa, além de propor que façam também as atividades complementares aqui disponibilizadas.
Convite às famílias
Convidar as famílias a pensarem junto no trajeto proposto na etapa de Encerramento.