Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Propósito:
Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que apresentam frases ou “premissas” que nos permitem descobrir ou “deduzir” as respostas e que “atributos” são as características que são consideradas para resolver o problema. Realize o aquecimento, logo a seguir.
Aquecimento
Propósito: Refletir sobre o objetivo da aula, levando o aluno a perceber a importância de organizar os dados e que há diversos procedimentos de resolução. Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando ritmo e expressividade à leitura.
Discuta com a turma:
- A que se refere a palavra "tudo" no primeiro verso do poema?
- Por que é preciso ter organização para achar o resultado?
- O que são os "jeitos" citados na segunda estrofe do poema?
- O que é raciocínio lógico?
- O que é dedução?
(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).
Materiais Auxiliares
Atividade de Aquecimento
Resolução da Atividade de Aquecimento
Aquecimento
Propósito: Refletir sobre o objetivo da aula, levando o aluno a perceber a importância de organizar os dados e que há versos procedimentos de resolução. Aguçar a curiosidade dos alunos para os problemas de lógica.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor(a), leia as estrofes do poema em voz alta, dando ritmo e expressividade à leitura.
Discuta com a turma:
- A que se refere a palavra "tudo" no primeiro verso do poema?
- Por que é preciso ter organização para achar o resultado?
- O que são os "jeitos" citados na segunda estrofe do poema?
- O que é raciocínio lógico?
- O que é dedução?
(Ver mais orientações no arquivo: resolução da atividade de aquecimento).
Materiais Auxiliares
Atividade Principal
Propósito:
Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.
Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Materiais Auxiliares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido:15 minutos.
Propósito:
Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Discuta com a turma:
- O que foi mais difícil para resolver esse desafio?
- Todos precisaram organizar os dados do problema ou era possível descobrir a resposta sem usar um registro?
- Quem poderia compartilhar sua solução na lousa?
- Todos resolveram da mesma forma? Quem pode apresentar uma solução diferente?
- A resposta foi a mesma nas duas soluções apresentadas? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido:15 minutos.
Propósito:
Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Discuta com a turma:
- Essa solução se parece com as que foram apresentadas pelos colegas da nossa classe? Por quê?
- Qual das soluções é mais econômica, ou seja, mais rápida ou fácil de compreender?
Discussão da solução
Tempo sugerido:15 minutos.
Propósito:
Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Discuta com a turma:
- Essa solução se parece com as que foram apresentadas pelos colegas da nossa classe? Por quê?
- Qual das soluções é mais econômica, ou seja, mais rápida ou fácil de compreender?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Discuta com a turma: Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.
Os alunos, provavelmente, vão pontuar que os problemas de lógica são diferentes, que é preciso organizar os dados para resolvê-los e ler com muita atenção as pistas, que há várias maneiras de resolvê-los.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento