Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Rever as ideias da multiplicação.
Orientação: Peça que os alunos observem as ilustrações do slide e digam o que estão vendo. Faça uma leitura pausada do problema com os alunos ou peça que um dos alunos leia para os colegas. Discuta com a turma fazendo um levantamento prévio da compreensão dos alunos acerca do problema e das operações que podem ser utilizadas para resolvê-lo. Peça que os alunos discutam e que possam ir até o quadro para mostrar como ele poderia ser resolvido. Nesse momento a discussão oral da resolução é muito importante para a sequência do plano.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver esse problema?
- Esse problema pode ser resolvido pela adição? Como?
- E pela multiplicação? Como?
- A multiplicação pode facilitar esse cálculo? Por quê?
Resolução:
- Esse problema pode ser resolvido pela adição? Como? (6 + 6 + 6 = 18)
- E pela multiplicação? Como? (3 x 6 = 18)
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Rever as ideias e termos da multiplicação.
Orientação: Peça a um aluno que faça a leitura ou leia a fala da menina para as crianças. Relembre os termos da multiplicação. Questione a importância de sabermos os nomes de cada um deles e como podemos utilizá-los para resolver uma operação.
Discuta com a turma:
- A multiplicação torna mais fácil o cálculo quando temos que somar uma quantidade grande de parcelas iguais? Por quê?
- Quais são os termos da multiplicação?
- Amanda pode inverter a posição do multiplicador e do multiplicando proposta no slide? Em vez de 12 x 4, ela pode multiplicar 4 x 12? Quem se lembra da propriedade comutativa da multiplicação? Essa propriedade diz que a ordem dos fatores não altera o produto.
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos.
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.
Orientação: Leia com a turma ou peça que um dos alunos leia o texto do slide. Verifique se todos compreenderam a fala de Cauê e aproveite a breve discussão a seguir para levantar hipóteses com as crianças. É importante que os alunos levantem hipótese sobre o uso e as ideias que a multiplicação pode trazer. Prepare a turma para a situação que virá a seguir.
Discuta com a turma:
- Como será que a classe de Cauê resolveu o problema?
- Alguém conhece alguma forma de fazer cálculo de multiplicação sem conta armada?
- Em quais situações do nosso dia a dia podemos fazer esse tipo de cálculo?
Materiais complementares
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos.
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.
Orientação: Leia com a turma ou peça que um dos alunos leia em voz alta o problema. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi proposto no enunciado. Pergunte se entenderam quais dados do problema indicam a operação que deve ser realizada. Mostre que nessa situação temos que somar quantidades iguais, ou seja, 8 limões, 32 vezes.
Peça que se reúnam em duplas ou trios e encontrem formas não convencionais de resolver o cálculo. Circule pela sala para que possa verificar as hipóteses testadas pelos alunos e as estratégias de cálculo utilizadas. Incentive os alunos a se arriscarem na busca do resultado e tente motivar os que se mostrarem mais tímidos a ajudar os colegas.
Após 5 minutos, socialize as estratégias usadas pelos grupos. Peça que as crianças escrevam no quadro ou em painel as soluções que encontraram e registre os nomes dos autores de cada procedimento apresentado.
Discuta com a turma:
- Que operações foram utilizadas para resolver o problema?
- Há uma só forma de resolvê-lo?
- Existem outras alternativas?
- Você consegue resolver essa operação sem “armar” o cálculo? Como podemos fazer isso?
- Você e seu grupo resolveram a operação da mesma forma? Como seus colegas resolveram a operação?
- Vocês conseguiram chegar a um acordo para resolver a operação?
- Quantas estratégias para calcular a multiplicação foram apresentadas?
- Todos os grupos chegaram aos mesmos resultados?
- Quem quer vir ao quadro para mostrar como resolveu?
- Explique para seus colega como você resolveu o problema.
- Você consegue explicar como seu colega resolveu o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.
Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
- Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
- Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
- É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.
Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
- Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
- Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
- É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientação: Enfatize o esforço de todos os alunos na resolução da atividade, explore as estratégias de cálculo e as hipóteses apresentadas pelo grupo. Esse é um momento bastante importante, pois permite que possam compartilhar as maneiras como pensaram e desperta a atenção para possibilidades não consideradas inicialmente.
Peça que as crianças escrevam a solução do problema no quadro ou em um painel e registre a autoria de cada uma delas.
Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, ajude-os a perceberem onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez. Mostre os slides a seguir, peça que comparem com as soluções apresentadas pelo grupo e se é ou não uma estratégia eficiente.
Propósito: Ampliar as estratégias de cálculo não convencionais da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Houve algum resultado diferente na resolução do cálculo? Por que isso ocorreu? Alguma falha no domínio da tabuada? Falha na soma entre os fatores? Erro no registro de algum algarismo?
- Qual das estratégias apresentadas foi mais fácil de entender? Por quê?
- Das estratégias discutidas aqui, há alguma mais rápida do que a outra? Por quê?
- É importante saber as tabuadas realizar cálculos como esse?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Faça uma leitura compartilhada do slide com os alunos.
Propósito: Rever e organizar as estratégias não convencionais da multiplicação trabalhadas na aula.
Discuta com a turma:
- O que nós aprendemos na aula de hoje e que ainda não sabíamos?
- Você aprendeu alguma palavra nova hoje? Como você poderia usá-la?
- O que se manteve da forma como você pensava? O que mudou?
- Do que aprendemos, o que pode ser mais útil para realizar cálculos no dia a dia?
Raio X
Tempo Sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a cada aluno a tirinha de papel com a atividade a ser feita. Peça que resolvam as multiplicações individualmente e circule pela classe verificando os procedimentos adotados. Se necessário, faça perguntas para ajudá-los a perceberem a relação entre as multiplicações. Após seis minutos inicie a correção coletiva e a socialização das estratégias de cálculo.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que há várias estratégias que podem ser utilizadas na resolução das multiplicações.
Discuta com a turma:
- Há alguma relação entre os números apresentados?
- Como a relação entre dois números pode auxiliar o cálculo da multiplicação?
- Que estratégia de multiplicação é a sua preferida? Justifique sua resposta.
- Há uma forma mais prática de resolver todas as multiplicações?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Como você poderia melhorar seu desempenho?
Materiais complementares
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X