Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando problemas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes significados da multiplicação e da divisão
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Elaborar problemas com diferentes significados da divisão e multiplicação.
Conceito-chave
Significado de medida da divisão e de proporcionalidade na multiplicação.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão elaborar problemas de multiplicação e divisão.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos elaborem, coletivamente, estratégias para a resolução dos problemas. Registre no quadro as soluções encontradas. Após o registro coletivo, converse com os alunos sobre as características dos problemas.
Propósito: Retomar os conhecimentos do significado da divisão e multiplicação em problemas.
Discuta com a turma:
- O que é necessário haver em um problema, para que ele possa ser resolvido?
- Como sabemos qual cálculo deve ser feito para resolver os problemas?
- Como sabemos o que deve ser respondido em cada problema?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Proponha que em duplas elaborem uma situação problema envolvendo a multiplicação ou divisão, tendo como referência os mesmos tipos de problema da retomada. Dê um tempo para que pensem e escrevam. Ande entre os alunos nesse momento, faça comentários sobre o que estão produzindo e auxilie-os na elaboração, com perguntas que permitam avançar em suas ideias. Depois troque com outras duplas e uma deve resolver o problema elaborado pela outra. Dê mais um tempo para que façam a resolução e destroquem os cadernos. Cada dupla deve ser responsável por fazer a correção do problema que elaborou.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão e multiplicação, na elaboração de um problema.
Discuta com a turma:
- Em qual situação pensaram para o problema?
- Que cálculo ou cálculos serão necessários para resolver esse problema?
- Existe apenas uma forma de resolver?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais sobre a interpretação de problemas leia “Aprender a ler problemas em Matemática” de Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Depois que os alunos autores dos problemas fizerem a correção da resolução apresentada pela outra dupla, proponha uma discussão coletiva sobre as possibilidades apresentadas na elaboração dos problemas e suas resoluções. Aproveite para retomar as características necessárias para uma situação problema e as diversas estratégias possíveis para resolvê-las. Os slides a seguir, apresentam algumas possibilidades de problema que podem aparecer, para ser usado como exemplo, caso haja necessidade.
Slide 5: este slide pode ser apresentado no momento de socialização das hipóteses dos alunos.
Slide 6: introduz as discussões de solução.
Slides 7 a 12 : apresenta dois possíveis problemas e duas resoluções diferentes para cada problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Quais problemas são parecidos? Por quê?
- De qual forma você resolveu o problema?
- Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
- Todas as estratégias são igualmente práticas?
- Qual delas é mais prática?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem individualmente na proposta. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. Para os alunos que terminarem rápido a atividade, pode ser proposto que façam uma nova resolução utilizando uma estratégia diferente da apresentada no slide.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.
Discuta com a turma:
- Como podemos elaborar um problema utilizando essas características?
- Só há um problema possível?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_08NUM_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Mentimeter, Google Documentos.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Organize os problemas apresentados no slide usando o Google Formulários seguidos das questões apresentadas nas orientações ao professor. Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode fazer o mesmo movimento utilizando de folha impressa.
Atividade principal
Proponha que cada aluno elabore duas situações problemas similares às situações apresentadas na etapa anterior (Aquecimento). Em seguida, peça que os alunos resolvam as situações criadas e enviem ao professor o texto dos problemas e suas respectivas resoluções. Peça que eles enviem também os problemas para um determinado colega de turma via e-mail. Essa organização de envio você pode fazer com o auxílio do Google Planilhas.
Caso a turma não tenha acesso à internet, você pode solicitar esse recebimento dos problemas e enviá-los aos respectivos colegas selecionados para resolução, pedindo que a resolução seja feita via Google Documentos.
Além de resolverem o problema, é importante que os alunos comentem sobre o problema: se ele foi elaborado de maneira criativa, se ele tem sentido, se os cálculos a serem realizados correspondem com os problemas propostos na etapa anterior (Aquecimento), etc.
Discussão das soluções
Você pode inserir comentários nas resoluções realizadas via Google Documentos para que os alunos compreendam quais estratégias de cálculo utilizadas por eles foram positivas e quais não foram. Caso as resoluções sejam feitas em papel, o professor pode inserir comentários na própria folha para devolução aos alunos que resolveram.
Outra possibilidade interessante é devolver aos alunos que criaram as situações problemas os comentários sobre a elaboração (se têm relação ou não com os problemas da etapa de Aquecimento, comentários sobre os cálculos utilizados, etc).
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir aos alunos que organizem no próprio caderno tanto os problemas criados por eles quanto os problemas resolvidos por eles, com suas respectivas resoluções já corrigidas, para que possam estudar posteriormente.
Peça também aos alunos que registrem no caderno todos os elementos necessários para a elaboração de um problema envolvendo multiplicação e divisão.
Raio X
Proponha aos alunos que elaborem os problemas solicitados nesta etapa com o auxílio do Mentimeter, para que possam ser socializados com toda a turma. Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor pode propor que os problemas sejam enviados em folha de papel para correção do professor ou organização de uma lista de exemplos a ser disponibilizada posteriormente.
Convite às famílias
Convide a família do aluno a propor multiplicações e divisões para que o aluno possa elaborar novos problemas. É importante que estes problemas sejam resolvidos e tenham solução. Há ainda a possibilidade de que estes problemas integrem a problemateca pessoal de cada aluno.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Elaborar problemas com diferentes significados da divisão e multiplicação.
Conceito-chave
Significado de medida da divisão e de proporcionalidade na multiplicação.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).