Resumo da aula
Título: Resumo da aula
Orientações:Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações de acordo com as hipóteses apresentadas pelos alunos.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”. Bom trabalho!
Objetivo
Título: OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Orientação: Exponha o objetivo para a classe e leia junto com eles.
Discuta com a turma
- É importante se certificar de que os alunos reconheçam os termos tridimensional e planificado; prismas e pirâmides neste momento é importante para que os alunos pensem sobre, porém no decorrer das atividades terão oportunidade de conceituarem.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Descrever as propriedades da embalagem escolhida.
Orientações: Comunique aos alunos a formação das duplas e em seguida apresente a bancada dos tridimensionais para que juntos escolham a embalagem e descrevam as suas propriedades. A descrição será feita oralmente para otimizar o tempo.
Antes da aplicação da aula você pode combinar com os alunos de levarem caixas de produtos para a sala de aula (hidratantes, pasta de dente). Como é difícil caixas com formato de pirâmides você pode construí-las com os alunos anteriormente em papel cartão ou encartes destacáveis para montagem ou mesmo solicitar a tarefa como lição de casa. Lembre-se que este preparo deve ser feito antecipadamente para que o planejamento seja eficaz;
Pense no agrupamento produtivo. Ele é peça fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos na interação com o outro;
No momento em que os alunos descrevem as propriedades das figuras é possível identificar por meio das observações realizadas o que os alunos sabem sobre prismas e pirâmides.
Material complementar:
Caixas (embalagens) no formato de prismas e pirâmides;
Papel cartão para a construção de prismas e pirâmides para deixar a disposição dos alunos;
Obs.: Caso haja tempo o professor poderá propor o registro da listagem de propriedades do prisma ou pirâmide escolhida no caderno ou folha avulsa.
Discuta com a turma:
- Conhecem estas formas tridimensionais?
- Quem pode me dizer como elas são formadas?
- Alguém sabe o nome da forma que pegou?
Atividade principal -Slide
Título: ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Abrir a caixa escolhida e desenhar sua planificação.
Orientações: Nesta atividade os alunos abrirão a caixa obtendo a planificação do poliedro escolhido. No registro é importante que oriente os alunos quanto a utilização da régua para que a planificação represente a forma esperada. Neste momento, poderá retomar o resultado das discussões e orientações do aquecimento quanto às características das formas tridimensionais, pois na planificação é possível reconhecê-las.
Obs.: Caso perceba dificuldade nos alunos quanto a formas de planificação oriente-os a recortar o desenho em faces, testando possibilidades de planificação como um “quebra-cabeça”
Discuta com a turma
- Neste momento é importante discutir com os alunos se há outras formas de planificação da mesma caixa. Essa discussão será importante para que elaborem estratégias na atividade posterior.
- É possível mudar uma das faces de lugar e ainda assim montar a caixa?
Material Complementar:
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal -Slide
Título: ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Representar outra forma de planificação.
Orientação: Nesta atividade é importante que os alunos testem outra forma de planificação do objeto, pois existem mais de uma planificação. Se necessário, os alunos podem recortar as partes como um quebra cabeça para testar as hipóteses. O registro pode ser feito em folha avulsa ou caderno, a critério do professor.
Material complementar:
Caderno ou folha avulsa para registro.
Discuta com a turma
Neste momento faz-se necessário discutir com os alunos as possibilidades e estratégias de planificações.
- A partir desta planificação é possível montar a caixa? Como chegou a esta conclusão?
- Algum teste foi realizado anteriormente para se chegar a esta planificação? Como fizeram?
Discussão da Solução
Título: DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Diferenciar pirâmides e prismas tendo por base a listagem das propriedades do objeto de estudo.
Orientações: MURAL DAS PLANIFICAÇÕES
Cada dupla deve:
- Colar no mural a figura tridimensional planificada (aberta);
- Colar uma planificação diferente da mesma forma tridimensional;
Neste momento poderá propor uma discussão das diferenças e semelhanças entre as pirâmides e prismas e as duplas podem retomar as características discutidas no início da aula como referência.
Discuta com a turma
Faz-se necessário discutir com os alunos as possíveis formas de identificação de prismas e pirâmides.
- Observando o mural de planificações, é possível sabermos quais são os prismas e as pirâmides? Quais características diferenciam um do outro?
.
Sistematização do Conceito
Título: SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo previsto: 3 minutos
Propósito: Sistematizar o aprendizado vivenciado no decorrer das atividades.
Orientações: Resgatando as informações vivenciadas e aprendidas em sala de aula os alunos lerão as definições identificando e nomeando o conceito estudado.
Discuta com a turma:
- Neste momento vale a pena discutir pontos fundamentais da aula com os alunos resgatando nomenclaturas importantes como base, aresta, face, lateral, entre outros que surgirem.
Encerramento
Título: Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Sistematizar o conhecimento visto na aula.
Orientações: É importante apresentar este slide aos alunos para que compreendam a sequência do aprendizado e percebam as propriedades dos poliedros apresentados.
Raio X
Título: RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conceito de planificação dos poliedros.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base todo o conceito construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam o conceito de planificação, identificando as faces que a compõem. Caso algum aluno apresente dificuldade tente intervir para que relembre momentos importantes de aprendizagem em sala de aula.
Reserve um tempo posterior para socializar as respostas com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos. Abaixo segue os links das atividades do RAIO X e atividades complementares para impressão.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre figura tridimensional e figura plana?
- Quais as características mais importantes que diferenciam prismas de pirâmides?
Material complementar:
Raio x
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio X
Título: RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Verificar a compreensão do aluno sobre o conceito de planificação dos poliedros.
Orientações: Essa tarefa deve ser realizada individualmente. É importante que o aluno a realize tendo por base todo o conceito construído em sala de aula. Verifique se os alunos compreenderam o conceito de planificação, identificando as faces que a compõem. Caso algum aluno apresente dificuldade tente intervir para que relembre momentos importantes de aprendizagem em sala de aula.
Reserve um tempo posterior para socializar as respostas com toda a turma e assim poder ampliar o conhecimento dos alunos. Abaixo segue os links das atividades do RAIO X e atividades complementares para impressão.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre figura tridimensional e figura plana?
- Quais as características mais importantes que diferenciam prismas de pirâmides?