Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as imagens sugeridas, e explore com eles, apontando o que conseguem perceber de semelhanças e diferenças nas imagens. Faça perguntas, levando os alunos a compreenderem o conceito de retas paralelas e perpendiculares.
Propósito: Levar os alunos a identificarem as principais características das retas paralelas e perpendiculares.
Discuta com a turma:
- O que vocês entendem por retas paralelas?
- O que vocês sabem sobre retas perpendiculares?
- O que vocês conseguem perceber na faixa de pedestres? As linhas da faixa se encontram? Há uma distância determinada entre elas?
- E na cruz, o que há de diferente em relação à faixa de pedestres? O que você consegue perceber?
- E nas outras imagens, o que conseguimos apontar de semelhante? E diferenças?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)
Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.
Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.
Discuta com a turma:
- O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
- Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
- O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)
Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.
Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.
Discuta com a turma:
- O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
- Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
- O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6)
Propósito: Reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares e fazer com que os alunos coloquem em prática os conceitos, fazendo o seu próprio croqui de uma rua.
Orientação: Divida a turma em grupos. Entregue a atividade impressa para os alunos, ou apresente estes slides. Neles, os alunos verão passo a passo de um croqui de ruas, construído por um aluno e seus apontamentos referentes ao mesmo. Apresente as soluções encontradas por este aluno e promova uma discussão. Aproveite para reforçar o conceito de retas paralelas e retas perpendiculares. Em seguida, entregue a atividade com o enunciado e fitas adesivas coloridas para cada grupo, para construírem os seus próprios croquis. Nesta atividade, aparecerão várias resoluções e a partir delas, faça as intervenções necessárias, a fim de levar seus alunos a compreenderem corretamente o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Podem aparecer alguns croquis em que as retas paralelas estejam posicionadas de forma errada, formando retas concorrentes oblíquas, então faça perguntas aos alunos, levando-os a analisar os croquis e fazendo as correções necessárias.
Discuta com a turma:
- O aluno indicou as ruas S e Q, como perpendiculares. Você concorda com a afirmação dele? Por quê?
- Se prolongarmos a rua S, ela será paralela à rua Q? Por quê?
- O que este aluno teria que fazer para que a rua S se tornasse paralela à rua Q?
title> Discussão da solução
title> Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os grupos apresentem seus croquis. Faça as perguntas sugeridas. Promova uma exposição destes croquis e dê crédito aos alunos.
Propósito: Compartilhar e discutir os conceitos a partir dos croquis apresentados.
Discuta com a turma:
- Observando as retas que vocês construíram, elas obedecem as características estudadas de cada uma?
- Se continuarmos o desenho dessas retas paralelas, elas irão se encontrar em algum ponto? Se houver algum ponto em comum elas continuam a ser paralelas? Por quê?
- As retas que vocês fizeram como perpendiculares, apresentam corretamente o ângulo de 90 graus?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 8 e 9)
Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos aprendidos sobre retas paralelas. Peça que citem exemplos de objetos e lugares onde visualizamos este tipo de retas.Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos.
Discuta com a turma:
- Quando uma reta é paralela?
- Se elas não apresentarem a mesma distância entre si elas serão paralelas? Por quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 8 e 9)
Orientação: Retomar as principais características das retas perpendiculares, citando exemplos. Projete o slide ou escreva e desenhe no quadro.
Propósito: Relembrar as principais características de retas perpendiculares.
Discuta com a turma:
- Se as retas se cruzam mas formam ângulos menores que 90 graus, elas são consideradas perpendiculares? Por quê?
- Cite exemplos de objetos que conseguimos perceber retas perpendiculares.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Retome com seus alunos os conceitos principais sobre retas paralelas e retas perpendiculares, solicitando que eles registrem no caderno o resumo apresentado neste slide. Garanta que todos tenham compreendido o conceito de retas.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características das retas paralelas?
- Quais as principais características das retas perpendiculares?
- Se duas retas se cruzam, mas formam um ângulo maior que 90 graus, elas são perpendiculares? Por quê?
Raio-X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue aos seus alunos, a atividade em folha impressa. Peça que identifiquem no croqui as retas paralelas e as perpendiculares, pintando-as com as cores indicadas no enunciado.
Propósito: Aplicar os conceitos aprendidos, encontrando as retas paralelas e as retas perpendiculares.
Discuta com a turma: Após a atividade discuta com eles:
- Quais as características das ruas paralelas?
- Quais as características das ruas perpendiculares?
- Qual ângulo se forma nas ruas perpendiculares?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar