Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Apresentem no quadro ou slides o problema. Em seguida, dê uns minutos para que pensem nas diversas estratégias para chegar a solução. Discuta com os alunos as possibilidades coletivamente e vá registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando-as. Podendo utilizar letras, palavras, desenhos, figuras ou códigos.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre combinação de elementos, necessário para o desenvolvimento da aula.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que Tânia gosta de fazer?
- Com quem ela gosta de brincar?
- Quais os dias da semana Tânia pode brincar?
- Quais os tipos de brincadeiras Tânia vai brincar?
- O que a pergunta pede?
- Como registrar as combinações?
- Existe outra forma?
Materiais Complementares:
Atividade retomada
Resolução retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas fazendo intervenções.
Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.
Crie situações, estimulando-os a perceber que para fazer as combinações, precisa utilizar um brinco, uma pulseira e um colar de maneiras diferentes.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- O que tem no porta-jóias de Lívia Cristina?
- Quais os dias Lívia Cristina usa os acessórios?
- Você pode me contar como Lívia Cristina usa esses acessórios?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Qual é a representação que você precisa usar na resolução?
Propósito: Resolver o problema, utilizando árvore de posibilidades.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.
Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.
Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.
Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.
Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode mostrar como fez as combinações?
- Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
- Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
- Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro. Se desejar, peça aos alunos que registrem a síntese no caderno.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente o slide, distribua a atividade aos alunos ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo apresentado. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.
Discuta com a turma:
- O que conta o problema?
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Quais as perguntas do problema?
- O que está sendo solicitado?
Propósito: Verificar se o aluno consegue fazer as combinações, construindo diagramas, com autonomia.
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar