Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_24GRM_04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Meet, Google Formulários, Google Planilhas.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Retomada
Propor aos alunos um bate papo via Google Meet sobre as unidades de medida de tempo que eles conhecem e o significado delas frente a outra que seja menor. Por exemplo: “1 mês correspondem a quantos dias?”
Algumas questões como a variação de dias em um mês podem surgir, é importante que o professor possa esclarecer aos alunos o uso comercial dos 30 dias de um mês e como essa padronização auxilia nos cálculos e organização do calendário comercial.
Caso os alunos não tenham acesso à ferramenta ou não possam trabalhar de maneira síncrona, o professor pode organizar um material a ser disponibilizado via Google Apresentações, ou até mesmo impresso, garantindo os pontos levantados aqui anteriormente.
Atividade principal
Propor aos alunos que resolvam a situação e indiquem ao final qual a melhor unidade de medida para se medir o tempo de cada uma das tarefas e do total do tempo utilizado para cumprir todas as tarefas indicadas.
Os alunos podem fazer isso usando o Google Formulários ou em registro escrito.
Discussão das soluções
Após a resolução, o professor pode organizar mais uma sequência de perguntas que façam a turma refletir sobre a etapa anterior (Atividade Principal), questionando os alunos sobre o tamanho dos números que representam um mesmo tempo em horas, minutos e segundos, comparando a escrita desses números em relação ao tamanho deles.
Importante que os alunos consigam perceber, a partir das perguntas feitas, o uso da multiplicação como recurso essencial na transformação das unidades.
Sistematização
Não há.
Encerramento
O professor pode propor para a turma organizar o que aprenderam na aula, usando tópicos e criando exemplos de transformação de unidades de medida de tempo no próprio caderno.
Raio X
Propor aos alunos que resolvam as atividades presentes nesta etapa (incluindo as atividades complementares), o que pode ser feito por escrito ou usando o Google Formulários, desde que seja incluído um campo com breve explicação do raciocínio utilizado para resolução.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar junto ao aluno, intervalos de tempo que sejam curiosos. Por exemplo: o tempo que uma barra de chocolate demora para ser fabricada, ou o tempo de vida de um mosquito de determinada espécie. Listados estes intervalos (4 ou 5 intervalos diferentes), pedir que eles transformem estes intervalos e represente-os em horas, minutos e segundos. Isso pode ser feito via Google Planilhas ou com registro escrito.