Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: O professor apresenta à turma o objetivo do plano de aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Desenhe ou projete as imagens das cartelas na lousa, em seguida peça para que os alunos observem as imagens e digam em qual das cartelas os três robôs são compostos exclusivamente por polígonos.
Na cartela de João, o robô do meio não é composto exclusivamente por polígonos porque a cabeça dele é um círculo.
Na cartela de Ana, o robô do meio não é composto exclusivamente por polígonos, porque o corpo dele é composto por uma linha aberta.
Na cartela de Maria os três robôs são compostos por polígonos, porque são formados por figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.
Propósito: Rever o conceito de polígono: polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.
Materiais complementares:
Atividade de Retomada
Resolução da atividade de retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: O professor divide a turma em quatro grupos e entrega uma cartela para cada grupo. Em cada cartela existem figuras planas que são polígonos e figuras planas que não são polígonos.
Em um primeiro momento, cada aluno, individualmente, observa as figuras da cartela e faz anotações sobre as características de cada figura. Em seguida, cada um expõe as suas anotações ao grupo e discutem sobre tais observações.
O professor propõe que cada grupo exponha as características das figuras de suas cartelas, que irão se repetir nas cartelas de outros grupos. O professor pode escrever as observações na lousa ou em um blocão e ao final da discussão, diante das características em comum observadas pelos alunos, chega à conclusão do que deve ser escrito nos papéis que irá ler durante o sorteio do bingo.
O professor escreve em nove papéis as características dos polígonos e não polígonos que compõem as cartelas. Seguem algumas sugestões baseadas nas discussões em sala:
- Polígono formado por três lados e três ângulos.
- Polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.
- Polígono formado por cinco lados e cinco ângulos.
- Polígono formado por seis lados e seis ângulos.
- Polígono formado por sete lados e sete ângulos.
- Figura plana aberta formada por segmentos de reta.
- Figura plana fechada formada por segmentos de reta que se cruzam.
- Figura plana fechada formada por linha curva.
- Figura plana fechada formada por linha curva e segmentos de reta.
Distribui seis feijões, tampinhas ou qualquer outro objeto que sirva para a marcação das cartelas.
Coloca os papéis dobrados dentro de um saco e começa o sorteio. Os alunos devem ouvir as características do papel sorteado e fazer a correspondência com as imagens da cartela. Se as características do papel sorteado corresponder a alguma das imagens da cartela, o aluno deve marcar a imagem com um feijão ou outro objeto distribuído previamente para fazer as devidas marcações. O professor segue fazendo o sorteio até que algum grupo complete a cartela. O grupo que completar primeiro a tabela deve gritar ¨BINGO¨.
Propósito: Relacionar as características de polígonos e não polígonos apresentadas oralmente com as figuras apresentadas nas cartelas.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Deixe os alunos à vontade para fazer suas observações, para depois, se necessário, intervir com o vocabulário adequado. Por exemplo, atribuir os nomes aos polígonos ( triângulo, quadrilátero, pentágono, hexágono, heptágono).
O professor pode aproveitar o momento para propor aos alunos que relacionem o número de lados com o número de ângulos dos polígonos.
Nas figuras das cartelas existem dois quadriláteros, um quadrado e um paralelogramo. Os alunos podem atribuir características apenas quanto ao número de lados ou ângulos, ou podem diferenciar ângulos retos de ângulos não retos, se fizerem uma análise mais detalhada.
Nas figuras das cartelas existem dois de pentágonos, o pentágono regular, que os alunos estão acostumados a ver e a ¨bandeirinha de festa junina¨. Ambos possuem cinco lados e cinco ângulos.
O grupo que completar a cartela e gritar ¨BINGO¨, apresenta a cartela para conferir junto com a turma as figuras correspondentes às características sorteadas.
Propósito: Desenvolver a percepção visual e reforçar o conceito de polígonos através de uma atividade lúdica, um jogo de Bingo. Estimular a discussão entre alunos, promover o respeito, o aprendizado e novos questionamentos gerados a partir da atividade coletiva.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a aula retomando o conceito de polígono como figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.
Propósito: Fazer um resumo das atividades e retomada das discussões entre os alunos para que o conceito de polígonos se torne bem claro para os alunos.