Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar palavras derivadas com o sufixo -OSO.
Materiais necessários:
Papel de cartaz, caderno, lápis e canetas coloridas.
Dificuldades antecipadas:
Podem responder a carta lacunada sem manter o radical (com muitas saudades - saudoso), mas com sentido no texto. Orientá-los quanto a isso. É importante que os alunos tenham alguma familiaridade com os adjetivos, para que teçam relações de regularidade da classe gramatical com a terminação.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 25 de nov. de 2018.
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed, 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 25 de nov. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 25 de nov. de 2018.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1. Divida a sala em duplas.
2. Esclareça que trabalharão com o som /Z/ nas palavras, no sufixo OSO/OZO, estabelecendo conexões entre a grafia de palavras com Z e S e a classe de palavras a que pertencem.
3. Explique que algumas dúvidas ortográficas podem ser esclarecidas com base sobre a classificação morfológica das palavras.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1. Leia a carta em voz alta para os alunos, com as expressões escritas nos parênteses.
2. Discuta a primeira lacuna com eles, a fim de que percebam a lógica do pensamento: cheia de ansiedade = ansiosa.
3. Proponha que em duplas preencham as lacunas, lembrando de inserir apenas uma palavra em cada uma, mantendo a mesma ideia dos parênteses.
Materiais complementares:
Texto escrito no quadro, em cartaz ou em slide, lacunado, para que preencham. (Este texto foi escrito pela autora do plano, especialmente para esta aula)
Dicionário para consulta.
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A resolução da atividade encontra-se aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1. Divida o quadro em três colunas:
- 1ª: carta
- 2ª: questionário de análise
- 3ª: cartaz
2. Corrija a carta.
3. Leia as perguntas do slide ou coloque-as no quadro, ao lado da “carta”, para iniciar a análise do sufixo:
- Como elas terminam? (Todas em oso/osa)
- Qual a classe gramatical dessas palavras? (são adjetivos)
- Que significado essa terminação traz quando acrescentada a uma palavra que já existia? (traz a ideia de “com muito”, “cheio de”)
- Será que existe, que conseguem encontrar alguma palavra dessa ou de outra classe gramatical terminada com ozo/oza? Qual(is)? (cozo, do verbo cozer - cozinhar; gozo - substantivo ou verbo e outras pouco usuais) - podem consultar o dicionário.
4. Registre as respostas no quadro, junto às perguntas, conforme forem respondendo.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Monte um cartaz coletivo.
2. Peça que, em duplas, criem regras a partir do questionário.
3. Ouça as regras de cada dupla e juntos criem a da sala (sugestão no slide).
Materiais complementares:
Papel de cartaz, canetas coloridas, caderno e lápis.