Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer, refletir e descobrir a regularidade do plural das palavras terminadas em L e U e ampliar o vocabulário.
Materiais necessários: Lista de palavras, papel cartão de duas cores diferentes, caneta hidrocor, lápis de cor, caderno, lápis e uso indispensável do dicionário, plástico adesivo transparente.
Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas "L" e "U" no final de sílaba e conheçam os plurais das palavras.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 19 de nov. de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 19 de nov. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Informe aos alunos o tema da aula e pergunte se eles sabem algo sobre o mesmo.
- Anote as hipóteses no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Ainda coletivamente, solicite a turma que preencha as colunas do quadro. Vá questionando a grafia e trazendo à tona reflexões acerca da regularidade do plural dessas palavras, sendo esperado que os alunos percebam que as palavras terminadas em U acrescenta-se apenas o S, já nas palavras terminadas em L, tira-se o L e acrescenta-se o IS ou EIS.
- Divida a turma em 5 grupos, pois serão cinco blocos de palavras.
Material complementar: para obter uma cópia do slide clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
Regras do Desafio da Colinha:
1- Imprima o jogo.
2- Cole a colinha num papel cartão. Encape com plástico adesivo transparente.
3- Recorte a tabela por linhas, de modo que fique a palavra e o plural: 1- nau -nais
naus
4- Separe o jogo em blocos pelos números (bloco 1, bloco 2, bloco 3, bloco, 4 e bloco 5), cada bloco tem 10 palavras.
5- Dê um tempo para responderem a cada bloco. Pode ser utilizado o cronômetro do celular, uma ampulheta ou o relógio mesmo.
6- A cada jogada (tempo decorrido) os grupos trocam o bloco de palavras de modo que todos os grupos passem por todos blocos. Por exemplo: o grupo 1, na primeira rodada fica com o bloco 1 de palavras, na segunda rodada ele fica com o 2 ; grupo 2, bloco 2, na segunda rodada fica com o bloco 3 e assim sucessivamente.
Material complementar: Para obter uma cópia da atividade da tabela a ser preenchida no Desafio da Colinha clique aqui.
Para obter uma cópia do jogo Desafio da Colinha cique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Entregue uma tabela do Jogo da Colinha a cada grupo e oriente-os para colocarem as respostas bloco a bloco. Peça que escrevam com caneta.
2. Combine com a turma que a resposta só será considerada correta se a palavra estiver no plural e com a grafia exata.
3. Estabeleça tempo máximo de 2 minutos para que resolvam cada bloco da atividade nos grupos.
5. Circule entre os alunos para se certificar de que a atividade está ocorrendo conforme o esperado.
6. Observe se os alunos consultam a cola, ou se já compreenderam a regularidade do plural dessas palavras. Em caso de dificuldade, solicite que relembrem as regras do plural já retomadas na aula.
7. Antes da correção, pergunte aos alunos se conhecem o significado de todas as palavras, se não, peça que procurem no dicionário o significado delas.
8. Inicie a correção coletiva, solicitando que um representante de cada grupo por vez registre a palavra no quadro para confrontação com as respostas dos demais colegas, se houver dúvidas, questione aos alunos sobre a regularidade dessas palavras.
Material complementar: para obter uma cópia da atividade da tabela a ser preenchida no Desafio da Colinha clique aqui.
para obter uma cópia do jogo Desafio da Colinha cique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Questione os alunos sobre a atividade e as dificuldades que encontraram.
- Proponha que elaborem com suas próprias palavras uma dica sobre como se dá o plural palavras terminadas em L ou U.
Espera-se que os alunos apresentem esta dica:
Para saber se escreve com L ou U no final da palavra, escreva o plural da palavra. As palavras que no plural terminam com “is” ou “eis” são escritas com “L”. Se terminar com “s” é escrita com “U”. É só consultar o dicionário ou escrever a palavra no plural para saber se termina com U ou L.
- Registre essas conclusões em um cartaz para ser exposto em sala de aula para possíveis consultas.
- Garanta o registro nos cadernos.