Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Vídeo disponível aqui.
Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), faça a orientação da atividade. Comece perguntando aos alunos se é possível que uma palavra tenha dois acentos. Mostre a imagem do cartaz, disponível no slide da introdução do plano original, leia-o em voz alta para os alunos e faça uma exploração do mesmo. Sinalize a palavra ÓRGÃOS e explicite a acentuação da mesma, convidando os alunos a refletirem sobre o modo como a palavra é acentuada. Caso seja possível, envie o vídeo da campanha, solicite que os alunos o assistam, localizem a palavra órgãos e compartilhem o vídeo com os familiares.
Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha as palavras propostas nos slides 1 e 2 do desenvolvimento do plano (ÓRGÃOS; ÓRGÃOS X MACÃ). Explore as palavras explicitando a sílaba tônica e a acentuação. Utilize as orientações do plano original para realizar a exploração. Envie, por e-mail ou WhatsApp, a atividade proposta no desenvolvimento do plano (Vamos analisar as palavras?). Proponha que copiem no caderno e resolvam-na analisando qual é a sílaba tônica de cada palavra, para pensar se tem acento ou não. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e mostre as respostas através de ferramenta de gravação de tela, explicando-as para que os alunos corrijam suas atividades, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre a acentuação de palavras paroxítonas terminadas em Ã, ÃS, ÃO e ÃOS.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre os aprendizados acerca da acentuação de paroxítonas terminadas em Ã, ÃS, ÃO E ÃOS. Solicite que lhe enviem as anotações e elabore uma nota que sistematize as descobertas dos alunos em um painel, no PowerPoint. Envie-o aos alunos e solicite que o copiem no caderno.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o cartaz e o vídeo da campanha de doação de órgãos com os familiares e conversem com eles sobre o tema.