Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade.
- Opcionais: atividade para impressão; canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom, para que os estudantes possam realizar a tarefa em duplas e para o fechamento da proposta.
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo, áudio ou texto convidando as crianças a brincar de “Detetive de palavras”. A brincadeira consiste em descobrir, em uma lista de palavras, quais são intrusas (grafadas erradas quanto ao uso do fonema /s/). Posteriormente, é preciso corrigir a escrita e justificá-la. Envie a imagem que está na Introdução do plano para que os estudantes tenham uma ideia do que terão de fazer. Siga as orientações que estão na Introdução do plano original para apoiar sua fala.
Desenvolvimento
Se achar que os estudantes podem imprimir a atividade, envie-a em anexo junto com o convite para a proposta. Caso contrário, envie a imagem que está no Desenvolvimento do plano original e peça que façam uma tabela no caderno, com espaço para colocar a palavra corrigida e a justificativa da correção. Oriente que usem o dicionário físico ou online para verificar a escrita das palavras.
Se possível, combine com as crianças de fazerem duplas ou pequenos grupos para realizar a proposta conjuntamente por meio de videochamada. Combine um prazo para que enviem a resposta da atividade.
Fechamento
Combine uma videochamada para que seja possível socializar as respostas e as justificativas, para a correção das palavras. Nesse caso, compartilhe a tela do seu computador e vá escrevendo as principais conclusões feitas pelos estudantes sobre as muitas formas de grafia do fonema /s/. Aproveite para regular possíveis compreensões distorcidas, afinal, essa é a última aula de um conjunto de três planos de aula.
Grave a videochamada ou faça um resumo dela para compartilhar com quem não conseguiu acompanhá-la. Não deixe de dar uma devolutiva geral para os estudantes sobre seus avanços e desafios durante as atividades.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes na pesquisa das palavras no dicionário, assim como na viabilização das trocas entre os pares e com a turma por meio de videochamadas. Esse movimento de troca entre os estudantes e com a professora é de extrema importância para a manutenção dos vínculos afetivos e para o acompanhamento das aprendizagens.