Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jardelina Moura
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Oficina de Escrita
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Escrita de textos (compartilhada e autônoma) Produção de textos / Leitura e escuta / Pontuação / Morfologia/ Forma de composição do texto/ Oralidade
Dinâmica:
Parte 01: Motivar os alunos para a produção escrita por meio de fichas-objetivos retiradas de uma caixa.
Parte 02: Desenvolvimento: Apresentação das propostas de escrita, envolvendo contos conhecidos para atualização.
Parte 03: Revisão de escrita
Habilidade(s) da BNCC: (EF04LP05) (EF04LP11) (EF04LP12) (EF04LP13) (EF04LP21) (EF35LP06) (EF35LP07) (EF35LP08) (EF35LP14)
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita e suas diferentes possibilidades de exploração das capacidades criativas dos alunos. Nesta aula, pode ser dada ênfase na etapa de planejamento do texto para, em outro momento, partir para a produção e revisão.
O campo de atuação priorizado nessa atividade é : Todos os campos / Vida cotidiana / Vida pública e Artístico-literário
Justificativa: A escrita com a finalidade de aprender a escrever escrevendo, neste ciclo, focaliza a expressão verbal que tenha como ponto de partida a vivência dos alunos, suas histórias particulares, sua capacidade de opinar sobre os temas propostos a partir de seu olhar específico e comunicar-se com o outro. Nesse sentido, ao interagir com situações de produção, os alunos poderão, na prática, fazer uso do próprio repertório leitor, do conhecimento enciclopédico com maior propriedade, em confluência ou por embate da visão externa a sua. Dessa maneira, os estudantes ampliarão importantes estratégias de produção textual, a partir do diálogo com seus pares, nos momentos das produções, e terão oportunidade de aprender, de modo significativo, em diferentes situações de aprendizagem acerca da modalidade escrita da língua.
Materiais necessários:
- 01 caixa de papelão média, forrada com papel vermelho, para simular uma “máquina de resgatar histórias”.
- Objetos simbólicos relacionados às histórias clássicas e populares: gorro, maçã de plástico, varinha mágica, bola de cristal, botas, chaves, baú, um boneco de brinquedo, um robô, imagem de um castelo, um espantalho, uma lupa,
Dificuldades antecipadas:
Embora existam gêneros conhecidos de grande parte das crianças e muitas delas já tenham certa familiaridade com a leitura desses textos, a produção escrita é exigente sob muitos aspectos. Nesse sentido, é possível que os alunos sintam dificuldade em organizar as ideias, sequenciar informações, estabelecer uma relação lógica entre as linguagens verbal e não verbal, elaborar diálogos coerentes com os propósitos da produção dos textos, considerando o assunto e interlocutores definidos. Além disso, eles serão convidados a ampliar as suas capacidades de uso da modalidade escrita, associando-a aos recursos multimodais característicos dos gêneros. Dessa forma, considerando o caráter híbrido dos gêneros, é possível que as situações de produção suscitem demandas bem específicas para a escrita dos textos e os alunos, nesses momentos, solicitem de modo significativo ajudas do professor.
Referências sobre o assunto:
http://territoriodobrincar.com.br/
KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
Schneuwly, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.