Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividade e as orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Atividade disponível aqui.
Introdução
Utilizando uma ferramenta de gravador de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui), mostre a tabela proposta no slide da introdução do plano original e explique a atividade. Aproveite para retomar as descobertas das aulas anteriores, sobre os usos do fonema /z/.
Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade proposta no desenvolvimento do plano de aula, por e-mail ou WhatsApp, e oriente que copiem a tabela no caderno. Diga, através de áudio ou vídeo, que você irá ditar as palavras e que eles deverão localizar a escrita correta de cada palavra e pintá-la na tabela. Oriente que, caso tenham dúvida, consultem um dicionário (lembre-se de enviar um dicionário virtual para o caso de os alunos não terem um dicionário físico em casa). Oriente-os a marcar SIM na última coluna da tabela sempre que precisarem consultar o dicionário e NÃO quando não precisarem consultá-lo.
Fechamento
Realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom e realize a correção coletiva da atividade, conforme as orientações propostas no fechamento do plano original. Aproveite para fazer a sistematização das aprendizagens, solicitando que os alunos exponham o que aprenderam.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para auxiliarem no uso do dicionário.