Cordel e ilustração
Cordel e ilustração
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides , cópias do texto, folhas de cartolina, papel pardo ou papel 40kg, tiras de papel, uma caixa e ficha técnica (Conheça o teatro!) da peça de teatro para ser completada pelos alunos.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é um fato que pode acontecer por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponder às expectativas dos colega. Quanto a compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores, por dificuldades na leitura, por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes. A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e Ensinar - o texto dramático na escola. Revista Científica FAP. Curitiba, v4, 2009. P.149-154. Discponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952>.
FERREIRA, Anna Rachel. Prepare-se para cenas dramáticas. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas>. Acesso em: 21 jul. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A atividade será introduzida a partir da leitura de duas estrofes do cordel “As proezas de João Grilo” e da observação da ilustração da capa do cordel. Esses dois recursos farão a introdução da personagem João Grilo que é muito popular na literatura brasileira. É interessante a projeção do slide para que todos possam fazer a leitura e a observação juntos e iniciar a discussão. Caso não seja possível, a impressão desse material pode ser feita e distribuída para os alunos.
Materiais complementares:
Textos para o professor:
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.
a. Quantas personagens o texto apresenta?
b. Como você descobriu?
c. Teria uma outra forma de marcarmos as falas das personagens? Como vocês fariam?
e. Vocês acham que marcar as falas vai facilitar a leitura?
a. É fácil fazer uma leitura de um texto dramático? Por quê?
b. Como esse texto é estruturado?
c. O que podemos encontrar nesse tipo de texto que não encontramos em outros?
d. Como foi a leitura do grupo que a executou?
e. Quais foram os pontos positivos da leitura de acordo com os critérios que estabelecemos?
f. Quais foram os pontos negativos da leitura de acordo com os critérios que estabelecemos?
g. O que poderia ser melhorado?
Comentários: Caso esteja seguindo as aulas em sequência, peça para que os alunos comparem características desse texto com o da aula anterior, buscando regularidades características do gênero como: texto “dialogado”, sem narrador, em que os personagens atuam seguindo cada um o seu script e suas falas. Mostrar que ao faltar as marcas de cena nesse texto, dá mais liberdade para a atuação para os atores. Essa percepção deve reforçar a ideia de que esse é um texto feito para ser encenado.
Materiais complementares:
Orientações:
Caso não consiga imprimir o texto, este slide pode ser lido em voz alta pelo professor e os grifos podem ser feitos de forma coletiva.
Caso consiga imprimir uma cópia para cada aluno, pule estes slides.
Orientações:
Caso não consiga imprimir o texto, este slide pode ser lido em voz alta pelo professor e os grifos podem ser feitos de forma coletiva.
Caso consiga imprimir uma cópia para cada aluno, pule estes slides.
Orientações:
Caso não consiga imprimir o texto, este slide pode ser lido em voz alta pelo professor e os grifos podem ser feitos de forma coletiva.
Caso consiga imprimir uma cópia para cada aluno, pule estes slides.
Orientações:
Caso não consiga imprimir o texto, este slide pode ser lido em voz alta pelo professor e os grifos podem ser feitos de forma coletiva.
Caso consiga imprimir uma cópia para cada aluno, pule estes slides.
Orientações:
Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.
a. Como vocês descobriram isso?
b. Há alguma parte do texto que justifique essa resposta?
c. Qual é seu ponto de vista sobre…?
d. Vocês concordam? Discordam? Por quê?
5. Caso todas as perguntas não consigam ser feitas, elas podem ser guardadas para um momento posterior ou podem ser enviadas como uma tarefa de casa.
Materiais complementares:
Sugestões de Perguntas para a dinâmica
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide com as orientações para o preenchimento coletivo da ficha técnica a ser realizado pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.
Materiais complementares:
Ficha técnica para compor um mural (Conheça o Teatro!)
Novas Aventuras de João Grilo, disponível em http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/novas-aventuras-de-joao-grilo, acesso em 15 de Agosto de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Cordel e ilustração disponíveis aqui;
Texto “Novas aventuras de João Grilo”, disponível aqui;
Sugestões de perguntas sobre o texto, disponíveis aqui;
Link para donwload da peça "Novas aventuras de João Grilo", disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Ficha “Conheça o teatro”, disponível aqui, para ser preenchida ao final de cada aula, quando houver a apresentação de um novo texto.
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o cordel de João Grilo com a ilustração. Explique o que é um cordel e sua importância para a cultura nordestina, informe que João Grilo é uma personagem popular que aparece em contos, cordéis e no livro “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Envie o link com uma das cenas do filme, disponível aqui. Depois, envie também algumas das perguntas que estão na introdução do plano original e solicite que os estudantes as respondam por mensagem, no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias.
Desenvolvimento
Convide os estudantes, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, a conhecerem um trecho de um texto dramático cuja personagem principal é o João Grilo. Envie o texto e diga que eles devem prestar atenção nas características e posicionamentos da personagem. Solicite que respondam: “Quantas personagens o texto apresenta? Como você descobriu?” Depois, oriente que pintem de determinada cor apenas o nome de cada personagem do texto (não é preciso pintar toda a fala). Isso facilitará a leitura compartilhada. Para que seja possível pintar o nome das personagens, o texto deve ser entregue impresso ou você deve enviar um documento editável, no Word ou no Google Docs (neste caso, selecione a opção “enviar uma cópia para cada aluno”, para não ocorrer de todos editarem o mesmo arquivo). Envie ainda algumas perguntas sobre o texto (selecione-as dentre as sugestões do plano original, disponíveis aqui). Estipule um prazo para o término da atividade.
Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam ler o texto juntos, socializar as respostas a algumas perguntas e conversar sobre o gênero dramático. Para fazer a leitura, convide um estudantes para interpretar cada personagem que aparece no texto. Você também pode ser uma das personagens, servindo de modelo para os estudantes.
Depois da leitura, proponha as seguintes perguntas: “Foi fácil fazer uma leitura deste texto dramático? O que poderia ser melhorado na leitura (dicção, fluência, entonação, dramatização etc.)? Como esse texto está estruturado? (Texto “dialogado”, sem narrador, em que as personagens atuam seguindo marcas cênicas e falas.)
Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar. Caso não seja possível realizar a videochamada, faça alguns esclarecimentos sobre o gênero, de acordo com as respostas obtidas na atividade, e sugira que eles façam a leitura do texto em casa, com a ajuda de familiares, cada um interpretando um personagem. Em ambos os casos, envie o link para download da peça na íntegra (disponível aqui) àqueles que queiram conhecer todo o enredo da história.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos vídeos e ler o texto da peça “Novas aventuras de João Grilo” junto com as crianças. Podem brincar de interpretar as personagens e de improvisar essa ou outras cenas que queiram inventar, aproveitando para se divertirem juntos!
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides , cópias do texto, folhas de cartolina, papel pardo ou papel 40kg, tiras de papel, uma caixa e ficha técnica (Conheça o teatro!) da peça de teatro para ser completada pelos alunos.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é um fato que pode acontecer por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponder às expectativas dos colega. Quanto a compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores, por dificuldades na leitura, por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes. A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e Ensinar - o texto dramático na escola. Revista Científica FAP. Curitiba, v4, 2009. P.149-154. Discponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952>.
FERREIRA, Anna Rachel. Prepare-se para cenas dramáticas. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas>. Acesso em: 21 jul. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: