Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é de compreender acerca dos problemas relacionados à interferência da fala nos ditongos AI, EI, OU.
Materiais necessários: Aparelho de som, CD, atividade xerocopiada, quadro para sistematização do conteúdo.
Dificuldades antecipadas: Alunos que não estejam plenamente alfabetizados podem ter mais dificuldade em observar que a língua falada e a língua escrita são sistemas distintos, cada um obedecendo regras específicas.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
ADAMOLI, M. A. Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 2006. 119f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
ADAMOLI, M. A. As diferentes grafias dos ditongos variáveis em textos de escrita inicial. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1624/1507;
PAIVA, M. C. A. Supressão das semivogais nos ditongos decrescentes. In: OLIVEIRA E SILVA, G.M & SCHERRE, M.M.P. (orgs.) Padrões sociolinguísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Converse com a classe que durante esta aula eles terão a oportunidade de perceber que música e ortografia é uma ótima combinação. Ressalte a importância dos ouvidos estarem bem atentos durante toda a atividade para perceberem o valor sonoro das palavras. Inicialmente as cantigas não deverão ser projetadas para os estudantes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Entregue uma cópia das cantigas para cada aluno.
- Explique aos estudantes que antigamente, quando ainda não havia CD, não era comum os “discos” apresentarem as letras das canções (se você conseguir, pode levar um disco como exemplo). As pessoas precisavam “tirar a letra”, isto é, ouvir várias vezes a música até conseguir transcrever a letra para poder cantar junto com o músico.
- Peça que preencham o texto com as palavras ausentes.
- Sugira que alguns aprendizes escrevam suas hipóteses no quadro.
- Faça considerações referentes à escrita dos ditongos com pronúncia reduzida, pois no tocante à grafia dos ditongos variáveis, é muito comum os alunos suprimirem as semivogais ‘i’ e ‘u’ tal qual o fazem em sua língua falada. Exemplo disso será na escrita da palavra brigou que poderá ser escrita equivocadamente como brigo. Diante disso, se o aprendiz que escolheu para ir no quadro escrever a palavra corretamente, pergunte se algum outro aluno escreveu diferente e certifique. É comum a pronúncia do ditongo ou ser feita como se fosse o e a pronúncia ei ser feita como se fosse e.
- Ressalte que todos os verbos da 3ª pessoa do singular do pretérito do indicativo terminam com OU. Exemplos: ele brigou, ele jogou, ele pulou. E que alguns ditongos, se apagados da sílaba, podem alterar o significado da palavra, como em soube que pode ficar sobe.
- Enquanto desenvolve com a classe as descobertas, vá registrando e organizando no quadro algumas informações importantes.
Materiais complementares: caso julgue necessário, para acessar algumas considerações referentes aos ditongos com pronúncia reduzida clique aqui. Para impressão do texto clique aqui e para resolução clique aqui.