Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações, atividades, respostas e devolutivas;
Notícia sobre Atlântida, disponível aqui;
Vídeo sobre lides, disponível aqui.
- Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a explorar algumas notícias com você. Pergunte se eles sabem o que é um lide e explique de acordo com as orientações do plano original. No plano, há um exemplo de lide retirado de uma notícia utilizada no 1º plano desta sequência de 3 aulas. Se você achar que é o caso, envie a imagem do slide para que visualizem o exemplo.
Além disso, a Introdução do plano traz a sugestão de um vídeo explicativo e alguns questionamentos (adapte-os de acordo com o que você já revelou ou não em sua explanação). Combine um prazo para que os estudantes assistam ao vídeo e enviem suas respostas. Envie uma devolutiva informando que, na próxima atividade, são eles que vão criar lides para notícias.
Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, a notícia sobre Atlântida, disponível aqui. Se possível, grave também um áudio lendo o texto, o que dará mais autonomia aos estudantes que ainda não têm uma leitura fluente. Envie os questionamentos presentes no plano original sobre a notícia. Depois, envie a proposta de criação de um lide, orientando que se atentem para a concordância dos verbos.
Forme duplas se você achar que é possível a troca entre os estudantes por telefone ou mensagem. Estipule um prazo para o envio das respostas e dos lides.
Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam compartilhar os lides criados. Como você já vai ter recebido os lides, é possível organizá-los em um arquivo e compartilhar a tela com os estudantes. Assim, todos podem ler os lides criados pelos colegas. Siga as sugestões do plano original para conduzir a discussão. Grave a videochamada para enviar àqueles que não puderem participar.
Caso não seja possível fazer a videochamada, envie o arquivo com os lides recebidos e sugira aos estudantes que deem sua opinião e apontem se houver algum problema de concordância verbal. Organize uma devolutiva geral, valorizando as contribuições dos colegas e comentando sobre sua percepção a respeito das atividades desenvolvidas pela turma.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode auxiliar na leitura do texto e conversar com os estudantes sobre o que entenderam e qual sua opinião sobre os fatos noticiados. Podem auxiliar também na troca entre os pares e com a professora por meio de videochamadas. Esse movimento favorece a continuidade das aprendizagens e a manutenção dos vínculos de cada aluno com a turma.