Imagens contexto
Plano de Aula
Plano de aula: As cidades - mudanças e permanências ao longo dos tempos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências
Por: Aline Soares Silva
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cartolina branca para confecção de cartazes para grupos de até 5 alunos. Lápis de colorir, giz de cera ou caneta hidrocor. Computadores/ notebooks ou tablets para pesquisa. Caso não tenha disponível - livros e enciclopédias previamente selecionadas que tragam informações sobre Ouro Preto e Parintins.
Material complementar: links para impressão do material proposto na aula.
Imagens contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdA9Yjp6rttWzrhR62CbsCJBmV68G95cUDQSVcD59pWXUwJDjwdGP5umhc2K/his4-01und04-imagens-contexto.pdf
Textos Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DT48sf8zaJGh8pA4tMS3HDXK3pnD8hSsahGWPkamrwgVM8M6KHrZSttB76hr/his4-01und04-textos-problematizacao.pdf
Imagens problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYbQhdr7NdRZVKFWhbU59FUrJMD3gJXA7mK3JxejjE7QNnxFwu4EdnpW4Nra/his4-01und04-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Links de acesso aos sites que retratam as cidades trabalhadas nesta aula.
Sobre Salvador: http://www.cidade-salvador.com/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Sobre a cidade e atividades econômicas: http://www.salvadorbahiabrasil.com/economia-salvador.htm (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Parintins
Texto completo - http://portaldoamazonas.com/parintins-a-ilha-encantada-do-amazonas-e-terra-do-boi-bumba (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Campo grande
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Campo-Grande-day.jpg (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Ouro Preto
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/ouro-preto (Acesso em 16 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua projetor, ele poderá ser escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre o que pode ter mudado na sua cidade com o decorrer do tempo. Pergunte rapidamente ao grupo:
Será que toda as cidades brasileiras mudaram após sua fundação?
O que mais se transformou?
Como eram as ruas? Como eram as moradias?
Guarde as respostas para o contexto da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as imagens que mostram a cidade de Salvador.
1 - Explique aos alunos que as imagens retratam a cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia, em meados do século XIX e início do século XX.
Caso não possua projetor, as imagens podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdA9Yjp6rttWzrhR62CbsCJBmV68G95cUDQSVcD59pWXUwJDjwdGP5umhc2K/his4-01und04-imagens-contexto.pdf
2 - Comente com os alunos que Salvador foi a primeira cidade brasileira fundada em 1549 e a primeira capital da então colônia portuguesa. Antes dela, por aqui existiam vilas.
3 - Provoque o grupo com algumas questões:
Como eram as construções naquela época? Será que algumas permanecem iguais?
Será que toda a cidade mudou?
Quais trabalhos você pensa que as pessoas realizam naquela época?
Como eram as relações de trabalho nas cidades? Aqui deve-se discutir sobre o trabalho escravo.
O modo de organização das pessoas (na escola, no trabalho, nas decisões políticas…) na maioria das cidades do Brasil mudou?
Como eram as roupas das pessoas? E as formas de transporte?
Nas figuras 3 e 4 é possível ver o calçamento das ruas, há ruas com calçamento parecido na atualidade?
Finalize as discussões com as questões que seguem no slide 2.
Caso julgue necessário, leia, adapte ou conte partes do texto, que julgar mais importantes, para seus alunos, a fim de que eles tenham maiores argumentos para responderem as questões abaixo.
Salvador foi capital do governo brasileiro de 1549 a 1763. No início do século XIX, Salvador possuía cerca de 70 mil habitantes e hoje possui em torno de 2,6 milhões de habitantes (dados de 2018) . A Cidade era a maior do Império Português e só perdia para Lisboa, capital de Portugal. Naquela época era considerada uma das mais belas cidades da América e de todo o Hemisfério Sul. Em 1873, Salvador ganhou uma de suas mais conhecidas construções: “o Elevador Lacerda, um dos mais importantes empreendimentos da engenharia brasileira daquele século”, construído pelos irmãos Lacerda . A foto 2 mostra o local onde hoje está construído o elevador Lacerda. [...]
No início de sua colonização, a cidade tinha como base da economia o comércio do que era produzido nos engenhos, o açúcar e os derivados da cana. A partir do final do século XIX iniciou-se a produção do cacau. No ano de 1904 havia muitas fábricas e manufaturas, algumas estavam ligadas a fiação e tecelagem, outras fábricas de charutos, de cerveja e eram fábricas de calçados. a cresceu devido às várias iniciativas políticas e incentivos implantados no estado como o pólo petroquímico de Camaçari.
“De 1912 até os anos 30, Salvador foi reconstruída, com a demolição de patrimônios históricos para abertura de grandes avenidas e a passagem de bondes. Nos anos 60, começou a segunda grande reestruturação urbanística de Salvador[...]. Foi construída a Avenida Contorno e grandes avenidas de vale, interligando os bairros.”[...] “A Cidade, construída em dois andares, é historicamente uma das mais importantes da América. A evolução de seu perfil, visto da Baía de Todos os Santos, ao longo de mais de quatro séculos, é fascinante. Além disso, as contribuições de seu povo para a cultura brasileira e mundial são imensas.”
Trechos retirados do site: http://www.cidade-salvador.com/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Sugestão para enriquecer o contexto: Utilize outros textos ou imagens sobre a cidade. Entregue essas imagens impressas aos alunos, a fim de que eles observem questões relevantes sobre a cidade.
Vídeo sobre a cidade de Salvador na atualidade. Pode ser usado ao final do contexto - https://www.youtube.com/watch?v=WsxMk88gaTs (Acesso em 16 de março de 2019)
Para você saber mais: Acesse o link para conhecer sobre a cidade de Salvador no século XIX: http://www.cidade-salvador.com/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Sobre a cidade e atividades econômicas: http://www.salvadorbahiabrasil.com/economia-salvador.htm (Acesso em 16 de março de 2019)
1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Salvador_bahia_panorama_1870.jpg
Acesso em: 29/12/18
2 -Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Salvador_Piedade_XIX.jpg?uselang=pt-br
Acesso em: 29/12/18
3 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5a/Bahia_-_vista.jpg
Acesso em: 29/12/18
4 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Vis%C3%A3o_do_Elevador_Lacerda.jpg
Acesso em: 29/12/18
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as imagens que mostram a cidade de Salvador.
1 - Explique aos alunos que as imagens retratam a cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia, em meados do século XIX e início do século XX.
Caso não possua projetor, as imagens podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hdA9Yjp6rttWzrhR62CbsCJBmV68G95cUDQSVcD59pWXUwJDjwdGP5umhc2K/his4-01und04-imagens-contexto.pdf
2 - Comente com os alunos que Salvador foi a primeira cidade brasileira fundada em 1549 e a primeira capital da então colônia portuguesa. Antes dela, por aqui existiam vilas.
3 - Provoque o grupo com algumas questões:
Como eram as construções naquela época? Será que algumas permanecem iguais?
Será que toda a cidade mudou?
Quais trabalhos você pensa que as pessoas realizam naquela época?
Como eram as relações de trabalho nas cidades? Aqui deve-se discutir sobre o trabalho escravo.
O modo de organização das pessoas (na escola, no trabalho, nas decisões políticas…) na maioria das cidades do Brasil mudou?
Como eram as roupas das pessoas? E as formas de transporte?
Nas figuras 3 e 4 é possível ver o calçamento das ruas, há ruas com calçamento parecido na atualidade?
Finalize as discussões com as questões que seguem no slide 2.
Caso julgue necessário, leia, adapte ou conte partes do texto, que julgar mais importantes, para seus alunos, a fim de que eles tenham maiores argumentos para responderem as questões abaixo.
Salvador foi capital do governo brasileiro de 1549 a 1763. No início do século XIX, Salvador possuía cerca de 70 mil habitantes e hoje possui em torno de 2,6 milhões de habitantes (dados de 2018) . A Cidade era a maior do Império Português e só perdia para Lisboa, capital de Portugal. Naquela época era considerada uma das mais belas cidades da América e de todo o Hemisfério Sul. Em 1873, Salvador ganhou uma de suas mais conhecidas construções: “o Elevador Lacerda, um dos mais importantes empreendimentos da engenharia brasileira daquele século”, construído pelos irmãos Lacerda . A foto 2 mostra o local onde hoje está construído o elevador Lacerda. [...]
No início de sua colonização, a cidade tinha como base da economia o comércio do que era produzido nos engenhos, o açúcar e os derivados da cana. A partir do final do século XIX iniciou-se a produção do cacau. No ano de 1904 havia muitas fábricas e manufaturas, algumas estavam ligadas a fiação e tecelagem, outras fábricas de charutos, de cerveja e eram fábricas de calçados. a cresceu devido às várias iniciativas políticas e incentivos implantados no estado como o pólo petroquímico de Camaçari.
“De 1912 até os anos 30, Salvador foi reconstruída, com a demolição de patrimônios históricos para abertura de grandes avenidas e a passagem de bondes. Nos anos 60, começou a segunda grande reestruturação urbanística de Salvador[...]. Foi construída a Avenida Contorno e grandes avenidas de vale, interligando os bairros.”[...] “A Cidade, construída em dois andares, é historicamente uma das mais importantes da América. A evolução de seu perfil, visto da Baía de Todos os Santos, ao longo de mais de quatro séculos, é fascinante. Além disso, as contribuições de seu povo para a cultura brasileira e mundial são imensas.”
Trechos retirados do site: http://www.cidade-salvador.com/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Sugestão para enriquecer o contexto: Utilize outros textos ou imagens sobre a cidade. Entregue essas imagens impressas aos alunos, a fim de que eles observem questões relevantes sobre a cidade.
Vídeo sobre a cidade de Salvador na atualidade. Pode ser usado ao final do contexto - https://www.youtube.com/watch?v=WsxMk88gaTs (Acesso em 16 de março de 2019)
Para você saber mais: Acesse o link para conhecer sobre a cidade de Salvador no século XIX: http://www.cidade-salvador.com/ (Acesso em 16 de março de 2019)
Sobre a cidade e atividades econômicas: http://www.salvadorbahiabrasil.com/economia-salvador.htm (Acesso em 16 de março de 2019)
1 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Salvador_bahia_panorama_1870.jpg
Acesso em: 29/12/18
2 -Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Salvador_Piedade_XIX.jpg?uselang=pt-br
Acesso em: 29/12/18
3 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5a/Bahia_-_vista.jpg
Acesso em: 29/12/18
4 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Vis%C3%A3o_do_Elevador_Lacerda.jpg
Acesso em: 29/12/18
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos. Entregue para cada grupo um dos textos sugeridos, projete-os conforme slides da aula, entregue um computador ou dispositivo móvel/ notebook ou tablet para que os alunos os acessem ou imprima-os e entregue aos grupos.
Os textos podem ser impressos aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DT48sf8zaJGh8pA4tMS3HDXK3pnD8hSsahGWPkamrwgVM8M6KHrZSttB76hr/his4-01und04-textos-problematizacao.pdf
- Cada grupo deverá representar a cidade que conheceu por meio do texto, na forma de um desenho ou pintura. Peça para que viagem no tempo e vejam a cidade como ela foi escrita no texto. Para isso é importante que estejam atentos aos detalhes do texto. Diga que podem pesquisar sobre essa cidade, buscando fotos e informações que possam enriquecer seu trabalho. Para isto disponibilize computadores ou traga livros e enciclopédias para a sala de aula.
- Entregue uma cartolina para cada grupo. Explique aos alunos que, a partir da leitura do texto, eles devem montar a cidade por meio das informações adquiridas.
- Peça que metade dos grupos represente Ouro Preto e metade Parintins. Isso fará com que o resultado do trabalho seja ainda mais rico e diversificado. Assim vocês terão trabalhos diferentes para comparar e poderão ser ainda mais enriquecidos.
- Durante a confecção dos trabalhos, faça algumas perguntas, para que os alunos reflitam durante a montagem das cidades:
Qual a época retratada?
Como eram as construções?
Como eram as relações de trabalho?
Havia comércios? De que tipo?
Como eram os meios de transporte?
Como era a vida dos homens, mulheres e crianças?
Pessoas de etnias diferentes viviam nas cidades?
Essas perguntas provavelmente irão suscitar a imaginação e deixarão o produto final mais rico.
Enquanto os alunos fazem as ilustrações passe em cada um dos grupos discutindo sobre a formação das cidades e sobre como as cidades de hoje são diferentes. Questione-os sobre os tempos passados, as relações estabelecidas, as pessoas responsáveis pela construção das primeiras cidades. Pergunte sobre o que é necessário para que uma cidade seja mantida.
No momento da montagem das cidades, é importante discutir com os alunos que existem cidades de grande, médio e pequeno porte e estas são definidas, de acordo com o IBGE, pelo número de habitantes. Cidade pequena: 500 a 100 000 habitantes; Cidade média: 100 001 a 500 000 habitantes; Cidade grande: acima de 500 000 habitantes. A maioria das grandes cidades são capitais do estados brasileiros, possuem um número grande de habitantes e em função disso têm oferta maior de serviços. Aquelas de médio porte, assim como as grandes, são locais onde geralmente se instalam indústrias e fábricas, possuem muitos comércios e ofertas de serviços, porém com população um pouco menor. Existem também as cidades de pequeno porte, onde há um número pequeno de empresas ou não há existência delas, algumas se localizam distante da região metropolitana. Em muitas cidades de pequeno porte as pessoas ainda vivem de forma bem simples, utilizando muitos recursos naturais. Vivem de agricultura familiar e criação de animais de pequeno porte.
Ao final das ilustrações, projete ou entregue a cada grupo uma foto da cidade na atualidade e peça para que comparem com sua cidade ilustrada.
As imagens podem ser impressas nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYbQhdr7NdRZVKFWhbU59FUrJMD3gJXA7mK3JxejjE7QNnxFwu4EdnpW4Nra/his4-01und04-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre Parintins
Texto completo - http://portaldoamazonas.com/parintins-a-ilha-encantada-do-amazonas-e-terra-do-boi-bumba (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Campo grande
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Campo-Grande-day.jpg (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Ouro Preto
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/ouro-preto (Acesso em 16 de março de 2019)
Como adequar à sua realidade: Acrescente aos textos, um que retrate a sua cidade em tempos mais remotos. Caso não seja possível, acrescente um texto sobre uma cidade próxima. Isso poderá enriquecer ainda mais a aula e retratar a realidade do seu grupo de forma mais fiel.
Link das imagens:
Ouro Preto - Arquivo Pessoal
Parintins
Disponível: Nova Escola
Acesso: 08/03/19
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos. Entregue para cada grupo um dos textos sugeridos, projete-os conforme slides da aula, entregue um computador ou dispositivo móvel/ notebook ou tablet para que os alunos os acessem ou imprima-os e entregue aos grupos.
Os textos podem ser impressos aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DT48sf8zaJGh8pA4tMS3HDXK3pnD8hSsahGWPkamrwgVM8M6KHrZSttB76hr/his4-01und04-textos-problematizacao.pdf
- Cada grupo deverá representar a cidade que conheceu por meio do texto, na forma de um desenho ou pintura. Peça para que viagem no tempo e vejam a cidade como ela foi escrita no texto. Para isso é importante que estejam atentos aos detalhes do texto. Diga que podem pesquisar sobre essa cidade, buscando fotos e informações que possam enriquecer seu trabalho. Para isto disponibilize computadores ou traga livros e enciclopédias para a sala de aula.
- Entregue uma cartolina para cada grupo. Explique aos alunos que, a partir da leitura do texto, eles devem montar a cidade por meio das informações adquiridas.
- Peça que metade dos grupos represente Ouro Preto e metade Parintins. Isso fará com que o resultado do trabalho seja ainda mais rico e diversificado. Assim vocês terão trabalhos diferentes para comparar e poderão ser ainda mais enriquecidos.
- Durante a confecção dos trabalhos, faça algumas perguntas, para que os alunos reflitam durante a montagem das cidades:
Qual a época retratada?
Como eram as construções?
Como eram as relações de trabalho?
Havia comércios? De que tipo?
Como eram os meios de transporte?
Como era a vida dos homens, mulheres e crianças?
Pessoas de etnias diferentes viviam nas cidades?
Essas perguntas provavelmente irão suscitar a imaginação e deixarão o produto final mais rico.
Enquanto os alunos fazem as ilustrações passe em cada um dos grupos discutindo sobre a formação das cidades e sobre como as cidades de hoje são diferentes. Questione-os sobre os tempos passados, as relações estabelecidas, as pessoas responsáveis pela construção das primeiras cidades. Pergunte sobre o que é necessário para que uma cidade seja mantida.
No momento da montagem das cidades, é importante discutir com os alunos que existem cidades de grande, médio e pequeno porte e estas são definidas, de acordo com o IBGE, pelo número de habitantes. Cidade pequena: 500 a 100 000 habitantes; Cidade média: 100 001 a 500 000 habitantes; Cidade grande: acima de 500 000 habitantes. A maioria das grandes cidades são capitais do estados brasileiros, possuem um número grande de habitantes e em função disso têm oferta maior de serviços. Aquelas de médio porte, assim como as grandes, são locais onde geralmente se instalam indústrias e fábricas, possuem muitos comércios e ofertas de serviços, porém com população um pouco menor. Existem também as cidades de pequeno porte, onde há um número pequeno de empresas ou não há existência delas, algumas se localizam distante da região metropolitana. Em muitas cidades de pequeno porte as pessoas ainda vivem de forma bem simples, utilizando muitos recursos naturais. Vivem de agricultura familiar e criação de animais de pequeno porte.
Ao final das ilustrações, projete ou entregue a cada grupo uma foto da cidade na atualidade e peça para que comparem com sua cidade ilustrada.
As imagens podem ser impressas nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYbQhdr7NdRZVKFWhbU59FUrJMD3gJXA7mK3JxejjE7QNnxFwu4EdnpW4Nra/his4-01und04-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre Parintins
Texto completo - http://portaldoamazonas.com/parintins-a-ilha-encantada-do-amazonas-e-terra-do-boi-bumba (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Campo grande
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Campo-Grande-day.jpg (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Ouro Preto
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/ouro-preto (Acesso em 16 de março de 2019)
Como adequar à sua realidade: Acrescente aos textos, um que retrate a sua cidade em tempos mais remotos. Caso não seja possível, acrescente um texto sobre uma cidade próxima. Isso poderá enriquecer ainda mais a aula e retratar a realidade do seu grupo de forma mais fiel.
Link das imagens:
Ouro Preto - Arquivo Pessoal
Parintins
Disponível: Nova Escola
Acesso: 08/03/19
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos. Entregue para cada grupo um dos textos sugeridos, projete-os conforme slides da aula, entregue um computador ou dispositivo móvel/ notebook ou tablet para que os alunos os acessem ou imprima-os e entregue aos grupos.
Os textos podem ser impressos aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DT48sf8zaJGh8pA4tMS3HDXK3pnD8hSsahGWPkamrwgVM8M6KHrZSttB76hr/his4-01und04-textos-problematizacao.pdf
- Cada grupo deverá representar a cidade que conheceu por meio do texto, na forma de um desenho ou pintura. Peça para que viagem no tempo e vejam a cidade como ela foi escrita no texto. Para isso é importante que estejam atentos aos detalhes do texto. Diga que podem pesquisar sobre essa cidade, buscando fotos e informações que possam enriquecer seu trabalho. Para isto disponibilize computadores ou traga livros e enciclopédias para a sala de aula.
- Entregue uma cartolina para cada grupo. Explique aos alunos que, a partir da leitura do texto, eles devem montar a cidade por meio das informações adquiridas.
- Peça que metade dos grupos represente Ouro Preto e metade Parintins. Isso fará com que o resultado do trabalho seja ainda mais rico e diversificado. Assim vocês terão trabalhos diferentes para comparar e poderão ser ainda mais enriquecidos.
- Durante a confecção dos trabalhos, faça algumas perguntas, para que os alunos reflitam durante a montagem das cidades:
Qual a época retratada?
Como eram as construções?
Como eram as relações de trabalho?
Havia comércios? De que tipo?
Como eram os meios de transporte?
Como era a vida dos homens, mulheres e crianças?
Pessoas de etnias diferentes viviam nas cidades?
Essas perguntas provavelmente irão suscitar a imaginação e deixarão o produto final mais rico.
Enquanto os alunos fazem as ilustrações passe em cada um dos grupos discutindo sobre a formação das cidades e sobre como as cidades de hoje são diferentes. Questione-os sobre os tempos passados, as relações estabelecidas, as pessoas responsáveis pela construção das primeiras cidades. Pergunte sobre o que é necessário para que uma cidade seja mantida.
No momento da montagem das cidades, é importante discutir com os alunos que existem cidades de grande, médio e pequeno porte e estas são definidas, de acordo com o IBGE, pelo número de habitantes. Cidade pequena: 500 a 100 000 habitantes; Cidade média: 100 001 a 500 000 habitantes; Cidade grande: acima de 500 000 habitantes. A maioria das grandes cidades são capitais do estados brasileiros, possuem um número grande de habitantes e em função disso têm oferta maior de serviços. Aquelas de médio porte, assim como as grandes, são locais onde geralmente se instalam indústrias e fábricas, possuem muitos comércios e ofertas de serviços, porém com população um pouco menor. Existem também as cidades de pequeno porte, onde há um número pequeno de empresas ou não há existência delas, algumas se localizam distante da região metropolitana. Em muitas cidades de pequeno porte as pessoas ainda vivem de forma bem simples, utilizando muitos recursos naturais. Vivem de agricultura familiar e criação de animais de pequeno porte.
Ao final das ilustrações, projete ou entregue a cada grupo uma foto da cidade na atualidade e peça para que comparem com sua cidade ilustrada.
As imagens podem ser impressas nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYbQhdr7NdRZVKFWhbU59FUrJMD3gJXA7mK3JxejjE7QNnxFwu4EdnpW4Nra/his4-01und04-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre Parintins
Texto completo - http://portaldoamazonas.com/parintins-a-ilha-encantada-do-amazonas-e-terra-do-boi-bumba (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Campo grande
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Campo-Grande-day.jpg (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Ouro Preto
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/ouro-preto (Acesso em 16 de março de 2019)
Como adequar à sua realidade: Acrescente aos textos, um que retrate a sua cidade em tempos mais remotos. Caso não seja possível, acrescente um texto sobre uma cidade próxima. Isso poderá enriquecer ainda mais a aula e retratar a realidade do seu grupo de forma mais fiel.
Link das imagens:
Ouro Preto - Arquivo Pessoal
Parintins
Disponível: Nova Escola
Acesso: 08/03/19
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos. Entregue para cada grupo um dos textos sugeridos, projete-os conforme slides da aula, entregue um computador ou dispositivo móvel/ notebook ou tablet para que os alunos os acessem ou imprima-os e entregue aos grupos.
Os textos podem ser impressos aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DT48sf8zaJGh8pA4tMS3HDXK3pnD8hSsahGWPkamrwgVM8M6KHrZSttB76hr/his4-01und04-textos-problematizacao.pdf
- Cada grupo deverá representar a cidade que conheceu por meio do texto, na forma de um desenho ou pintura. Peça para que viagem no tempo e vejam a cidade como ela foi escrita no texto. Para isso é importante que estejam atentos aos detalhes do texto. Diga que podem pesquisar sobre essa cidade, buscando fotos e informações que possam enriquecer seu trabalho. Para isto disponibilize computadores ou traga livros e enciclopédias para a sala de aula.
- Entregue uma cartolina para cada grupo. Explique aos alunos que, a partir da leitura do texto, eles devem montar a cidade por meio das informações adquiridas.
- Peça que metade dos grupos represente Ouro Preto e metade Parintins. Isso fará com que o resultado do trabalho seja ainda mais rico e diversificado. Assim vocês terão trabalhos diferentes para comparar e poderão ser ainda mais enriquecidos.
- Durante a confecção dos trabalhos, faça algumas perguntas, para que os alunos reflitam durante a montagem das cidades:
Qual a época retratada?
Como eram as construções?
Como eram as relações de trabalho?
Havia comércios? De que tipo?
Como eram os meios de transporte?
Como era a vida dos homens, mulheres e crianças?
Pessoas de etnias diferentes viviam nas cidades?
Essas perguntas provavelmente irão suscitar a imaginação e deixarão o produto final mais rico.
Enquanto os alunos fazem as ilustrações passe em cada um dos grupos discutindo sobre a formação das cidades e sobre como as cidades de hoje são diferentes. Questione-os sobre os tempos passados, as relações estabelecidas, as pessoas responsáveis pela construção das primeiras cidades. Pergunte sobre o que é necessário para que uma cidade seja mantida.
No momento da montagem das cidades, é importante discutir com os alunos que existem cidades de grande, médio e pequeno porte e estas são definidas, de acordo com o IBGE, pelo número de habitantes. Cidade pequena: 500 a 100 000 habitantes; Cidade média: 100 001 a 500 000 habitantes; Cidade grande: acima de 500 000 habitantes. A maioria das grandes cidades são capitais do estados brasileiros, possuem um número grande de habitantes e em função disso têm oferta maior de serviços. Aquelas de médio porte, assim como as grandes, são locais onde geralmente se instalam indústrias e fábricas, possuem muitos comércios e ofertas de serviços, porém com população um pouco menor. Existem também as cidades de pequeno porte, onde há um número pequeno de empresas ou não há existência delas, algumas se localizam distante da região metropolitana. Em muitas cidades de pequeno porte as pessoas ainda vivem de forma bem simples, utilizando muitos recursos naturais. Vivem de agricultura familiar e criação de animais de pequeno porte.
Ao final das ilustrações, projete ou entregue a cada grupo uma foto da cidade na atualidade e peça para que comparem com sua cidade ilustrada.
As imagens podem ser impressas nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYbQhdr7NdRZVKFWhbU59FUrJMD3gJXA7mK3JxejjE7QNnxFwu4EdnpW4Nra/his4-01und04-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre Parintins
Texto completo - http://portaldoamazonas.com/parintins-a-ilha-encantada-do-amazonas-e-terra-do-boi-bumba (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Campo grande
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Campo-Grande-day.jpg (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Ouro Preto
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/ouro-preto (Acesso em 16 de março de 2019)
Como adequar à sua realidade: Acrescente aos textos, um que retrate a sua cidade em tempos mais remotos. Caso não seja possível, acrescente um texto sobre uma cidade próxima. Isso poderá enriquecer ainda mais a aula e retratar a realidade do seu grupo de forma mais fiel.
Link das imagens:
Ouro Preto - Arquivo Pessoal
Parintins
Disponível: Nova Escola
Acesso: 08/03/19
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos. Entregue para cada grupo um dos textos sugeridos, projete-os conforme slides da aula, entregue um computador ou dispositivo móvel/ notebook ou tablet para que os alunos os acessem ou imprima-os e entregue aos grupos.
Os textos podem ser impressos aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DT48sf8zaJGh8pA4tMS3HDXK3pnD8hSsahGWPkamrwgVM8M6KHrZSttB76hr/his4-01und04-textos-problematizacao.pdf
- Cada grupo deverá representar a cidade que conheceu por meio do texto, na forma de um desenho ou pintura. Peça para que viagem no tempo e vejam a cidade como ela foi escrita no texto. Para isso é importante que estejam atentos aos detalhes do texto. Diga que podem pesquisar sobre essa cidade, buscando fotos e informações que possam enriquecer seu trabalho. Para isto disponibilize computadores ou traga livros e enciclopédias para a sala de aula.
- Entregue uma cartolina para cada grupo. Explique aos alunos que, a partir da leitura do texto, eles devem montar a cidade por meio das informações adquiridas.
- Peça que metade dos grupos represente Ouro Preto e metade Parintins. Isso fará com que o resultado do trabalho seja ainda mais rico e diversificado. Assim vocês terão trabalhos diferentes para comparar e poderão ser ainda mais enriquecidos.
- Durante a confecção dos trabalhos, faça algumas perguntas, para que os alunos reflitam durante a montagem das cidades:
Qual a época retratada?
Como eram as construções?
Como eram as relações de trabalho?
Havia comércios? De que tipo?
Como eram os meios de transporte?
Como era a vida dos homens, mulheres e crianças?
Pessoas de etnias diferentes viviam nas cidades?
Essas perguntas provavelmente irão suscitar a imaginação e deixarão o produto final mais rico.
Enquanto os alunos fazem as ilustrações passe em cada um dos grupos discutindo sobre a formação das cidades e sobre como as cidades de hoje são diferentes. Questione-os sobre os tempos passados, as relações estabelecidas, as pessoas responsáveis pela construção das primeiras cidades. Pergunte sobre o que é necessário para que uma cidade seja mantida.
No momento da montagem das cidades, é importante discutir com os alunos que existem cidades de grande, médio e pequeno porte e estas são definidas, de acordo com o IBGE, pelo número de habitantes. Cidade pequena: 500 a 100 000 habitantes; Cidade média: 100 001 a 500 000 habitantes; Cidade grande: acima de 500 000 habitantes. A maioria das grandes cidades são capitais do estados brasileiros, possuem um número grande de habitantes e em função disso têm oferta maior de serviços. Aquelas de médio porte, assim como as grandes, são locais onde geralmente se instalam indústrias e fábricas, possuem muitos comércios e ofertas de serviços, porém com população um pouco menor. Existem também as cidades de pequeno porte, onde há um número pequeno de empresas ou não há existência delas, algumas se localizam distante da região metropolitana. Em muitas cidades de pequeno porte as pessoas ainda vivem de forma bem simples, utilizando muitos recursos naturais. Vivem de agricultura familiar e criação de animais de pequeno porte.
Ao final das ilustrações, projete ou entregue a cada grupo uma foto da cidade na atualidade e peça para que comparem com sua cidade ilustrada.
As imagens podem ser impressas nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CYbQhdr7NdRZVKFWhbU59FUrJMD3gJXA7mK3JxejjE7QNnxFwu4EdnpW4Nra/his4-01und04-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre Parintins
Texto completo - http://portaldoamazonas.com/parintins-a-ilha-encantada-do-amazonas-e-terra-do-boi-bumba (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Campo grande
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Campo-Grande-day.jpg (Acesso em 16 de março de 2019)
Para conhecer mais sobre Ouro Preto
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/ouro-preto (Acesso em 16 de março de 2019)
Como adequar à sua realidade: Acrescente aos textos, um que retrate a sua cidade em tempos mais remotos. Caso não seja possível, acrescente um texto sobre uma cidade próxima. Isso poderá enriquecer ainda mais a aula e retratar a realidade do seu grupo de forma mais fiel.
Link das imagens:
Ouro Preto - Arquivo Pessoal
Parintins
Disponível: Nova Escola
Acesso: 08/03/19
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para que um representante de cada grupo apresente seu projeto da cidade para os colegas. Cada grupo deve relatar brevemente sobre os aspectos registrados no desenho e aqueles que aparecem na fotografia.
É esperado que os alunos percebam que a presença de grupos humanos fazem com que as cidades sejam fundadas, mantidas e que cresçam conforme as suas necessidades. Muitas cidades mudaram, mas muitas ainda trazem traços fortes de seus ancestrais. É o caso de Ouro Preto. Preservar casarões antigos, monumentos, praças, espaços de convivência faz parte da história de muitas cidades e de seus habitantes. Muitas são reconhecidas como patrimônio da humanidade. Há cidades que cresceram desordenadamente, que por possuírem muitas fábricas e indústrias, hospitais, escolas e creches, atraem grande número de pessoas. Há aquelas cidades mais afastadas dos centros urbanos, que contam com um número bem reduzido de habitantes, aqueles que optam por uma vida mais tranquila, vivendo da terra e de pequenos negócios locais. Essas cidades ficam longe do movimento dos grandes centros e atraem poucas pessoas, pois como não desenvolvem aspectos ligados economia e negócios, não crescem tanto como outras cidades. As pessoas que vivem em cidades pequenas, na maioria das vezes, optam por uma vida mais tranquila e simples.
É importante perceber que as cidades são feitas pelas mãos das pessoas e essas crescem conforme suas necessidades.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype, Meet ou demais aplicativos de vídeo chamada.
Contexto
Os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de um objeto/fonte, que são propostos para o bom desenvolvimento do estudo de História, estimulam o pensamento e contribuem para a debate das ideias propostas nesta etapa.
Envie previamente aos alunos, através dos recursos definidos pela sua escola (Whatsapp, email e aplicativos de vídeo chamada etc.), os questionamentos propostos para esta etapa.
Verifique se, em sua cidade, os órgãos públicos ligados à cultura e patrimônio possuem um site onde se possa encontrar a história da cidade onde vivem. Caso possuam, envie aos alunos o link e peça que naveguem no site e descubram a história. Caso a região não possua um portal do tipo, peça aos alunos que busquem informações com os membros mais antigos da família sobre como era, no passado, a cidade onde moram.
Dê continuidade ao proposto nesta etapa. É interessante que realize a atividade utilizado o recurso de videoconferência, onde você possa compartilhar com os alunos os slides e proceder com o debate.
Caso não possa realizar a videoconferência, envie aos alunos o material referente às imagens por email ou Whatsapp, relacionando as perguntas que foram feitas e determinando uma data para a entrega desta atividade.
Caso seja necessário instrua seus alunos sobre como criar e utilizar o e-mail. Envie a eles pelo WhatsApp o link de um tutorial (disponível aqui).
Problematização
Através de um vídeo ou áudio, informe aos alunos que o trabalho a ser desenvolvido nessa sequência didática visa favorecer a compreensão das mudanças e permanências nas cidades ao longo do tempo.
Envie, por meio do Whatsapp ou e-mail, as mensagens e os documentos que estão disponibilizados nos planos e os que forem necessários para dinamizar a execução das atividades.
Nessa etapa, altere a atividade para que cada aluno escolha a cidade que quer representar através de desenho, pintura, maquete, usando sucata ou um painel colaborativo. As orientações, as informações sobre as cidades (IBGE) e as perguntas propostas podem ser encaminhadas para que o aprendizado seja mais efetivo.
É interessante realizar esta atividade de forma assíncrona, visando um maior envolvimento dos alunos através das pesquisas, necessárias para a construção do retrato da cidade escolhida.
Sistematização
Agende um encontro através de videoconferência para que eles possam apresentar os trabalhos. Nesse momento, apresente o slide e siga as orientações definidas nessa etapa.
A cada execução dos planos, encaminhe aos alunos os arquivos disponibilizados, juntamente com as orientações necessárias para a feitura das atividades propostas. Envie por email, Whatsapp ou o meio já utilizado por vocês. Para saber como criar uma reunião online pelo Hangouts/Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Para envolver as famílias, proponha que os familiares contem aos filhos as lembranças que têm da cidade onde moram de quando eram crianças e jovens. Solicite que façam a comparação da cidade no tempo passado e nos dias atuais. Este momento de conversa ajudará os filhos a se sentirem mais seguros nos debates e trocas de informações sobre a cidade onde moram.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani SIlva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
Objeto (s) de conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI03) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
Palavras Chave: Mudanças e permanências, primeiras cidades, cidades
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