GE04_03UNID03 - Atividade de sistematização - Tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Os vereadores e suas funções
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção inicial do conceito de município e escala municipal.
Por: Giani Peres Pirozzi
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE03 - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Mapa do Brasil - divisão municipal. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/34/Brazil_Municipalities.png Acesso em 02/12/2018.
- Imagem de pessoas para representar o menor número de representantes na Câmara Municipal e o maior número.
- Para adequar a sua realidade, faça antecipadamente o levantamento da quantidade e dos nomes dos vereadores de sua cidade. Busque essas informações no site do seu município. Caso não disponibilize do recurso da internet, vá até a Câmara de Vereadores e busque algum folheto informativo sobre os governantes da cidade. No site do IBGE - cidades, você conseguirá muitas informações sobre o município e links para o acesso ao site do seu próprio município, que contém tais informações.
Link para os vídeos:
Para saber mais: Vídeo – O que faz um vereador
Disponível em: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/02/eleicoes-2016-o-que-faz-um-vereador.html
Vídeo – Dois minutos para entender: O que faz um vereador. Superinteressante. Publicado em 28 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bjUf0iYqDDs Acesso em 08/11/2018.
Para saber mais:
Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão dispostos os seguintes links:
RIBEIRO, Paulo Silvino. "Qual é a função do vereador?"; Brasil Escola. Disponível em
https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-vereador.htm
Site com informações relevantes sobre a funções dos vereadores e do prefeito. Disponível em:
https://www.educacao.cc/politica/quais-as-funcoes-de-prefeito-e-vereadores/ Acesso em 10/11/2018.
Site com a legislação sobre os números dos vereadores nos municípios: Disponível em:
https://www.todapolitica.com/como-e-definido-o-numero-de-vereadores-por-municipio/ Acesso em 02/12/2018.
Site: Plenarinho. Vereador - o porta-voz do município. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/02/16/vereador-o-porta-voz-do-municipio/ Acesso em 01/12/2018.
Material complementar:
Tabela para a atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bgkBkdv2zvrnyQHXZU784jJu8dsz4kATHcptwJqzuGZCUCtjcvg7mCz8vjU2/ge04-03unid03-atividade-de-sistematizacao-tabela.pdf
No site Plenarinho, ligado à Câmara dos Deputados, você encontra informações sobre os governantes, adaptados para crianças. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/ Acesso em 01/12/2018.
Ainda neste site você pode solicitar material impresso para sua escola. Basta entrar no site Plenarinho e responder a um questionário do Google Docs. Acesso em 01/12/2018.
O site: Cidades IBGE - traz informações detalhadas sobre os municípios e direciona os sites específicos de cada município. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em 06/12/2018.
Basta colocar no buscador o nome de sua cidade.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:
- Município: O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos. No caso do Brasil, o município é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.
- Estado: Divisão territorial dentro de um país. Brasil composto por 26 estados e o Distrito Federal.
- País: Território habitado por uma coletividade. Em esfera macro compreende uma nação. O nosso país é o Brasil, oficialmente chamado de República Federativa do Brasil.
- Vereador: membro de um órgão colegiado representativo de um município. Representante do poder legislativo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: As funções dos vereadores no município. Neste momento, no grupo todo, inicie uma roda de conversa sobre os governantes do município, destacando que estes são representantes da população e que estão nesses cargos públicos, para executar ações que atendam às necessidades e interesses de toda a comunidade. Converse sobre quais governantes seus estudantes conhecem no município.
Como adequar à sua realidade:
Neste momento, pergunte aos estudantes se eles conhecem alguns dos vereadores do seu município, se eles sabem os nomes e quantos vereadores compõem a Câmara Municipal.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete o slide para os estudantes. Esse mapa traz o nosso país (Brasil) dividido em seus 26 estados e um Distrito Federal (Capital - Brasília) e a divisão dos municípios em casa estado. É possível, por meio desse mapa, a visualização da divisão de nosso país em 5570 municípios.
Caso não possa projetar essa imagem, imprima uma ou mais cópias para que os estudantes visualizem essa divisão. Explique que cada município possui uma Câmara Municipal composta por vereadores.
Caso não disponha de projetor, comente com a turma que no nosso país há 5570 municípios.
Como adequar à sua realidade:
Pergunte aos estudantes se eles sabem quais são as funções dos vereadores do seu município e se eles sabem os nomes e quantos vereadores compõem a Câmara Municipal.
Fonte da imagem:
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_estados_brasileiros_por_n%C3%BAmero_de_munic%C3%ADpios#/media/File:Brazil_Municipalities.png Acesso em 02/12/2018.
Domínio público File: Brazil Municipalities.png
Criação: 24 de agosto de 2006.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete essa imagem ou realize uma roda de conversa com seus estudantes, explicando que cada um dos 5570 municípios espalhados pelo nosso país possui uma Câmara de Vereadores.
Foram selecionados 2 vídeos curtos que explicam as funções / atribuições dos vereadores. Assista aos vídeos antes e selecione o que mais vem ao encontro de sua proposta de trabalho. Como são curtos (Entre 2 e 3 minutos), você pode exibir os dois vídeos, caso considere serem necessários.
Na hipótese de sua escola não ter acesso à internet, recomenda-se fazer o download dos filmes antecipadamente para exibir aos estudantes na sala de aula. E se, ainda assim, não for possível a exibição dos vídeos, comente sobre as informações trazidas pelos mesmos, que elucidam o papel dos vereadores, destacando suas principais funções no Poder Legislativo Municipal.
Exiba o Vídeo – O que faz um vereador
http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/02/eleicoes-2016-o-que-faz-um-vereador.html
Acesso em 10/11/2018.
E / ou
Exiba o Vídeo – Dois minutos para entender: O que faz um vereador. Superinteressante. Publicado em 28 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bjUf0iYqDDs Acesso em 08/11/2018.
Após a exibição dos vídeos, projete o slide que traz um infográfico representando o número mínimo e o número máximo de vereadores que um município pode ter.
Leia para os estudantes, comente e discuta qual é o papel desse representante do Poder Legislativo.
Fonte da imagem: (silhuetas de pessoas) - Banco de Imagens Nova Escola.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Neste momento, após assistir aos vídeos e inserir os estudantes no contexto da aula, faça, de modo coletivo, um levantamento dos conhecimentos dos mesmos, problematizando e questionando acerca das funções dos vereadores no município. Projete o slide ou escreva na quadro o questionamento: “Qual ou quais são as principais funções dos vereadores?”
Como adequar a sua realidade:
Numa roda de conversa, relacione as funções dos vereadores observadas pelos estudantes e elenque no quadro os nomes dos vereadores levantados em classe.
Pergunte se eles sabem quem é o Presidente da Câmara do Município.
Faz-se necessário que você faça uma pesquisa antecipada com os nomes de todos os vereadores do município. Para tal, consulte os sites do próprio município ou se informe por telefone para o levantamento desses dados.
O IBGE Cidades é um site que possui muitas informações sobre o município e que traz links direcionando para seu próprio município.
Para acessar esse site, clique no link: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em 06/12/2018.
Para você saber mais:
Neste momento, você poderá entrar no site do seu município, o qual consta com as informações atualizadas sobre os representantes públicos. Caso você não disponha de internet, você poderá visitar antecipadamente a própria Câmara de Vereadores e solicitar essas informações ou até mesmo solicitar via telefone.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Após a problematização e compreensão das atribuições dos vereadores no município, proponha a escrita de uma carta (ou e-mail) coletivo, para a Câmara de Vereadores do seu município.
Nesta atividade coletiva, o/a professor/a será o escriba e conduzirá a escrita da carta ou e-mail, com indicações aos vereadores de alguns projetos de lei que poderão ser feitos visando melhorias no local onde moram. Faça mediações de modo que os estudantes pensem em questões/aspectos que possam contribuir com a administração do município.
Atenção: Lembre-se que a carta precisa estar em consonância com as atribuições dos vereadores.
Para você saber mais:
Para melhor contextualizar a escrita da carta, acesse antecipadamente os links abaixo.
Para esta aula consulte diferentes fontes de modo a contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão dispostos alguns links. Caso também haja interesse, está disponível um link de um site que explica a relação de quantidade de vereadores para cada município.
RIBEIRO, Paulo Silvino. "Qual é a função do vereador?"; Brasil Escola. Disponível em
https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-vereador.htm
Site com informações relevantes sobre a funções dos vereadores e do prefeito. Disponível em:
https://www.educacao.cc/politica/quais-as-funcoes-de-prefeito-e-vereadores/ Acesso em 10/11/2018.
Vereador - o porta-voz do município. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/02/16/vereador-o-porta-voz-do-municipio/ Acesso em 01/12/2018.
Site com a legislação sobre os números dos vereadores nos municípios: Disponível em:
https://www.todapolitica.com/como-e-definido-o-numero-de-vereadores-por-municipio/ Acesso em 02/12/2018.
Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesses minutos finais da aula, após discutir coletivamente com seus estudantes as funções dos vereadores no município, realize a atividade de sistematização de modo individual.
Projete no quadro ou desenhe a tabela do slide 7. Caso você prefira e disponha do recurso da impressora, você poderá imprimir e entregar individualmente a tabela para que os estudantes compreendam e escrevam o que eles já sabiam sobre os vereadores e o que aprenderam com essa aula.
Essa atividade permite que acompanhar o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes em relação à problematização da aula.
Verifique se algum estudante possui dúvida sobre o assunto da aula. Caso algum estudante não tenha avançado em seus conhecimentos, retome em outras aulas esse mesmo assunto.
Como adequar à sua realidade:
O plano como um todo, foi desenvolvido e pensado numa estratégia de trabalho coletivo. Essa atividade de sistematização foi planejada para ser feita individualmente, de modo a desenvolver a organização dos registros por cada estudante. Imprima se possível, a planilha completa que está no link abaixo para todos os estudantes. Caso seja necessário, faça adequações e realize essa atividade em pequenos grupos (no máximo 4 estudantes), para finalizar a aula.
Materiais complementares:
Para acessar a planilha completa para impressão, clique no link:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Nesta etapa, siga a proposta original do plano de aula fazendo a exposição do tema durante o encontro virtual. Acrescente à reflexão algumas perguntas como:
- Vocês têm acompanhado o posicionamento do prefeito e dos vereadores do seu município sobre a Covid-19?
- O que eles têm defendido a respeito do isolamento social?
Contextualização
No encontro virtual, apresente o mapa político do Brasil, ou peça que os próprios alunos o acessem no computador ou celular. Esteja atento para sugerir, se necessário, que eles procurem o mapa em livros em casa.
Ao destacar que no nosso país há 5.570 municípios, explique que cada um tem um prefeito e uma Câmara Municipal composta por vereadores. Os vídeos indicados nesta etapa, na proposta original do plano, podem ser sugeridos para serem vistos junto com a família.
Problematização
Ainda no encontro virtual, apresente aos alunos o slide 5 do plano original. Questione-os: quais são as principais funções dos vereadores? Esta etapa segue a proposta original.
Ação propositiva
Apresente aos alunos a imagem disponível aqui. É interessante que você leia com eles, em um encontro virtual, e que convide cada aluno a selecionar um dos tópicos, seja funções ou não funções do vereador, para pesquisar alguma situação referente a algum vereador de seu próprio município.
Os alunos poderão, inclusive, pesquisar as medidas tomadas pelos vereadores de seu município com relação à Covid-19. As pesquisas serão realizadas de maneira sincrônica e devem ser encaminhadas a você. Socialize-as com todos os presentes no próximo encontro virtual.
Sistematização
A sugestão aqui é a criação de uma nuvem de palavras com o tema “O que eu aprendi sobre os vereadores do meu município”. Para isso, os alunos precisam:
- Escolher as palavras que serão utilizadas;
- Assistir ao tutorial disponível aqui;
- Acessar o site WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares ao seguinte vídeo:
- "O que faz um vereador", disponível aqui.
Além disso, sugira que a família acesse o texto:
- "O que faz um vereador?", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Giani Peres Pirozzi
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar as funções dos vereadores no município.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA