GEO4_04UND01 - Ação propositiva - Cadeia produtiva
Plano de Aula
Plano de aula: Os processos de produção no campo e na cidade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04- Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Reconhecer a relação campo e cidade a partir da identificação da cadeia produtiva dos produtos que consumimos. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar as ideias de produção, transformação, comercialização e consumo, ou seja, a cadeia produtiva de alguns produtos que consumimos.
Materiais necessários: Os alunos deverão ser avisados com antecedência para levar embalagens de alimentos que consomem no dia a dia. Providenciar equipamento de projeção de som e imagem.
Material complementar:
Contextualização - Cadeia Produtiva do Leite
Ação propositiva - “Cadeia Produtiva” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQ9M2YjR4GwtumWDtCHB69WWYw3uEbCu3N56QHacJmTjQZtYjYqh6EJNmkFm/geo4-04und01-acao-propositiva-cadeia-produtiva.pdf
Sistematização - Cadeia produtiva do pão e da banana https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9kQVMVVterzWTeFaTAMchB3UGfTras7cEEFj9bDSfsFCFYnZUpw4SD3dUQU/geo4-04und01-sistematizacao-cadeias-produtivas.pdf
Sistematização - Fichas descrevendo as etapas de cada um dos produtos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AgtgeM4PWrXZnPFZg43XDA4KPZmjpVgBy3b849GfJyy8K4ew6ct2TCeYzhuY/geo4-04und01-sistematizacao-fichas.pdf
Para você saber mais:
No Atlas da Questão Agrária Brasileira é possível identificar o principais produtos agropecuários produzidos no Brasil, eles estão representados em mapas e tabelas. O documento encontra-se disponível no link
http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/agropecuaria.htm#lavouras_temporarias
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para turma, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou em cartaz. A ideia é destacar com a turma que na aula será trabalhado sobre os produtos alimentícios que consumimos e qual a sua procedência e etapas de produção, sempre considerando a interdependência entre campo e cidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto “Na Cidade” produzido por Mônica Couto. Estimule os alunos para que identifiquem o contexto apresentado como também as interações entre o campo e a cidade. Para isso faça alguns questionamentos a turma, como: Em qual paisagem passa a história? Qual paisagem veio na lembrança do personagem? O que dela ele utiliza? Porque o leite vai para a fábrica? Porque ele é colocado em caixinhas? Como o leite consumido por ele chegou até a sua casa?. A respostas aos questionamentos levaram o turma a identificar o produto mencionado destacando sua procedência e as etapas de produção até chegar a nossa mesa, aproveite para enfatizar as relações de interdependência entre o campo e cidade.
Contextualização
Orientações: Apresente para a turma o infográfico com a cadeia produtiva do leite e estabeleça relações com o texto lido no slide anterior. Aproveite a imagem para identificar com as crianças em qual espaço rural ou urbano ocorre cada fase da cadeia produtiva do leite. Caso não seja possível projetá-la, você poderá representá-la no quadro em um cartaz ou ainda fazer a impressão disponibilizada no link.
Materiais complementares
Link da Cadeia Produtiva do Leite: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKmveZrRwQjKcPxjfHB8GkUCSYNzuZGzZ84gVBCfDcHpdqKYDkpnVGVFnMzY/geo4-04und01-contextualizacao-infografico-cadeia-produutiva-do-leite.png
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente o questionamento a turma. Dialogue com os alunos sobre a procedência dos produtos que chegam à nossa mesa. Questione também se eles já tentaram imaginar quantos lugares e pessoas são envolvidas para que os produtos cheguem a nossa mesa. Retome a cadeia produtiva do leite já apresentada na contextualização.
Como adequar à sua realidade: Caso o município ou até mesmo a região/estado apresente algum produto agropecuário que se destaque é importante utilizá-lo como exemplo.
Para você saber mais:
No Atlas da Questão Agrária Brasileira é possível identificar o principais produtos agropecuários produzidos no Brasil. O documento encontra-se disponível no link http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/agropecuaria.htm#lavouras_temporarias
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os alunos dispostos em duplas, deverão escolher uma das embalagens de produtos alimentícios utilizados no dia a dia, trazidos para a sala de aula, e identificarem nos rótulos dos produtos os lugares onde foram produzidos e a sua principal matéria-prima. Dê exemplos com alguns rótulos para que os alunos identifiquem a matéria-prima daquele produto e consigam descrever algumas etapas e lugares por onde ele passou até chegar a nossa mesa. Chame a atenção dos alunos para a interdependência entre campo e cidade para que os produtos sejam produzidos, transformados e comercializados.
Após a conversa, cada dupla receberá a folha com a atividade “Cadeia Produtiva” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQ9M2YjR4GwtumWDtCHB69WWYw3uEbCu3N56QHacJmTjQZtYjYqh6EJNmkFm/geo4-04und01-acao-propositiva-cadeia-produtiva.pdf
Nela os alunos deverão registrar por meio de desenhos ou palavras qual a principal matéria-prima do produto apresentado no rótulo, e destacar algumas etapas e o local da sua produção, até chegar a nossa casa. Após a conclusão da atividade permita as duplas que leiam para os demais colegas.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Mantenha os alunos em duplas apresente a eles o slide, em seguida entregue duas folhas uma contendo o espaço para que alunos montem a cadeia produtiva do pão e da banana https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9kQVMVVterzWTeFaTAMchB3UGfTras7cEEFj9bDSfsFCFYnZUpw4SD3dUQU/geo4-04und01-sistematizacao-cadeias-produtivas.pdf e a outra folha com as fichas descrevendo as etapas de cada um dos produtos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AgtgeM4PWrXZnPFZg43XDA4KPZmjpVgBy3b849GfJyy8K4ew6ct2TCeYzhuY/geo4-04und01-sistematizacao-fichas.pdf
Oriente a eles que identifiquem nas fichas cada etapa para em seguida organizá-las na folha. Ao final da atividade compare a cadeia produtiva dos alimentos e verifique se os alunos conseguem perceber como o fluxo de uma cadeia produtiva ocorre de forma articulada entre os espaços do campo e da cidade e como cada produto pode chegar de forma mais rápida sem grandes transformações, como as frutas e verduras, ou mais lenta devido às várias etapas de transformação, como por exemplo, o açúcar, a farinha de trigo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência uma vez que os planos de aula apresentam diferentes possibilidades para a mesma análise, focada na percepção das transformações das paisagens do campo e da cidade.
Habilidades da base: reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Novos objetos de aprendizagem: identificar situações de cooperação entre campo e cidade reconhecendo sua interdependência.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Jamboard.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, o vídeo disponível aqui. Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Peça para:
1. observarem a imagem do slide e identificarem o que está sendo retratado;
2. levantarem hipóteses sobre o significado dos termos: “elos frágeis” e “cadeia de alimentos”;
3. anotarem as respostas a cada questionamento.
Espera-se que os alunos reconheçam que o “Projeto Campo Favela” surgiu neste momento peculiar que estamos vivendo, de combate à Covid-19, entre espaços, produções e pessoas do campo e da cidade.
Esses elos frágeis mencionados, tanto na imagem quanto no vídeo, referem-se aos moradores de favelas e comunidades da cidade, e pequenos produtores rurais ou agrícolas, ou seja, de agricultura familiar, do campo.
Problematização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Ainda de maneira assincrônica, quatro questionamentos são encadeados para reflexão da temática:
Questionamento 1:
“Por quais etapas os produtos que consumimos passam até chegar em nossa mesa”?
(Problematização da proposta original do plano GEO4_04UND02)
Peça que os alunos anotem as respostas ao questionamento.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguintes materiais:
- Ficha com as cadeias produtivas do pão e da banana, disponível aqui;
- Esquema para montagem da cadeia produtiva, disponível aqui.
Peça aos alunos que, individualmente, organizem os espaços da cadeia produtiva do pão e da banana, como previsto no plano GEO4_04UND02.
Espera-se que eles percebam como o fluxo de uma cadeia produtiva ocorre de forma articulada entre os espaços do campo e da cidade, e como cada produto pode chegar, de forma mais rápida, sem grandes transformações, como as frutas e verduras, ou mais lenta, devido às várias etapas de transformação, como, por exemplo, o açúcar e a farinha de trigo.
Sistematização
Nesta etapa, peça aos alunos para escolherem um produto alimentício em suas casas, identificarem no rótulo o local de produção e traçarem o caminho, etapas e locais por onde esse produto passou até chegar às suas mesas.
Eles poderão fazer isso utilizando o Google Jamboard para inserir imagens e notas adesivas.
Veja o modelo abaixo:
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui. Peça para compartilharem o arquivo depois.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Cadeia produtiva e de distribuição de alimentos é comprometida - disponível aqui;
- Cadeia produtiva do milho - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Trechos do artigo Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro, sugerido no plano original e disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mônica Couto
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a relação entre campo e cidade a partir da identificação da cadeia produtiva de produtos alimentícios que consumimos.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA