GEO4_05UND02 CONTEXTUALIZAÇÃO POEMA MUNICÍPIO O QUE É
Plano de Aula
Plano de aula: O Município e seus Vizinhos
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noção de território e escalas da divisão político-administrativa.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, os alunos irão identificar o município onde vivem e os municípios que fazem fronteira a ele.
Materiais necessários: Cópias do poema “Município: o que é?” e cópias da atividade “Municípios vizinhos a Rio Branco/Acre”.
Material complementar:
Contextualização - Poema “Município: o que é? -
Ação Propositiva - Atividade - Municípios Vizinhos de Rio Branco/Acre
Sistematização - O Município de Rio Branco e seus vizinhos - curiosidades
https://drive.google.com/file/d/1GB3CM2YziZ7F4A29KHwUGzZ49OCalclq/view?usp=sharing
Link para os mapas:
Acre - Divisão Municipal - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eBYEjUjGWjjJdupWwZwsUKJSZCgSusJsCcJGjQNxRzQPSeevPNUDD6eZcqK8/geo4-05und02-acao-propositiva-mapa-acre-divisao-municipal.pdf
Como adequar à sua realidade: Aqui, é utilizado o mapa de Rio Branco (AC). Para utilizar o mapa com a divisão municipal da unidade federativa onde residem os seus estudantes, você poderá acessar o portal de mapas do IBGE no endereço eletrônico https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage e fazer a escolha da unidade federativa desejada.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale o tema da aula para a turma. Converse com eles sobre o que é um município explicando que trata-se de uma divisão administrativa criada pelo governo para cuidar dos interesses, dos direitos e dos deveres dos moradores da cidade e do campo. Logo, em um município pode ter uma área urbana e uma área rural, ou apenas uma área urbana (cidade). Comente com a turma que, assim como nós, os municípios também possuem vizinhança e cada vizinho apresenta particularidades e diferenças. Lembre-se de destacar que os município vizinhos a um determinado município são aqueles que fazem fronteira com ele. Ou seja, os que partilham um limite que pode ser uma estrada, um rio, uma mata, entre outros.
Para saber mais:
Segue a definição de município presente no dicionário Cartográfico do IBGE - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv66318.pdf
Município. Circunscrição administrativa, em que se exerce a jurisdição de uma vereança; subdivisão administrativa de um Estado ou Território.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete ou entregue aos alunos cópias do poema. Se não for possível imprimir, você pode escrever no quadro e, depois, ler com a turma. Chame atenção dos alunos para a definição de município apresentada. Destaque que os municípios são divisões administrativas de uma unidade federativa, governado por um prefeito. E destaque também que os municípios fazem fronteiras com outros municípios.
Link para o poema - Município O que é? de autoria de Mônica Couto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kvudztrjtJECM7qHgBzzGc6gReAqfQJfpQky5QvrJuemBd4dDFvHqbqyEWex/geo4-05und02-contextualizacao-poema-municipio-o-que-e.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente para a turma o questionamento. Você poderá fazê-lo oralmente ou escrevê-lo no quadro. Para que os alunos tentem descobrir os municípios vizinhos ao seu, inicie destacando com a turma o município onde a escola está inserida e em seguida convide-os a dizer o nome de municípios vizinhos que já visitaram, onde possuem familiares etc. Registre no quadro os municípios indicados pela turma.
Como adequar à sua realidade: Para utilizar o mapa com a divisão municipal da unidade federativa onde residem os seus estudantes você poderá acessar o portal de mapas do IBGE no endereço eletrônico https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage e fazer a escolha da unidade federativa desejada, ou ainda buscar em sites oficiais do município.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios. Projete ou entregue a cada dupla ou trio o mapa da Unidade Federativa - Acre com a divisão municipal. Desafie os alunos a identificarem quais são os municípios vizinhos de Rio Branco, a partir da leitura do mapa. Após a realização da atividade, permita que os alunos partilhem suas descobertas.
Link do mapa -
Link da atividade - Municípios vizinhos a Rio Branco - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WKj9Jzr7dAMPfXk2d5pvZWh2u2neH4UHerFpJdWc5jWw82znZzwdZTpSNRdS/geo4-05und02-acao-propositiva-atividade-municipios-vizinhos-a-rio-branco.pdf
Como adequar à sua realidade: Para utilizar o mapa com a divisão municipal da unidade federativa onde residem os seus estudantes, você poderá acessar o portal do IBGE educa na seção “Mapas” https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html e escolher o seu estado e em seguida o município, então será direcionado ao mapa do município escolhido e poderá copiá-lo a única tarefa necessária será a de escrever o nome dos municípios vizinhos dentro do mapa, pois o mesmo não traz.
Segue a definição de limite - “O limite é a divisão entre uma unidade territorial e outra, geralmente entre dois países”. Leia mais no texto Limite e Fronteira, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/limite-fronteira.htm.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente para a turma o quadro com as curiosidades sobre o município de Rio Branco e seus vizinhos. Leia com a turma as características de cada um deles. Discutam o que eles têm em comum. Em seguida, de maneira coletiva registre com a turma algumas atividades que os municípios podem auxiliar aos outros, como por exemplo, a extração, comercialização e transporte do látex (borracha) extraída da seringueira.
Link do quadro Rio Branco e Municípios vizinhos - curiosidades - https://drive.google.com/file/d/1GB3CM2YziZ7F4A29KHwUGzZ49OCalclq/view?usp=sharing
Como adequar à sua realidade: Para construir um quadro semelhante com as características dos município vizinhos ao município onde está localizada a sua escola, acesse o portal do IBGE cidades pelo link https://cidades.ibge.gov.br/ onde você poderá pesquisar os dados de qualquer município brasileiro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Docs ou Word.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Solicite aos alunos que procurem no dicionário o significado da palavra “município”.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o poema “Município: o que é?”, disponível aqui. Peça que procurem no dicionário as palavras que não conhecem. Em seguida, solicite que destaquem no poema as palavras que correspondem ao significado do termo. Por exemplo: espaço habitado, unidade federativa, prefeito etc.
Caso os alunos tenham impressora em casa, peça que imprimam e colem o poema no caderno. Se eles não puderem fazer a impressão, oriente-os a digitarem o poema em documento do Google Docs ou no Word, e a fazerem os registros no arquivo.
Problematização
Encaminhe o slide da etapa de problematização, disponível no plano original. A ideia é que, de maneira assincrônica, os alunos reflitam e registrem suas respostas, conforme previsto no plano original.
Ação propositiva
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos:
- O slide desta etapa, que você encontra no plano de aula original;
- A atividade “Municípios vizinhos a Rio Branco”, disponível aqui;
- O mapa da atividade, disponível aqui.
Posteriormente, ainda nesta etapa, peça que pesquisem ações de combate à Covid-19 que Rio Branco e outro município vizinho (à escolha do aluno) estejam fazendo neste momento. Eles devem acrescentar essas anotações à atividade.
Sistematização
Encaminhe aos alunos o arquivo com as curiosidades do município de Rio Branco e seus vizinhos, disponível aqui. Peça que, com o auxílio dos familiares, elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, sobre as relações estabelecidas entre o município de Rio Branco e seus vizinhos. Para a construção do mapa, é importante que eles assistam aos seguintes vídeos:
- “Mapa mental: um método criativo de estudo”, disponível aqui;
- “Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes”, disponível aqui.
Peça que tirem uma foto do mapa mental elaborado e a compartilhem no grupo da classe.
Convite às famílias
Peça que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- “Os 10 maiores municípios do Brasil (por área)”, disponível aqui;
- “Rio Branco é a Copenhague brasileira”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mônica Couto
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar o município onde mora e os municípios vizinhos percebendo as interações existentes entre eles.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA