Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano é sobre legenda em cores e faz parte de um conjunto de 3 planos, sendo os outros dois GEO4_10UND03 Legenda Pictórica e GEO4_10UND07 A legenda nos mapas.
Materiais necessários:
Projetor de slides ou mapas impressos, e a ficha da Ação Propositiva.
Material complementar:
Ficha para ação propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U27kTSrv7eg9eCJQzZJzwmtkfe2hK42hn2t5A6eMFPn3ypdpcm2m6GrrFg9E/geo4-10und02-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa-com-cores.pdf
Arquivo com os mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HY2YYADGtUhCxYRkvd3DkJ2PtDjVN2gUHbrYeMDDqcPcmqRFJTQvS46JJrzF/geo4-10und02-contextualizacao-mapas-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Com a legenda em cores é possível diferenciar também os fenômenos em relação às características, qualidades ou intensidades de determinadas ocorrências. Assim, utilizam-se perfis de cores e granulações para estabelecer distinções, como em um mapa de relevo, onde as altitudes maiores são mais escuras e as menores são mais claras, em um mesmo tipo de cor. Vale ressaltar que existem determinadas cores que, por convenção, costumam ser destinadas a significados específicos, como o azul para a água e o verde para a vegetação.
https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm
Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em duplas. É importante que tenham manuseado um Atlas e reconheçam o mapa do Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão ler informações sobre determinado tema em mapas. Comente que mapas servem para localização de lugares, mas que também trazem informações sobre a população, vegetação, meio ambiente. Diga que nessa aula estudaremos um recurso muito importante que nos ajuda a ler e entender os mapas: a legenda.
Contextualização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos mapas. Comente sobre os mapas. Diga que são mapas do Brasil que trazem as informações sobre relevo, hidrografia (rios) e biomas ameaçados de extinção. Diga que nesses mapas o destaque é a legenda, objeto de estudo dessa aula. Diga que legenda é um elemento presente nos mapas que explica os símbolos usados como cores, formas, linhas de diferentes espessuras, por exemplo ruas e rodovias.
Comente que no caso desses mapas o recurso trabalhado nas legendas são as cores. Retome as imagens dos mapas. Primeiro o mapa Brasil Físico, leia a legenda, comente sobre a graduação de cores, ou seja, quanto mais escuras maiores a altitude do relevo. Segundo o mapa Brasil regiões hidrográficas, comente sobre as diferentes cores da legenda, atente para o fato desse mapa possuir duas legendas e leia as informações das duas. Terceiro o mapa Brasil espécies ameaçadas de extinção, leia a legenda e comente sobre as diferenças nas cores.
Caso haja impossibilidade de projetar o mapa, utilize um Atlas Geográfico nas duplas ou imprima o arquivo com os mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HY2YYADGtUhCxYRkvd3DkJ2PtDjVN2gUHbrYeMDDqcPcmqRFJTQvS46JJrzF/geo4-10und02-contextualizacao-mapas-para-impressao.pdf
Fontes dos mapas:
Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/b
Brasil regiões hidrográficas: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_regiao_natural.pd
Espécies ameaçadas de extinção: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_especies_ameacadas_de_extincao.pdf
Contextualização
Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos mapas. Comente sobre os mapas. Diga que são mapas do Brasil que trazem as informações sobre relevo, hidrografia (rios) e biomas ameaçados de extinção. Diga que nesses mapas o destaque é a legenda, objeto de estudo dessa aula. Diga que legenda é um elemento presente nos mapas que explica os símbolos usados como cores, formas, linhas de diferentes espessuras, por exemplo ruas e rodovias.
Comente que no caso desses mapas o recurso trabalhado nas legendas são as cores. Retome as imagens dos mapas. Primeiro o mapa Brasil Físico, leia a legenda, comente sobre a graduação de cores, ou seja, quanto mais escuras maiores a altitude do relevo. Segundo o mapa Brasil regiões hidrográficas, comente sobre as diferentes cores da legenda, atente para o fato desse mapa possuir duas legendas e leia as informações das duas. Terceiro o mapa Brasil espécies ameaçadas de extinção, leia a legenda e comente sobre as diferenças nas cores.
Contextualização
Orientações: Com a turma em duplas, projete as imagens dos mapas. Comente sobre os mapas. Diga que são mapas do Brasil que trazem as informações sobre relevo, hidrografia (rios) e biomas com espécies ameaçados de extinção. Diga que nesses mapas o destaque é a legenda, objeto de estudo dessa aula. Diga que legenda é um elemento presente nos mapas que explica os símbolos usados como cores, formas, linhas de diferentes espessuras, por exemplo ruas e rodovias.
Comente que no caso desses mapas o recurso trabalhado nas legendas são as cores. Retome as imagens dos mapas. Primeiro o mapa Brasil Físico, leia a legenda, comente sobre a graduação de cores, ou seja, quanto mais escuras maiores a altitude do relevo. Segundo o mapa Brasil regiões hidrográficas, comente sobre as diferentes cores da legenda, atente para o fato desse mapa possuir duas legendas e leia as informações das duas. Terceiro o mapa Brasil Biomas com espécies ameaçadas de extinção, leia a legenda e comente sobre as diferenças nas cores.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Com a turma em duplas projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar as crianças em como descobrir as informações no mapa. Comente que os mapas trazem recursos que ajudam a sua leitura como a legenda. Faça questionamentos como: Como descobrimos informações lendo a legenda? Por que as cores mudam? Seria possível entender as cores diferentes dos mapas sem a legenda?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que vão fazer a leitura de um dos mapas apresentados. Distribua um mapa impresso para cada dupla, ou retome a projeção do slide 5: Brasil - Espécies ameaçadas de extinção. Distribua uma ficha de leitura para cada dupla. Diga que para preencher a ficha é necessário recorrer à legenda do mapa. Caminhe pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade, principalmente que estejam utilizando a legenda. Em seguida, peça para que algumas duplas leiam suas fichas para socializar as descobertas.
Material complementar:
Ficha para ação propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U27kTSrv7eg9eCJQzZJzwmtkfe2hK42hn2t5A6eMFPn3ypdpcm2m6GrrFg9E/geo4-10und02-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa-com-cores.pdf
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de impressão do mapa ou fichas, utilize um Atlas Geográfico e escreva a ficha no quadro para realizar a atividade no coletivo.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Peça para que digam as descobertas que tiveram sobre a legenda em cores e vá anotando no quadro. Garanta que sejam socializadas ideias como: a legenda explica as cores dos mapas, as cores representam a quantidade de elementos que o mapa quer mostrar, a legenda pode ter várias cores, a legenda pode ser de uma cor e mudar a intensidade para representar uma elemento. Nesse momento espera-se que a turma reconheça que a legenda em cores é como recurso para compreender diferentes temas e elementos dos mapas.