Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano é uma continuidade do plano GEO4_11UND01, que trata das causas das transformações das paisagens pela ação humana.
Materiais necessários: Cartas do jogo impressas (um kit por grupo), regras impressas (uma cópia por grupo), mapa conceitual impresso (um por aluno).
Material complementar:
Ação Propositiva - Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XHPXN7XHqEJFnQGPCTeB4EgQjcKKAAHKU3QtJKgJ555q525uGYUM52r4FyvY/geo4-11und03-acao-propositiva-cartas-para-impressao.pdf
Ação Propositiva - Regras do jogo:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z2hR6ZpQGSJsjs9uRp6PFFFsngndZkZFM2APsXkT5F2Wq68c4bPQ38CFCyjD/geo4-11und03-acao-propositiva-regras-do-jogo.pdf
Sistematização - Eu costumava pensar que..., Agora eu penso que…
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BSqTGKv2fTZ5KhPgNVQFQpB6t9NB92eaBghX8r6tn7fYSsaCAvN5RPun99kB/geo4-11und03-sistematizacao-eu-costumava-pensar-que-agora-eu-penso-que.pdf
Para você saber mais:
Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado características das paisagens naturais e antrópicas, e causas da degradação das paisagens naturais. Recomenda-se que esse plano seja realizado após o plano GEO4_11UND02.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão conhecer algumas consequências do desmatamento e explicar por que elas ocorrem.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Escreva no quadro a palavra DESMATAMENTO. Pergunte para as crianças o que causa o desmatamento. Isso é apenas uma retomada para contextualizar a aula, portanto é esperado que os alunos citem a maioria das causas mostradas no slide. Escreva no quadro o que eles forem falando.
Projete o slide após esse primeiro levantamento e ressalte as ações antrópicas que não tenham sido citadas pelos alunos ou que tenham sido pouco exploradas. Caso não seja possível projetar, escreva as causas que não tiverem sido citadas. Chame a atenção para o fato de que todas essas causas são ações humanas que modificam uma paisagem natural, e que isso traz diversas consequências.
Como adequar à sua realidade: Pergunte sobre quais dessas ações eles mais veem em seu contexto. Caso sua escola esteja em uma cidade, a construção de cidades é algo bem presente. Se for uma região com muitas plantações, a agricultura vai aparecer mais, e assim por diante.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a pergunta aos alunos. Deixe que os alunos falem suas ideias e vá registrando o que eles dizem no quadro. Quando terminarem, releia tudo o que foi falado e valide esse conhecimento prévio. Deixe essas ideias expostas para que sejam revisitadas ao longo da aula pelos alunos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos de 10 para jogar. Caso sua turma não tenha um número múltiplo de 10, os grupos podem ser menores. Nesse caso, haverá jogadores com mais de uma carta. Você também pode fazer grupos com 5 alunos e jogar a variação sugerida nas regras.
Imprima um kit de cartas para cada grupo. Se possível, imprima em papel de maior gramatura ou cole as cartas em um papel mais grosso (cartolina ou papel cartão) para uma maior durabilidade das cartas. Imprima também as regras do jogo para cada grupo.
Leia com os alunos as regras e tire eventuais dúvidas sobre o funcionamento do jogo. Inicie o jogo. Enquanto os alunos jogam, circule entre os grupos, auxiliando aqueles que necessitarem e tirando eventuais dúvidas sobre as explicações contidas nas cartas. Estipule um tempo para que eles joguem e ressalte que os papéis devem ser invertidos a cada rodada e que eles podem jogar diversas vezes.
Ao final, retome a palavra e peça para que os alunos, um por um, citem uma consequência do desmatamento e explique, com suas próprias palavras, por que aquilo ocorre e como aquela consequência pode afetar a nossa vida. Escreva no quadro palavras-chave sobre o que os alunos forem falando, fazendo as ligações apropriadas entre elas.
Ação Propositiva - Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XHPXN7XHqEJFnQGPCTeB4EgQjcKKAAHKU3QtJKgJ555q525uGYUM52r4FyvY/geo4-11und03-acao-propositiva-cartas-para-impressao.pdf
Ação Propositiva - Regras do jogo:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z2hR6ZpQGSJsjs9uRp6PFFFsngndZkZFM2APsXkT5F2Wq68c4bPQ38CFCyjD/geo4-11und03-acao-propositiva-regras-do-jogo.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para sistematizar o que foi trabalhado nessa aula, use a rotina de pensamento "Eu costumava pensar que…., Agora penso que...". Forneça post-its (ou tiras de papel e fita adesiva) aos alunos. Projete, escreva no quadro ou em um papel grande (flip-chart, kraft ou até mesmo uma cartolina) os inícios das frases da rotina em duas colunas. Peça para que os alunos pensem sobre o que aprenderam nessa aula e escrevam nos post-its frases que mostrem como seu pensamento foi expandido durante essa aula. Exemplo: Eu costumava pensar que o desmatamento só trazia consequências para as plantas. Agora penso que eles os animais e também as pessoas nas cidades são afetadas.
À medida em que os alunos vão concluindo, peça para que colem suas frases de forma paralela nas duas colunas. Quando todos tiverem colado, peça para que um aluno leia os aprendizados da turma. Vá procurando por padrões e escrevendo o que foi aprendido em letras maiores no quadro para que fique visível para todos. Chame a atenção para as consequências próximas aos alunos. Inclua suas contribuições, de forma a chamar a atenção dos alunos para o objetivo da aula: reconhecer as consequências do desmatamento e relacioná-las com o seu entorno direto.
Para você saber mais:
Leia mais sobre a rotina de pensamento "Eu costumava pensar que…., Agora penso que..." em inglês nesse link: http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-now-i-think-vt (Acesso em 07/01/2019) com tradução da autora disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BSqTGKv2fTZ5KhPgNVQFQpB6t9NB92eaBghX8r6tn7fYSsaCAvN5RPun99kB/geo4-11und03-sistematizacao-eu-costumava-pensar-que-agora-eu-penso-que.pdf