GEO4_04UND05 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: As transformações nas paisagens do campo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de descrever as principais transformações ocorridas no campo principalmente a partir do uso da tecnologia.
Materiais necessários: Imagens representando diferentes paisagens do campo; Folhas brancas para representação da paisagem do campo; Cópias do quadro de “As transformações do campo e seus efeitos”. Solicite aos alunos com antecedência que tragam para a sala imagens do espaço rural (campo) do município ou de outros lugares.
Material complementar:
Contextualização - Imagens:
Ação Propositiva - Folha para representação das paisagens do campo antes e depois do uso de tecnologias avançadas:
Sistematização - Quadro “As transformações do campo e seus efeitos”:
Para você saber mais:
No artigo científico “A Modernização da Agricultura no Brasil e os Novos Usos do Território“ nas páginas de 1 - 4, você encontrará subsídio para identificar as principais alterações na agricultura brasileira.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser projetado, escrito no quadro, em um cartaz, ou ainda falado. Após a leitura destaque com a turma que na aula eles identificarão as transformações ocorridas no espaço rural/campo e serão capazes de descrever as principais alterações.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?
Material complementar
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FPu76P6KquD25FHr3V6M4hmbdPnRXKWkMWrWhcTwtYTaXFC5SByrbepcpchN/geo4-04und05-contextualizacao-imagens.pdf
Contextualização
Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?
Contextualização
Orientações: Apresente para a turma a sequência de imagens. Permita que os alunos relatem o que observam na imagem. Na primeira imagem chame a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do campo representada e sua organização, destaque a presença de animais, de vegetação e de seres humanos. Para facilitar a análise das imagens seguem alguns questionamentos que você poderá fazer para a turma: Descreva o que vocês estão observando nas imagens? O que mudou da primeira para a segunda imagem? E na terceira? Que novos elementos foram introduzidos? Quem introduziu, para que, qual a função? Como essas transformações estão alterando a paisagem?
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Após a observação das imagens sobre diferentes paisagens do campo. Leia com a turma o questionamento, permita que eles levantem hipóteses sobre os principais recursos tecnológicos (maquinário e meios de comunicação) que chegaram no campo e que alteram as paisagens e os modos de trabalho.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Distribua a cada dupla uma folha em branco ou a disponibilizada no link abaixo, solicite a eles para representarem por meio de desenho a paisagem do campo sem a presença das tecnologias modernas e com a presença da tecnologia, para isso eles podem utilizar as imagens do campo levadas por eles. Chame a atenção das duplas para tentarem destacar a organização espacial das propriedades (tamanho, cultivo e técnicas utilizadas) e o cotidiano dos trabalhadores.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja localizada na zona rural do município uma das ilustrações poderá ser a do espaço de vivência dos alunos.
Material complementar
Folha para ilustração: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2hdMXmdQJmSQjsDrGCHdBT5mAK9yJGfxTEfKRUPWPMmAHpJ3eBtQKGbYmZDc/geo4-04und05-acao-propositiva-representacao-antes-e-depois.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para a sistematização cada dupla receberá uma cópia da tabela. Antes de iniciar o preenchimento as duplas farão a exposição dos desenhos, dê um tempo para que a turma observe os desenhos. Enquanto os alunos apreciam os desenhos, chame atenção da turma para as alterações que ocorreram no campo devido aos avanços tecnológicos destacando onde elas podem ser evidenciadas nas representações. Em seguida de posse da tabela questione a turma o que mais apareceu nos desenhos e construa com eles a tabela destacando a transformação observada e seus efeitos na organização espacial e na vida das pessoas. Na tabela foram inseridas algumas transformações que servem como exemplo, mas podem ser substituídas conforme a realidade do local onde a escola está inserida. Lembre-se de auxiliar a turma nas discussões para o preenchimento do quadro, sempre chamando a atenção deles para as transformações ocorridas no campo geradas principalmente pela incorporação de novas tecnologias. Algumas das possíveis transformações: 1- uso de máquinas - efeito na organização espacial - plantio em grandes áreas; plantio de um só produto; -efeito na vida das pessoas - redução do número de empregos. 2- Uso da internet - monitoramento da produção - mais informações e conhecimento sobre a previsão de tempo, moda, música, etc. 3- Instalação de fábricas no campo - efeitos na organização espacial - presença de indústrias (agroindústrias) próxima às propriedades - efeitos na vida das pessoas - aumento da oferta de vagas de emprego.
Material complementar
Quadro da atividade - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UeAQdDUHBkb8rS7x8jvgefRgGzzwMuKj7zDbcGp6RKjX5tdQGPSr8c6SNr5t/geo4-04und05-sistematizacao-quadro-de-atividade.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência uma vez que os planos de aula apresentam diferentes possibilidades para a mesma análise, focada na percepção das transformações das paisagens do campo e da cidade.
Habilidades da base: reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Novos objetos de aprendizagem: identificar situações de cooperação entre campo e cidade reconhecendo sua interdependência.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Jamboard.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta adotada pela escola, o vídeo disponível aqui. Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Peça para:
1. observarem a imagem do slide e identificarem o que está sendo retratado;
2. levantarem hipóteses sobre o significado dos termos: “elos frágeis” e “cadeia de alimentos”;
3. anotarem as respostas a cada questionamento.
Espera-se que os alunos reconheçam que o “Projeto Campo Favela” surgiu neste momento peculiar que estamos vivendo, de combate à Covid-19, entre espaços, produções e pessoas do campo e da cidade.
Esses elos frágeis mencionados, tanto na imagem quanto no vídeo, referem-se aos moradores de favelas e comunidades da cidade, e pequenos produtores rurais ou agrícolas, ou seja, de agricultura familiar, do campo.
Problematização
Encaminhe aos alunos o seguinte slide:
Ainda de maneira assincrônica, quatro questionamentos são encadeados para reflexão da temática:
Questionamento 1:
“Por quais etapas os produtos que consumimos passam até chegar em nossa mesa”?
(Problematização da proposta original do plano GEO4_04UND02)
Peça que os alunos anotem as respostas ao questionamento.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguintes materiais:
- Ficha com as cadeias produtivas do pão e da banana, disponível aqui;
- Esquema para montagem da cadeia produtiva, disponível aqui.
Peça aos alunos que, individualmente, organizem os espaços da cadeia produtiva do pão e da banana, como previsto no plano GEO4_04UND02.
Espera-se que eles percebam como o fluxo de uma cadeia produtiva ocorre de forma articulada entre os espaços do campo e da cidade, e como cada produto pode chegar, de forma mais rápida, sem grandes transformações, como as frutas e verduras, ou mais lenta, devido às várias etapas de transformação, como, por exemplo, o açúcar e a farinha de trigo.
Sistematização
Nesta etapa, peça aos alunos para escolherem um produto alimentício em suas casas, identificarem no rótulo o local de produção e traçarem o caminho, etapas e locais por onde esse produto passou até chegar às suas mesas.
Eles poderão fazer isso utilizando o Google Jamboard para inserir imagens e notas adesivas.
Veja o modelo abaixo:
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui. Peça para compartilharem o arquivo depois.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Cadeia produtiva e de distribuição de alimentos é comprometida - disponível aqui;
- Cadeia produtiva do milho - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Trechos do artigo Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuro, sugerido no plano original e disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mônica Couto
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Descrever as transformações ocorridas nas paisagens do campo.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
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