Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Atlas Escolas; Google Maps; Google Earth e Google Desenhos.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Encaminhe, por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe, o seguinte vídeo:
- As regiões do Brasil - Introdução – disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe o slide previsto no plano original para esta etapa da aula. Peça aos alunos que:
- leiam o texto;
- identifiquem o município de Pirapora no mapa.
Para isso, solicite que acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui.
Espera-se que percebam a escala geográfica que se refere a um município dentro de um estado que compõe o Brasil (Unidade Federativa).
Problematização
De maneira sincrônica, ou seja, na oportunidade de uma aula virtual com a turma, apresente o slide desta etapa e dê seguimento conforme previsto no plano original. De maneira assincrônica, encaminhe o slide desta etapa e peça que identifiquem o endereço onde moram, no Google Maps e ou no Google Earth, como nos exemplos a seguir.
A ideia é que esse exercício ajude na reflexão sobre o título da contextualização: “Somos sempre de algum lugar no mundo”.
Ação propositiva
A atividade prevista no plano original é para ser feita com os alunos em grupos. Avalie se há essa possibilidade no ensino remoto.
Para facilitar, pode-se solicitar que façam em grupos menores, em trios ou em duplas.
Possibilite um espaço de comunicação entre eles, por WhatsApp ou outro canal sugerido pela escola.
Caso, não haja possibilidade de interação, solicite que façam individualmente, com a ajuda dos familiares. A proposta é que preencham a ficha com o auxílio do mapa. Ambos estão disponíveis no plano original.
Dois pontos são importantes na atividade:
1. percepção do crescimento do número de municípios no nosso país e do crescimento dos municípios em si;
2. a importância da divisão político-administrativa do município.
Além disso, os alunos podem acrescentar às reflexões as propostas discutidas e realizadas para o combate do coronavírus no seu município.
Sistematização
Peça aos alunos que utilizem o Google Desenhos para fazer o registro da proposta da etapa anterior.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Convite às famílias
Assistam com seus familiares ao seguinte vídeo:
- Como posso acompanhar a Saúde Fiscal do meu município? – disponível aqui.