Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Professor, nesta aula você trabalhará com um experimento de controle a longo prazo, com papel colorido, por isso fique atento aos detalhes que serão observados por seus alunos para as anotações dos registros durante o tempo em que for necessário.
Material necessário:
Folha de Papel de seda colorido ou “silhueta”, como é chamado em alguns lugares;
Fita adesiva;
Local que ofereça luz do Sol direta. (Janela da sala)
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando a luz do Sol e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a leitura do contexto, levante algumas sugestões de hipóteses com seus alunos para que se perguntem o que poderia ter acontecido com o papel colorido usado para o cartaz.
Faça perguntas do tipo:
- O que vocês acham que pode ter acontecido com o papel?
- Que fatores indicam que o papel sofreu uma transformação?
- Por que o papel desbotou?”
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o papel pode sofrer transformação, causando uma modificação no material, no caso perdendo parte de sua cor.
Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pela ação da água. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui. Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-no-sol-a-roupa-desbota.phtml#.Wz6wBdIzrIU
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Inicie o experimento apresentando à turma o papel colorido (de preferência o “silhueta”). Peça para que observem a intensidade da cor e o fato de ser bem “lustroso”. Em seguida, divida a turma em dois grupos. Os grupos receberão o mesmo tipo e cor de papel para que iniciem o trabalho. Peça para que escrevam no papel recebido o nome do grupo, para identificação.
O primeiro grupo colocará seu papel na janela da sala, de maneira que a luz direta do Sol tenha acesso, para que o experimento funcione. Use a fita adesiva para grudar o papel na janela. Importante: Não esqueça de retirar o papel da janela em caso de chuva ou no final do dia para não sofrer interferência de umidade.
O segundo grupo colocará o papel num local com pouca luminosidade. De preferência num local escondido da luz, como por exemplo, dentro de um armário, atrás da porta, etc. Explique que o experimento será observado ao longo de, aproximadamente, três semanas e que precisaremos utilizar a tabela adequadamente para registrar todas as observações feitas. Dessa forma, conseguiremos chegar à conclusão final.
Para análise, divida a turma em grupos de até 4 alunos para que observem os dois papéis e façam os registros na tabela sugerida. Ao longo dos dias, promova com os grupos a observação constante. Espera-se que ao final do prazo mencionado, a folha de papel colorido exposta ao Sol esteja completamente desbotada devido à ação da luz do Sol. Enquanto que a outra, esteja intacta, ou seja, a cor permaneceu a mesma. Até lá, a tabela de registro já estará toda preenchida com as observações feitas ao longo do experimento.
Mão na massa
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente a Tabela de Registros à turma e explique como acontecerão as anotações. Organize com os alunos quem se encarregará de fazer os registros entre os grupos. Explique que através desta tabela conseguirão perceber o que houve com o papel, e se ocorreu alguma mudança, por exemplo.
Ao longo das semanas e observações, aproveite para fazer perguntas do tipo:
- Estão ocorrendo mudanças?
- Quais características mudaram neste papel do primeiro grupo?
- Que tipo de transformação ele sofreu? Por que o papel do segundo grupo não sofreu nenhum tipo de transformação?
- Quem foi o agente transformador no primeiro caso?
Para ter acesso à tabela de atividade, acesse os materiais complementares.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Para a sistematização da atividade, releia todas as observações feitas na tabela durante o período de observação do experimento, e construa com seus alunos um cartaz com a conclusão final da atividade. Volte na pergunta disparadora e peça para que respondam com base em tudo que observaram. É importante que entendam e concluam que alguns materiais quando expostos à luz do Sol podem sofrer transformações relacionadas à sua cor, pois a cor é uma substância material que, conforme a sua natureza, absorve e reflete os raios luminosos da luz que se difunde sobre ela. Quando estão expostas a um longo período acabam se desbotando, pois acontece um fenômeno chamado FOTODEGRADAÇÃO, ainda não compreendido plenamente pela ciência, mas que está ligado diretamente a recepção da luminosidade nos materiais. Mais uma sugestão de leitura:
https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/por-que-as-coisas-desbotam-ao-sol/
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Finalize a aula, explicando que o papel colorido ao ser exposto à luz solar, sofre transformação em relação à cor. Não foram notadas transformações em sua textura, forma ou cheiro. Esse tipo de transformação ocorre devido à ação de luz e calor.