Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
- Vídeos partilhados: Flipgrid.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com toda a turma através do Zoom ou Hangouts, ou crie uma apresentação de slides com a história disponível na contextualização do plano e partilhe.
Leia a história com as crianças e, em seguida, a “questão disparadora”, de modo a deixá-las bem curiosas. Explique aos alunos que eles deverão apresentar a resolução do desafio através de uma plataforma de compartilhamento de vídeos (Flipgrid).
Mão na massa
Separe previamente a turma em grupos e siga as orientações do slide 5 para a etapa “mão na massa”.
Adapte a forma de apresentação, utilizando a plataforma de vídeos sugerida. Peça para que os integrantes de um grupo façam postagens comentando os vídeos uns dos outros. Exemplo: o aluno X faz uma postagem, o aluno Y, do mesmo grupo, envia o vídeo como resposta ao X. Dessa forma, o grupo terá uma sequência de vídeos em um mesmo espaço.
Envie feedbacks para as crianças através da própria plataforma. Quando os trabalhos estiverem concluídos, incentive que os alunos assistam as produções de todos (faça uma chamada de atenção via e-mail, Whatsapp ou Google Classroom), e agende uma nova videochamada.
Sistematização
No encontro virtual, incentive as crianças a compartilharem as descobertas e impressões sobre as apresentações. Faça comentários sobre cada produção durante a videoconferência e esclareça possíveis dúvidas.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliá-las na comunicação com os integrantes do grupo e na postagem dos vídeos na plataforma Flipgrid.