Atividade para impressão - Sistematização - Misturas na cozinha
Plano de Aula
Plano de aula: Misturas na cozinha
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas foram iniciadas em aulas anteriores. Esta é a décima e última aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site:
- Mistura e solubilidade, disponível em:
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/39958/6/qui_m4d8_tm02_box2.pdf - Acesso em 3 de agosto de 2018.
Materiais necessários para a aula: Nessa aula iremos fazer uma receita de gelatina colorida. Os ingredientes para 16 porções são: 4 caixas de gelatina (sabores a gosto), água filtrada, 1 lata de leite condensado e 1 lata de creme de leite. Recipientes para efetuar as misturas, garrafa térmica com água morna, copos medidores, colheres e recipientes para colocar a gelatina para gelar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão elaborar uma deliciosa receita de gelatina colorida e colocar em prática o que já sabem sobre misturas e solubilidade.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, questione os alunos:
- Alguém já comeu gelatina?
- Qual é a aparência dela?
- Como é a sua textura?
- Alguém sabe de onde vem a gelatina e como é preparada?
Projete o texto. Se não for possível, você pode imprimir o texto para distribuir pela turma; faça a leitura compartilhada do texto explicando cada termo que não compreenderem como colágeno, versátil, emulsificador. Pergunte para os alunos:
- Descobriram de onde vem a gelatina?
- A gelatina é de origem animal ou vegetal?
- Como é o processo que ela é feita?
- A gelatina é utilizada somente como gelatina ou é usada em outros produtos? Quais?
- Alguém já fez gelatina em casa?
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão fazer a receita de uma gelatina deliciosa.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como a gelatina irá reagir ao ser misturada com os materiais citados. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em um grande grupo. Essa atividade necessitará de uma espaço onde haja uma geladeira e, de preferência, uma bancada grande onde os alunos possam se colocar ao redor dela. Pode ser, por exemplo, a cozinha ou o refeitório da escola. Explique a receita usando o slide projetado ou imprima receita para que todos possam acompanhar o passo-a-passo. Caso você não tenha impressora, pode escrever a receita no quadro.
Coloque os ingredientes para a receita na bancada em comum e separe a turma em 4 grupos. Entregue uma caixinha de gelatina para cada grupo e peça que leiam as instruções de preparo da caixa.
Questione:
- Por que será que na caixa é recomendado que a gelatina seja dissolvida em água quente?
- Se misturarmos a gelatina em água fria ela será dissolvida?
Peça que o grupo 1 dissolva o pó de uma caixa de gelatina em 250 ml de água morna e depois colocar mais 250 ml de água fria. O grupo 2 deve dissolver o pó de uma caixa de gelatina em 250 ml de água fria e depois colocar mais 250 ml de água morna. O grupo 3 deve dissolver o pó de uma caixa de gelatina em 150 ml de água fria e depois colocar 1 lata de leite condensado e o grupo deve dissolver o pó de uma caixa de gelatina em 150 ml de água morna e depois colocar 1 lata de creme de leite. Os grupos devem observar as atividades dos outros grupos. Se for fazer mais de uma receita, os grupos podem tentar de duas formas: com água fria primeiro e com água morna primeiro. Os grupos devem anotar suas observações nos cadernos ou em uma ficha. O tempo dessa etapa dura em torno de 20 minutos, mais o tempo da gelatina endurecer.
Materiais necessários: Os ingredientes para 16 porções são: 4 caixas de gelatina (sabores a gosto), água filtrada, 1 lata de leite condensado e 1 lata de creme de leite. Recipientes para efetuar as misturas, garrafa térmica com água morna, copos medidores, colheres e recipientes para colocar a gelatina para gelar. Dependendo do número de alunos da turma, essa receita deverá ser dobrada.
Mão na massa
Orientações: Peça que os grupos compartilhem suas anotações uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que as duplas não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.
Sistematização
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, a água morna consegue dissolver a gelatina com mais rapidez, mas que a água fria também pode ser utilizada, a gelatina irá se dissolver de qualquer forma, somente irá demorar um pouquinho mais e pode formar grumos se não for bem mexida e pode talhar se não for bem misturada com o creme de leite e com o leite condensado, principalmente se a água estiver quente.
Retome o contexto, a questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e as anotações realizadas pelos alunos e destaque o que eles aprenderam na aula. Se as aulas anteriores sobre solubilidade foram utilizadas, retome esses conceitos com a turma, principalmente a forma como a temperatura do solvente influencia na solubilidade. Espera-se que tenham entendido que a gelatina se dissolve por causa das propriedades do colágeno, substância principal presente na gelatina. Por fim, sugira que os alunos testem outras receitas utilizando a gelatina e compartilhem os resultados com a turma.
Algumas sugestões de receitas:
- Balas de gelatina - disponível em: https://pt.petitchef.com/receitas/sobremesa/balas-de-gelatina-gomas-ovos-fritos-fid-1570578 - acessado em 5 de agosto de 2018.
- Brigadeiro de gelatina - disponível em: https://pt.petitchef.com/receitas/sobremesa/brigadeiro-de-gelatina-fid-1506278 - acessado em 5 de agosto de 2018.
- Torta de pudim e gelatina - disponível em: https://pt.petitchef.com/receitas/sobremesa/torta-de-pudim-e-gelatina-fid-1508562 - acessado em 5 de agosto de 2018.
- Mousse de frango super colorido - disponível em: https://cybercook.uol.com.br/mousse-de-frango-super-colorido-r-4-113063.html - acessado em 5 de agosto de 2018.
- Rocambole salgado de gelatina - disponível em: https://www.oquecomerhoje.net/2013/01/rocambole-salgado-de-gelatina-maionese-enformada.html - acessado em 5 de agosto de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos: Google Apresentações ou Docs.
- Para interação online: Mentimeter.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula para a turma, por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Envie, previamente, o texto por e-mail, para que os alunos venham preparados para a discussão. Ainda assim, projete-o em tela para garantir o debate.
Caso queira enriquecer a aula, mostre a gelatina em pó pronta, para que os alunos se sintam mais instigados a participar.
Em seguida, leia a “questão disparadora” e dê um tempo para que eles partilhem as ideias.
Mão na massa
Em videochamada, explique aos alunos que eles farão uma atividade “mão na massa” deliciosa. Adapte o slide 5 e transforme-o em receita individual.
Faça um convite às famílias para executarem a sobremesa com as crianças.
Oriente os alunos passo a passo no que precisam perceber. Veja as orientações no slide 5. Envie essas orientações para as famílias juntamente com a receita, via e-mail, Classroom ou Whatsapp. Peça aos alunos que registrem as observações.
Marque uma data para partilha das experimentações.
Em videochamada, convide os alunos para partilharem as respostas por meio do Mentimeter. Nele, você poderá projetar as questões propostas no slide 6. Os alunos acessarão um código criado por você e as respostas serão automáticas.
Faça isso para todas as perguntas e intervenha caso a maioria das respostas fujam do convencional.
Sistematização
Retome as conclusões que os grupos chegaram e leia o slide 7 com o fechamento dos conceitos. Você pode partilhar mais receitas com o grupo.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa”, na realização da gelatina.
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar misturas e situações de solubilidade na culinária.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido